segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Outubro Rosa em Taquaritinga do Norte: Secretaria de Saúde promove conjunto de Ações no município para intensificação sobre os cuidados preventivos para a saúde da mulher

O município de Taquaritinga do Norte iniciou na quarta-feira (18), um conjunto de Ações para intensificação sobre os cuidados preventivos, no que se refere a saúde da mulher por ocasião da Campanha do Outubro Rosa.


O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Por iniciativa da Secretaria de Saúde do Município e Coordenadoria de Saúde da Mulher, Taquaritinga do Norte promoverá um conjunto de ações, tendo uma organização estratégica no sentido de alcançar o maior número possível de pessoas no município, com o objetivo de reforçar as ações de prevenção ao câncer de mama e sendo oportuno, também do câncer de colo de útero.

Os eixos da campanha são:
  • Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
  • Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
  • Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento, os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.
Equipes das UBS's do município, com o apoio do NASF e participação da Coordenadoria da Mulher, estarão realizando ações como Exame Clínico das Mamas e atividades Educativas com o tema “Prevenção do Câncer de Mama.”

Será realizada vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e ginástica laboral.  Haverá distribuição de material gráfico com informações sobre o câncer de mama e DST’s e serão realizadas visitas em domicílio.


Estão envolvidos nas Ações: Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Cirurgião Dentista, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Nutricionista, Educador Físico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Assistente Social e voluntários. 


De acordo com o planejamento, serão realizadas ações nas seguintes localidades:

18-10 – Ação em Placas
19-10 – Ação em Mateus Vieira
24/10 - UBS Vila do Socorro
25/10 - UBS Gravatá do Ibiapina
26/10 - UBS Jerimum
27/10 - UBS CAIC e UBS Ana Luíza
28/10 UBS Elias Tavares e UBS Badoque (em Pão de Açúcar)


Nos dias 24 e 28-10 as ações serão nas próprias Unidades de Saúde da Família, com as atividades de Educação em Saúde e realização dos exames citológicos.







Equipe de profissionais UBS CAIC com o apoio do NASF na comunidade das Placas
Equipe de profissionais UBS Vila do Socorro com o apoio do NASF na comunidade de Mateus Vieira

ASCOM/PMTN
CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA