quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Taquaritinga e COMPESA vão realizar parceria para reflorestamento



A prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da diretoria de meio ambiente, e a Companhia de Pernambucana de Saneamento - COMPESA - vão realizar uma parceria para reflorestar uma área de 11 hectares.

A parceria de compensação vegetal, vai ser recuperada e monitorada pela diretoria de meio ambiente de Taquaritinga do Norte, além de virar uma APP (Área de Proteção Permanente).  Serão plantios das espécies de Mata Atlântica em áreas públicas, com irrigação, cercamento da área, engenheiros florestais e equipe para monitoramento da área. A vegetação que será plantada ajuda na “alimentação” do aquífero e lençol freático, que estão bem defasados devido à seca que assola o município a sete anos.  As áreas estão sendo estudadas mas uma dela será as margens da barragem de queimadas.

Em 2017 várias ações foram realizadas pela diretoria de meio ambiente do município para combate ao desmatamento e combate aos incêndios, inclusive com plantação de mudas com ajuda dos escoteiros na semana de ação ambiental  que teve ações como  palestras, oficinas e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Segundo a diretora de  Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte, Aline Cursino, a prefeitura se compromete em apoiar ações necessárias à requalificação, e esta construindo o primeiro viveiro de mudas do município. Em contrapartida, a COMPESA fará a doação de mudas para o projeto de reflorestamento de Taquaritinga do Norte, reposição da Mata Ciliar e de Áreas de Preservação Permanente.

“A recomposição florestal faz parte do compromisso da prefeitura de Taquaritinga do Norte e Compesa. O projeto esta sendo planejado e em breve será executado, só assim estaremos resguardando o equilíbrio e a sustentabilidade ambiental de Taquaritinga do Norte que mesmo com a seca e devastação consegue atender a demanda da região por água potável”, pontuou Aline.