sexta-feira, 27 de julho de 2012

CONSEMA se reúne hoje em Taquaritinga do Norte para debater o Plano Estadual de Resíduos Sólidos


Está acontecendo na manhã de hoje (27) no salão do Hotel Jorge Eduardo em Taquaritinga do Norte a 68ª edição da Reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema).

Na ocasião será debatido o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-PE), elaborado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria de Cidades, Promata, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem)

O mesmo será apresentado em sua versão final, após receber as contribuições da sociedade, enviadas durante e após as quatro audiências públicas realizadas ainda este mês nas cidades de Recife, Caruaru, Serra Talhada e Araripina.

Este Plano é necessário para que o Governo do Estado obedeça à determinação da Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e à Lei Estadual nº 14.236/2010.

A meta prevista pela determinação é acabar com os lixões no País até agosto de 2014. Para isso, até agosto deste ano todos os estados e municípios brasileiros deverão ter seus planos de gestão do lixo.