quinta-feira, 18 de junho de 2009

A verdade sobre os terrenos invadidos em Taquaritinga do Norte

Ontem, a Dália da Serra e região foram abaladas pela execução da ordem de reintegração de posse concedida à Prefeitura Municipal pelo juiz da comarca de Taquaritinga do Norte, Dr. Roberto Jordão de Vasconcelos. Ordem esta que determinou a reitengração imediata da posse dos terrenos públicos localizados na Beira Rio e bairro Zamba, com a saída dos invasores, prevendo, ainda, que os terrenos fossem devolvidos no estado em que se encontravam. Tais famílias desocuparam as casas, porém a demolição dos imóveis ainda não aconteceu porque o prefeito está esperando as pessoas aproveitarem os materiais de construção empregados nas obras. E com o intuito de encontrar meios para amenizar a situação, o Governo Municipal marcou uma reunião a ser realizada na manhã de hoje (17), porém apenas uma das pessoas envolvidas na invasão apareceu. Diante desses fatos, muitos comentários distorcidos estão surgindo. Por isso, vamos agora mostrar a verdadeira versão da história.
Essa problemática vem desde outubro do ano passado, mas precisamente logo após as últimas eleições municipais, quando as 94 pessoas invadiram a área pertencente ao município. Acionado por populares sobre tal irregularidade que fere o princípio da igualdade, o Ministério Público recomendou ao então prefeito Jânio Arruda da Silva que notificasse essas famílias, alertando-as de sua real situação. Diante disso, no dia 1º de dezembro de 2008, o então gestor notificou todos os invasores a evacuarem os terrenos públicos num prazo máximo de 30 dias, ou seja, até o dia 1º de janeiro de 2009 a área deveria voltar ao município.( veja foto )
Preocupado em resolver tal situação e, também, com o destino das famílias em questão, o prefeito José Evilásio realizou uma reunião no dia 05 de janeiro deste ano, no auditório da Prefeitura Municipal. Estiveram presentes o delegado da Polícia Civil, Dr. Gilderley Alves, a Assessoria Jurídica Municipal, secretários municipais e mais de 50 pessoas envolvidas na invasão. Na oportunidade, elas foram avisadas que não construíssem na área pública sem a devida autorização legal. Porém, tais invasores, amparados na impunidade impregnada nas atitudes de alguns políticos, simplesmente ignoraram os fatos. O que resultou na reintegração totalmente amparada na lei.
É importante destacar que, caso o prefeito Evilásio não acatasse a decisão da Justiça, iria responder por improbidade administrativa. E que o projeto da Prefeitura Municipal é destinar a área em questão a construções que irão beneficiar a população do bairro Zamba e localidades vizinhas. A exemplo de área de lazer, escola e posto de saúde. Isso mostra que Taquaritinga começa a tomar um novo rumo, com um gestor preocupado em atender às necessidades da população de maneira geral.