sexta-feira, 5 de junho de 2009

I Semana do Meio Ambiente


Prefeito abre dia festivo e alunos realizam apresentações culturais

Palestras, gincanas, apresentações culturais, forró pé-de-serra e muita conscientização sobre a preservação do meio ambiente. É com essa programação e com o objetivo máximo de garantir uma natureza saudável que durante todo o dia de hoje está acontecendo na quadra do Caic ,a I Semana do Meio Ambiente. Evento organizado pela bem sucedida parceria entre a Diretoria Municipal do Meio Ambiente e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

A abertura aconteceu na manhã de hoje e teve as presenças do prefeito Evilásio Araújo, da diretora de Meio Ambiente, Jaymere Arruda, dos coordenadores do IPA Taquaritinga e Brejo da Madre de Deus, Evandro Bezerra e Henágio Silva, dos secretários de Educação e de Obras, Ilka Paloma e Gilson Carlos, do gerente do Banco do Nordeste, Marcelo Batista, do vereador Rolando Veiga e do professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Tirso Ortega.

Com o público formado pelo alunado da Escola Francisca Moura Pereira da Silva, o prefeito foi quem abriu o evento. “É importante que todos cuidem bem do seu habitat”, orientou Evilásio. A diretora de Meio Ambiente usou de sua humildade para buscar apoio da comunidade. “Precisamos da ajuda de todos nessa luta a favor do meio ambiente. A conscientização começa em cada um de nós”, disse Jaymere. Já o coordenador do IPA-Taquaritinga destacou que o segredo está em pequenos atos. “Temos que buscar fazer a diferença nas simples coisas do nosso cotidiano”, observou.

Alunos do Caic e o grupo de dança Raízes fizeram apresentações artísticas ligadas ao tema. Os presentes puderam conferir a “Dança do Café”, o teatro mudo “Salve o nosso meio ambiente” e músicas ao som de flautas. Durante o evento está acontecendo exposições do café orgânico de Taquaritinga e de cerca de 600 mudas de plantas frutíferas e ornamentais, vindas da Secretaria de Agricultura de Brejo da Madre de Deus. Ainda na tarde de hoje acontecerá uma gincana. E à noite haverá palestras, encerrando o evento com forró pé-de-serra.