segunda-feira, 16 de março de 2020

Taquaritinga do Norte realizou consulta pública para criação de Unidade de Conservação Ambiental

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Diretoria de Meio Ambiente e Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) realizou na última quinta-feira (12/03), uma consulta pública para apresentação dos estudos ambientais realizados para criação de uma área de proteção ambiental e corredores ecológicos.

Além do prefeito do município, Ivanildo Lero, a Diretora de Meio Ambiente Aline Cursino e órgãos ambientais do estado como Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), UFPE, ambientalistas e população participaram da consulta. Na oportunidade a população tirou as dúvidas sobre o projeto e observou a apresentação do processo de criação da Unidade de Conservação. 

A Diretora de Meio Ambiente da Capital do Café, falou sobre a importância do evento para o município. “Aconteceu uma consulta pública, onde a população trouxe suas propostas e suas ideias e vieram de mente aberta para buscar entender a importância de uma Unidade de Conservação em nosso município. Fomos contemplados como área prioritária para ter essa unidade. Isso é fruto do nosso trabalho, e do esforço e trabalho de nosso prefeito que desde 2017 iniciamos os trabalhos para ter essa Unidade de Conservação, e agora fomos contemplados. Houve várias oficinas, vários seminários e agora foi a vez de ouvir o povo. É importante falar que com essa Unidade seremos uma área prioritária para o estado e a união. Vamos recuperar nascentes de rios e áreas degradadas, nos próximos dias vai haver uma audiência pública e convido a todos para participar. Temos certeza que o município só tem a ganhar, ao preservar o seu ambiente natural", disse Aline.

O Prefeito do município também falou sobre a consulta popular. "Desde o início de nossa gestão que temos feito grandes investimentos com relação ao meio ambiente, recuperamos áreas degradadas, fechamos o lixão, criamos uma brigada para combater incêndios florestais, investimos em educação ambiental e junto com nossa diretora de meio ambiente vamos criar essa Unidade de Conservação Ambiental, que vai trazer muitos benefícios para Taquaritinga. E é muito importante a participação popular em todo esse processo", falou o prefeito. Em breve, a prefeitura estará recebendo o estudo junto com o decreto para a criação da unidade.