quinta-feira, 14 de maio de 2009

Caravana Cultural - Educação leva cultura às escolas

Seis escolas públicas receberam uma visita muito especial de 04 a 07 de maio. Foi a Caravana Cultural, que em comemoração aos 122 anos de emancipação política de Taquaritinga do Norte, levou a essas instituições de ensino apresentações de grupos de dança, teatro, capoeira, repentes, poesias e músicas.
Promovido pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi levado às escolas Francisca Moura Pereira da Silva (Caic), Pedro de Lira Borges (Vila do Socorro), Padre Ibiapina (Gravatá do Ibiapina), Chefe Leandro (Jerimum), Padre José de Anchieta (Mateus Vieira) e Gilzenete Guerra (Pão de Açúcar). Em todo lugar que passou, a Caravana Cultural fez o maior sucesso entre os professores e alunos que a prestigiaram. A última instituição de ensino a receber o projeto foi a Gilzenete Guerra.
Na noite da quinta-feira (07), uma multidão de alunos se aglomerou no pátio dessa escola para conferir as apresentações artísticas. A abertura da noite se deu com o Hino de Taquaritinga que, pela primeira vez na história do município, foi gravado (o trabalho foi fruto do projeto “Taquaritinga, nosso município” e foi gravado por um grupo de professoras). O Grupo Raízes dançou o coco e uma ciranda. Os grupos Capoeira Brasil (Taquaritinga) e Legião Brasileira (Pão de Açúcar) arrancaram as atenções com o gingado dos seus componentes formados por adultos e crianças. E a Sociedade Teatral de Taquaritinga do Norte fez a platéia dar boas risadas com duas peças teatrais. “Adorei esta noite. Foi muito bom conhecer um pouco mais dos trabalhos dos artistas da terra e, ao mesmo tempo, me divertir com suas apresentações”, disse Jardielza Maria José de Lima, aluna do 3º ano.
Segundo a coordenadora da caravana, a professora Oselita Farias, o sucesso do projeto já despertou na equipe o interesse de promovê-lo anualmente. “Pretendemos ficar realizando a Caravana Cultural na semana que precede a data de emancipação política de Taquaritinga. Esse projeto foi muito importante porque levou uma boa dose de cultura para as escolas do nosso município”, revelou a coordenadora do projeto, Oselita Farias.