terça-feira, 8 de março de 2016

GOVERNO MUNICIPAL APOIA O MOVIMENTO: “TAQUARITINGA NECESSITA DE PAZ"


Considerando o aumento dos índices da criminalidade no município, onde no último dia 06 de março vitimou o popular moto-táxi Magno Moura, tendo a violência como autora responsável por ceifar a vida do jovem trabalhador, resultou na promoção de um sentimento demasiado de pesar, tristeza, insegurança e impunidade em todos os norte-taquaritinguenses.

A população em geral promoveu uma manifestação na manhã dessa terça feira, dia 08 de março, cujo objetivo é chamar atenção das autoridades constituídas, principalmente o Governo do Estado de Pernambuco. Os participantes se concentraram na Praça Central, em seguida subiram para o Prédio da Prefeitura, onde reivindicaram soluções a nível municipal, e o Secretário de Articulação Política, Sr. José Jurandir Coelho representou o Prefeito José Evilásio, afirmando as providências que estão sendo tomadas:


“O Governo Municipal é solidário a Manifestação Popular, e estamos para somar com o Povo! O Prefeito Evilásio recebeu na tarde de 07 de março a Associação dos Comerciantes e ficou definido que a Prefeitura irá conveniar com a associação objetivando repassar um valor para aquisição de uma motocicleta para apoio da Polícia Militar. Também ficou definido uma segunda reunião com os mesmos, próxima quinta feira dia 10 de março, onde será discutido com maiores detalhes ações que visem contribuir para aprimoramento da segurança pública. E no tocante a Iluminação Pública o Prefeito Evilásio publicou na tarde de ontem, o edital de licitação para contratação de empresa especializada para gestão integral do parque de iluminação pública e de serviços de manutenção da rede de iluminação pública nas praças, logradouros e demais espaços públicos dos municípios consorciados”



O tema “Segurança Pública” tem tratamento específico na Constituição Federal de 1988:

 Artigo 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: Polícia Federal, Rodoviária Federal, polícia ferroviária federal, Polícias civis, Polícias militares e Corpos de Bombeiros militares. 

Todavia o Governo Municipal de Taquaritinga do Norte, na pessoa do seu representante legal José Evilásio de Araújo, vem ao longo do seu mandato, dando apoio ao Comando da Polícia Militar, citamos principais ações:

ü        Quando solicitado, apoio com manutenção das viaturas;

 Aquisição de 2 (dois) aparelhos celulares para Polícia Militar, bem como distribuição de cartões da Polícia Amiga para a população.

Apoio e articulação junto ao Governo do Estado para implantação na época, do Posto de Sub-destacamento Policial no Distrito de Gravatá do Ibiapina.

 Apoio, articulação e solicitação junto ao Governo do Estado para implantação na época, do serviço de Patrulhamento Rural;

Apoio, articulação e solicitação junto a Polícia Militar para ronda ostensiva com apoio de motocicletas – Rocam;

Solicitações e reiterações Oficiais, junto ao Governo do Estado, com a representatividade de Prefeito do Município;

Solicitações e reiterações Oficiais junto ao Governo do Estado, com a representatividade de Presidente do CONIAPE - Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras;

Apoio e articulação com a manutenção da Delegacia de Polícia Civil;


O Governo Municipal tem compromisso com o POVO, e somos apoiadores da verdadeira Manifestação da Paz, da manifestação pacífica. Porém repudia toda e qualquer ação de politicagem, que venha desvirtuar a legitimidade do movimento.