quinta-feira, 10 de março de 2016

E o combate ao mosquito Aedes Aegypti não para em Taquaritinga do Norte


A Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte não para de realizar ações de extermínio ao mosquito Aedes Aegypti transmissor dos vírus zika, dengue e chikungunya. Visitas domiciliares, palestras, orientações através dos agentes comunitários de saúde e endemias bem como, distribuição de peixes da espécie Guppy, também conhecido como barrigudinho, são algumas das medias realizadas em todo o município.
A distribuição dos peixes é feita na sede da Secretaria, localizada na rodovia PE 130 Km 8 ao lado do Hospital Geral Severino Pereira da Silva, de segunda a sexta – feira das 7h às 13h. Durante a manhã de hoje (10), os peixes foram distribuídos no Posto de Saúde da comunidade do Jerimum em uma ação junto com a Secretaria de Ação Social.
Na entrega dos peixes integrantes da SECSAU fazem toda orientação de como cuidar e utilizar nas residências e cisternas para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, já que o mesmo se alimenta de larvas.
Mesmo com todas as ações da SECSAU, não podemos esquecer que o melhor veneno contra o mosquito é a prevenção. Por isso, tampe as caixas d' águas; remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; não deixe a água da chuva acumulada na laje; lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; mantenha bem tampados tonéis e barris d' água; encham de areia até a borda os pratinhos de plantas; troque a água e lave com escova e sabão semanalmente, vasos de plantas aquáticas e aquários; guarde garrafas sempre de cabeça para baixo; entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva; coloque o lixo em sacolas plásticas e mantenha a lixeira bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios.