Entre os dias 29 novembro a 08 de dezembro o Distrito de Gravatá do Ibiapina município de Taquaritinga do Norte estará festejando sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. Este ano com o Tema Central “Com Maria a exemplo de Ibiapina aprendamos a vivência da caridade”.
E a Prefeitura da Dália da Serra através das Secretarias de Turismo, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Econômico e Obras e urbanismo junto com a comunidade prepararam uma programação especial para comemorarem a tradicional festa.
Logo na terça feira (29) o Distrito já amanhecerá com a alvorada festiva da Banda Musical Padre Ibiapina dando inicio a tradicional festa.
Na sexta feira (02) a animação ficará por conta da banda católica kairós que promete fazer uma grandiosa apresentação em seguida o DJ Guguinha comandará a alegria até altas horas.
No sábado (03) a festa ficará por conta da Prata da casa Forró Taquara e do forrozeiro Jota Gomes.
Na quarta feira (07) a animação ficará por conta da banda Skema é massa e Forro 100% (Ernande Maga
Na quinta feira (08) grande dia da festa, logo pela manhã acontecerá o repique dos sinos e alvorada festiva. Às 9h missa solene e em seguida os batizados.
Ao cair da tarde todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição seguirão em procissão com a imagem da Santa pelas principais ruas do Distrito. Na chegada a igreja, será celebrada a Santa Eucaristia presidida pelo Padre Ivemar Pontes.
Encerrando as festividades grande show católico com Zé Vicente. Todas as noites acontecerão missas e novena em devoção a padroeira, bem como quermesse e bingos.
Conhecer Gravatá do Ibiapina é como voltar ao tempo. O segundo distrito da Dália da Serra possui casarios datados do final do século XIX e início do XX.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX, completa o cenário histórico. Em seu interior altares de madeira com detalhes dourados. O altar mor e a imagem da padroeira Nossa Senhora da Conceição são feitos em arte barroca. Sua fachada é composta por duas torres, o que deixa ainda mais bela a arquitetura.
Gravatá do Ibiapina anda de mãos dadas com a História. E essa combinação proporciona aos visitantes uma fascinante viagem ao passado.