segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mais ações da Educação Municipal




A semana que antecedeu o aniversário de emancipação política de Taquaritinga foi de muita movimentação para a Educação Municipal. Paralelo à Caravana Cultural, a Secretaria levou até 9 escolas municipais uma equipe de bombeiros para dar palestras sobre primeiros socorros. E no sábado (09), o dia foi de exposições no altar da pátria (Praça Antônio Pereira), onde escolas públicas e particulares apresentaram particularidades sobre Taquaritinga, e o corpo de bombeiros expôs os seus materiais de trabalho.
Atendendo ao convite da Secretaria de Educação, seis profissionais do 2° Grupamento de Bombeiros de Caruaru passaram nas escolas orientando as pessoas sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros e acidentes domésticos. “A iniciativa foi muito boa, fomos bem recebidos nas escolas e vimos o interesse de todos em aprender. E isso é importante porque sabemos que as crianças passam esses ensinamentos para os pais em casa”, disse o Capitão Gusmão.
Já a exposição foi fruto do projeto “Taquaritinga, nosso município”. Seis escolas municipais, estaduais e particulares apresentaram a cidade e suas particularidades em relação à economia, artesanato, turismo, festas, artistas e benfeitores. “Com essa exposição conseguimos mostrar para as pessoas o que estava escondido em Taquaritinga. Nossa escola expôs o artesanato, e eu achei muito interessante descobrir que os presos daqui confeccionam cofres de madeira”, revelou Brígida Tereza, 13 anos, aluna da 7ª séria de Escola Monteiro Lobato. “Esse trabalho motivou muito os alunos, pois eles conheceram uma ‘nova’ Taquaritinga. Foi difícil selecionar os que viriam trabalhar nessa exposição porque todos queriam estar aqui”, observou Amanda Cristina Lourenço, professora da Escola Pedro de Lira Borges (Vila do Socorro).
Durante todo o dia, a exposição atraiu os olhares de dezenas de pessoas, que saíram encantadas com o que viram. “Estou satisfeito com tudo isso, vemos os trabalhos das secretarias já dando frutos, sobretudo a nossa Educação, que é a base de tudo”, afirmou o prefeito Evilásio Araújo.



Fotos menores: professora Amanda Cristina Lourenço