quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agricultores comemoram suas moradias e independência

Agricultores receberam chaves simbólicas, frutos de uma luta antiga
No dia 30 de setembro agricultores das comunidades do Monteiro, Riacho Doce e Fazenda Bom Nome festejaram a inauguração de seus assentamentos. Estiveram presentes a Secretaria de Agricultura, o superintendente do FUNTEP (Fundo de Terra do Estado de Pernambuco), José Estevão, o “Matena”, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaritinga, Joelma Vitorino, o técnico da COOPAGEL (Cooperativa dos profissionais em atividades gerais), Júlio Cézar, e representantes do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco). Na ocasião, foram entregues, simbolicamente, as chaves dos assentamentos, frutos de uma intensa luta travada há três anos pelos agricultores.
.
Para Mantena, o importante é a união dos Governos Federal, Estadual e Municipal para desenvolver o homem do campo. ”Precisamos viver bem com parcerias que venham alavancar o desenvolvimento, uma vez que com o incentivo dos governos, o homem do campo poderá ter uma terra produtiva, adquirindo sua independência”, destacou. Ao todo, nos dois assentamentos, foram beneficiadas 28 famílias e investidos mais de R$ 500 mil. Valor distribuído entre as aquisições dos terrenos, construções das casas e infraestruturas produtivas. Tais investimentos serão dividido entre os agricultores e o Governo Federal. A parte do homem do campo será rateada entre os moradores dos assentamentos, e daqui a dois anos divididas em partes iguais para pagamento. Destacando que os agricultores que pagarem suas parcelas em dia ainda terão um desconto de cerca de 40%, sendo assim mais um benefício oferecido ao trabalhador rural.
.
Segundo Rosilda Amara, moradora do assentamento Monteiro-Riacho Doce, esta iniciativa do Governo só veio beneficiar o trabalhador rural. ”Sofri muito até conseguir minha casa, mas, graças a Deus e aos governos unidos, pude ter meu sonho realizado”. A agricultora também ressaltou as dificuldades para a instalação do assentamento: “Outras pessoas que não eram do nosso município tentaram se instalar aqui, mas com a ajuda do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Cézar e de todos os moradores, que unidos não negaram forças para conseguir, vencemos e estamos aqui independentes, comemorando e vivendo dignamente em nossas terras produtivas”, completou.