domingo, 8 de maio de 2011

Boa música une Olinda e Taquaritinga

O que anualmente une as pernambucanas cidades de Olinda, patrimônio cultural da humanidade, e Taquaritinga do Norte, uma das mais charmosas cidades de nosso estado? A resposta é bem simples: Cultura e uma boa música, ingredientes essenciais para animar as noites frias serranas, regadas a um bom aperitivo e delícias da gastronomia local, onde a hospitalidade do povo da Dália da Serra, pelo segundo ano consecutivo abre os braços para receber, grupos de seresteiros. Onde este ano quem esteve presente foi o grupo Serenata Luar de Olinda.

Isso tudo dentro das comemorações aos 124 anos de emancipação política de Taquaritinga, promovido Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

O evento aconteceu nesta madrugada (08) dia das mães, pelas ruas da Dália da Serra, que após uma girândola foi dada a partida para a Serenata e os amantes da boa música de Taquaritinga e turistas presentes percorreram as ladeiras da pacata Taquaritinga num grande cortejo onde o calor humano e belas melodias acompanhadas por violões, violinos,bandolins e um afinado grupo de vozes, espantaram o friozinho aconchegante que teimava em dar o ar da graça.

No percurso nas ladeirosas ruas, várias paradas aconteciam em casas de famílias que prepararam uma grande variedade de petiscos e bebidas para recepcionar os seresteiros que por sua vez, pediam para os donos da casa solicitarem uma música que fizesse parte da história da família, o que deixou um clima de nostalgia no ar.

Radiante com o sucesso do evento, o prefeito José Evilásio, era só alegria. ”As serenatas eram muito tradicionais em Taquaritinga em décadas passadas. Estamos promovendo o resgate cultural de uma de nossas mais belas manifestações e integrando as famílias de Taquaritinga independente de qualquer ideologia”, declarou.

A Serenata teve seu encerramento no coreto central com um grande baile, onde casais dançaram e curtiram musicas que fizeram histórias até o nascer do sol.

Devido ao sucesso da serenata, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte está analisando a possibilidade de estender esta celebração também para outras datas, inclusive nos Distritos de Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar.

Conheça um pouco mais da Serenata Luar de Olinda:

Em 10 de maio de 1987, a associação de moradores da Cidade Alta (SODECA), em Olinda, promoveu um plebiscito com o objetivo da comunidade local referendar a necessidade de um controle viário para aquele perímetro histórico e tombado, na intenção de livrá-lo do tráfego desordenado de veículos que transformavam as suas ruas num gigantesco e tumultuado estacionamento, em detrimento de suas frágeis estruturas antigas e, também, no que diz respeito à tranqüilidade dos seus moradores. Nascia, assim, a “Serenata de Olinda”- batizada de “Luar de Olinda” por conta da canção de mesmo nome que diz: “Luar de Olinda, Olinda... Olinda... Beijando a praia, beijando a praia... Parece um sonho, um sonho que desmaia... E à noite linda, fica mais linda...”-, e cujo projeto “Olinda em Serenata” passou a atrair e conduzir seus seguidores pelas seculares ruas e ladeiras da Cidade Alta. Com violinos, violões, banjos, flautas, além de outros instrumentos, o grupo já se apresentou em diversos festivais em Pernambuco e em outras cidades do Nordeste.