terça-feira, 29 de julho de 2014

Profissionais da saúde de Taquaritinga do Norte recebem capacitação sobre a hepatite A


Aconteceu na manhã de hoje (29) na sede da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente da Dália da Serra uma capacitação sobre a hepatite A, com a participação de enfermeiros e técnicos da atenção primário do município.
A mesma foi realizada pela coordenadora da atenção básica do município, Katiane Dantas, que destacou a importância da vacinação e seu público alvo. “A vacina está sendo implantada em todo Brasil através do Ministério da Saúde, e ainda esta semana iremos disponibilizar em todas as nossas unidades. Ela é uma vacina de rotina e seu publico alvo são as crianças de 12 meses a menores de 2 anos (1 ano 11 meses e 29 dias) “,  destacou a coordenadora.
O horário de funcionamento dos postos de saúde é de 7h às 15h de segunda a sexta – feira.



Saiba mais:

A hepatite A é uma inflamação (irritação e inchaço) no fígado, causada pelo vírus da hepatite A. Os sintomas começam entre 2 e 6 semanas após a exposição ao vírus da hepatite A. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Os mais comuns são: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (também conhecida como icterícia).
A contaminação se dá ao: comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A (frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus da hepatite A), manter contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A, quando uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos.