quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Curso de formação de pastagem e poço restaurado

Seis comunidades rurais receberam cursos de formação de pastagem durante o mês de setembro: Baraúna Furada, Grude, Jerimum, Bandeiras, Lagoa do Jucá e Jaburu. Esse foi mais um fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAPE), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Patronal de Vertentes. E no distrito de Gravatá do Ibiapina, um poço foi restaurado para assegurar a qualidade no fornecimento de água a esta localidade.
A vinda dos cursos foi em atendimento às solicitações dos agricultores. Eles aprenderam a formar pastagens através dos métodos de silagem (forragem verde conservada através de processo de fermentação anaeróbica e que é indicada para alimentação de bovinos, podendo substituir o pasto na época seca) e fenação (produção de forragem conservada mediante forte desidratação, a qual alimenta o gado com mais fartura e qualidade na época seca).
.
Estes cursos também motivaram a Secretaria de Agricultura a formar núcleos demonstrativos nas localidades participantes. Até o momento, foram construídos em torno de 15 silos, totalizando uma média de 200 toneladas de ração. Para que este trabalho fosse realizado, a SEAPE contou com a participação dos agricultores e com o IPA, que forneceu uma máquina ensiladeira.
.
Já no distrito de Gravatá do Ibiapina, o poço restaurado recebeu pintura, uma nova tubulação e instalação de uma bomba submersa. Além disso, foi realizado um teste de vazão, que apontou o fluido de dois mil litros de água por hora.