sexta-feira, 5 de junho de 2015

Gestor Municipal solicita instalação de "Dessalinizador para o assentamento do Monteiro"


Em viagem a capital pernambucana o Prefeito Evilásio Araújo solicitou junto ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e ao  Secretário Executivo de Recursos Hídricos, a instalação de um "Dessalinizador" no Assentamento do Monteiro, para assim garantir água de qualidade própria para o consumo da população daquele localidade.





Em localidades rurais, a perfuração de poços é uma das principais alternativas, para o abastecimento d'água. No entanto, grande parte do subsolo do Agreste Pernambucano é formado por rochas cristalinas, por isso, em muitos poços as águas são impróprias para o consumo humano, em virtude dos altos indices de sais dissolvidos. Assim, os sistemas de dessalinização tornam-se indispensáveis para garantir água de qualidade para o consumo humano.

Os dessalinizadores usados em Pernambuco utilizam uma tecnologia chamada Osmose Reversa, considerada a mais eficaz para tratar a água salobra e torná-la potável.

A osmose reversa utiliza membranas sintéticas semipermeáveis que permitem realizar uma espécie de filtragem. Bombas de alta pressão forçam a água salgada através de membranas. Com isso, é feita a separação entre a água concentrada de sais e a água potável. Após passar pelo dessalinizador a água se torna potável, ou seja, própria para o consumo humano.