sexta-feira, 12 de junho de 2015

Reunião no Centro Administrativo de Pão de Açucar, sobre o problema da criação de animais soltos.

Aconteceu nesta quinta-feira (11), às 20 horas, no Centro Administrativo de Pão de Açúcar, uma reunião convocada pelo Diretor Distrital Davi Cavalcante e o Vereador Gilson Carlos, líder do Governo, com a finalidade de implementar medidas para coibir a prática de criação de animais soltos no perímetro urbano de Pão de Açúcar. 

A Reunião contou com as participações do Dr. Marcelo procurador do município, Tenente-Coronel Reinaldo Mesquita comandante do 24º Batalhão da PM, José Pereira Coelho, Secretário de Obras, Ronaldo Veiga, Secretário de Saúde e Meio Ambiente, João Batista, Secretário de Articulação, representantes das Secretarias de Finanças, Administração e Agricultura, o veterinário Renan Fagundes, Élder representante da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO, a imprensa local e populares da comunidade.


O Vereador Gilson Carlos abriu a reunião explicando o motivo da mesma, qual seja, os currais no perímetro urbano e  animais soltos que destroem jardins, espalham lixo, sujam calçadas e causam acidentes, e fez um apelo, para que ninguém fugisse ao tema e fosse objetivos para se ter uma reunião proveitosa. O Dr. Marcelo foi taxativo ao afirmar que já existe legislação pertinente no município e que é só pôr em pratica começando as notificações e apreensões dos animais soltos; e apesar de não está com a legislação em mãos, se mostrou seguro e relatou uma experiência bem sucedida da qual participou ativamente na cidade de Santa Cruz.
 

 O veterinário Renan Fagundes, pontuou que o município ainda não dispõe de estrutura adequada para abrigar os animais recolhidos, e que são necessários uma série de cuidados nos procedimentos de manejo,  e seleção para acomodação, alimentação etc,  no que foi apoiado pelo Sr. Élder, representante da Adagro.
O Secretário Ronaldo mostrou que a Vigilância Sanitária já notificou proprietários e levou ao conhecimento do Ministério Público a desobediência deles e aguarda um posicionamento, Gilson Carlos falou que o município tem muitos locais onde poderia montar os currais com estrutura adequada  para recolher os animais apreendidos e o  Secretário João Batista disse que o problema é difícil mas tem solução e até citou um exemplo de uma cidade onde, segundo ele, nem cachorro circula na rua. 


O Tenente-Coronel Reinaldo Mesquita por sua vez, declarou que dará o apoio policial necessário para as ações legais que serão implementadas para a retirada dos currais e a apreensão dos animais criados soltos no perímetro urbano.



Várias pessoas se manifestaram, cada um a seu modo, contribuindo com seu ponto de vista para enriquecer o debate e encontrar a solução tão almejada e que trará benefícios  a população.

Ao final dessa reunião, ficou acordado que o primeiro passo será dado a partir de segunda feira(15), quando a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente  através da Vigilância Sanitária emitirá as notificações que serão entregues pelo pessoal do Centro Administrativo aos proprietários dos animais em condição irregular, dando um prazo de oito dias para a solução dos problemas, ao final desse prazo as providências cabíveis serão tomadas.