terça-feira, 5 de maio de 2015

Agricultores de Taquaritinga do Norte recebem mudas de palma forrageira, resistentes a praga da cochonilha do Carmim.

Foram distribuídas 50 mil raquetes de palma orelha de elefante variedade resistente a praga da cochonilha do Carmim no município de Taquaritinga do Norte das quais 25 mil foram colocadas na comunidade do algodão que serviu de base para atender as seguintes Associações: Associação dos Agricultores e Moradores do Algodão, Agricultores do Mulungu,Agricultores do Assentamento Maria Alice, Assentamento Fazenda Bom Nome, Associação dos Agricultores de Açude Velho e Associação dos Agricultores de Lagoa do Juca e Unidade Produtiva Asa Branca.


As outras 25 mil raquetes foram colocadas na comunidade do Sitio Bandeira e vai atender as seguintes Associações:Associação dos Produtores Rurais do Sitio Bandeira, Associação dos Agricultores de Pedra Preta, Associação dos Agricultores de Serra dos Bois, Associação dos Agricultores e Criadores do Sitio Monteiro,Associação dos Agropecuaristas de Capoeira da Roça (Assentamento Monteiro, Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte.






O Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA juntamente com a Secretaria de Agricultura e Pecuária e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, montaram uma estratégia para amenizar os prejuízos causados pela cochonilha no nosso município,onde o Técnico em Agropecuária e extencionista Evandro Bezerra da Silva solicitou 100 mil raquetes de palma orelha de elefanta ao IPA, atendendo as reivindicações dos agricultores. A secretaria de Agricultura e Pecuária montou um mapa de distribuição identificando os locais para distribuição e mobiliza as associações para receber e distribuir as mudas de palma. As Associações identificam os agricultores que pretendem cultivar e introduzir a nova variedade de palma.

Ações como esta visam atender de forma transparente o maior numero de agricultores, onde todos participam de forma paritária dando opiniões e contribuições importantes para melhorar a qualidade de vida de todos.