terça-feira, 29 de março de 2016

XV CAVALGADA ECOLÓGICA DE TAQUARITINGA DO NORTE

Breve histórico das cavalgadas


Por volta de 1810 nos Estados do Ceará e Pernambuco, mais
precisamente em Pernambuco os fazendeiros faziam reunião de vaqueiros, para irem de uma fazenda a outra para fazerem a distribuição do gado, pois na época não existia o arame farpado para confecção das cercas, o gado era criado em campo aberto, onde se misturavam com o gado dos vizinhos, então os fazendeiros se reunião para fazerem a apartação, ou seja, a divisão das suas criações, e dessa apartação surgiu a cavalgada, que eram os vaqueiros que iam de casa em casa levando as boiadas.

Então fizeram do dever um lazer, mesmo depois do surgimento das cercas, os vaqueiros continuaram a se reunirem e saírem de bando, a visitarem as residências dos vizinhos, para em cada casa no trajeto encontrada entoar suas toadas, seus repentes, soltar seus aboios, tradição nordestina que vem rompendo o tempo, e tornou-se mais um esporte da cultura Nordestina, reunindo centenas de vaqueiros que saem em bando cantando suas toadas, e se reunindo nos chamados, pontos de apoio.


Em Taquaritinga há 15 anos, os cavaleiros se reúnem para contemplar as belezas naturais da cidade das dálias e confraternizar com os amigos, desfrutando de um bom passeio a cavalo. 

Este ano o evento será realizado por um grupo de cavaleiros independentes e amantes do cavalo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, objetivando não deixar que a cultura de nossa cidade seja esquecida, e resgatar tradições, trazendo as pessoas de toda região, fortalecendo o potencial que o turismo rural pode oferecer.


 

A grandiosa cavalgada ecológica de Taquaritinga do Norte acontecerá no dia 3 de abril de 2016, com início previsto para as 7:00h da manhã no campo do Juca, onde será realizado um delicioso café da manhã regional e animado com cantores e aboiadores da nossa terra. As 10:00h da manhã os cavaleiros e amazonas saem em desfile pelas principais ruas da cidade, com destino a igreja matriz de Santo Amaro, para receber a benção do Pe. Ivemar, seguindo pelas ruas da cidade os cavaleiros poderão apreciar as belas praças e arquitetura dos casarios do século XIX. 

Seguindo o percurso pelo bairro da Brasilia a comitiva passará por trilhas do sitio Lagoa Dantas em sentido ao sitio São Miguel, por onde subirá por um caminho para contemplar uma bela vista do alto da serra. Seguindo pela localidade Silva de baixo, sentido a Serra do Sitio, onde na propriedade do amigo Zé Almeida acontecerá o primeiro bate cela, onde terá um  breve descanço oferecido aos animais e um forrozinho aos cavaleiros. 

A cavalgada segue sentido sitio Lagoa de Farias por onde irão contemplar as belezas daquela região, chegando no sitio São Bento, onde, na Fazenda Dr. Aldenir Fagundes, será servido um saboroso almoço típico a todos os participantes e uma animada festa ao som do popstar Bardigão onde animará junto com os aboiadores o almoço. As 16h30 partida dos cavaleiros e amazonas com destino a entrada da cidade para todos recepcionar a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, com desfile pelas principais ruas da cidade até a igreja. Encerrando ao mega show de Bardigão e Banda e Joaozinho Aboiador no campo do Jucá.

Lembrando que os kits estarão à venda nos principais pontos da cidade, ao preço de R$ 25,00 com direito a camisa, boné, café da manhã e almoço, haverá sorteios de brindes. O evento contará com carro de apoio, policia militar, segurança privada, ambulância, além do acompanhamento do médico veterinário Dr. Renan Fagundes.

ATRAÇÕES CONFIRMADAS : JOÃOZINHO ABOIADOR E BARDIGÃO