quarta-feira, 20 de maio de 2009

12º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

“... garantir o direito de aprender e de cada um em sua plenitude, isto é, reunir bons conteúdos escolares a uma formação cidadã”. (Trecho retirado da Agenda dos Cem Dias – Orientação aos Dirigentes Municipais de Educação/ 2009).
O tema do 12º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação não foi este. Mas foi com tal pensamento que a secretária de Educação, Ilka Paloma, voltou para Taquaritinga do Norte, após passar a temporada de 04 a 07 de maio, em Curitiba-PR, no encontro que abordou o tema “Desafios da Educação Municipal e Direito de Aprender”.
Durante uma jornada de 32 horas de trabalho, cerca de 2500 educadores de todo o país discutiram maneiras dos municípios desenvolveram seus projetos político-pedagógicos, oferecendo a todos uma educação de qualidade. Além do ministro da Educação, Fernando Haddad, estiveram presentes no evento grandes nomes da educação brasileira, como o professor e doutor em educação, Mário Sérgio Cortela e Rubem Alves, que é escritor de diversos livros infantis, crônicas e filosofia da cultura e educação.
O Fórum contou com vários estandes de empresas e instituições, e um da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que foi montado especialmente para dar apoio e viabilizar projetos para os municípios participantes do evento. Durante o encontro foram distribuídos cd’s e kit ‘s pedagógicos para estruturação da rede de ensino, livros de gestão de conhecimento e a nível organizacional, além de revistas de gestão em rede.