Aconteceu na manhã de hoje (30) no Auditório Edivaldo Felix da Silva nas dependências da Prefeitura de Taquaritinga do Norte a primeira reunião com os comerciantes que negociam as margens da PE 130.
Tal iniciativa é para colocar em ação o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado no último dia 12 de julho na Câmara Municipal de Vereadores entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, o qual implanta a Lei 10.454/90, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas num raio de cem metros, a partir do epicentro das escolas públicas e privadas, durante as atividades escolares.
Estiveram presentes na ocasião, os comerciantes, o prefeito José Evilásio, a Secretária de Educação Ilka Paloma, o Secretário de Obras Damião Oliveira e o Coordenador Jurídico Miguel Lucas. Onde debateram os problemas existentes e explanaram o que pode ser feito no local a exemplo de uma praça de alimentação e um calçadão bem organizado para trazer áreas de lazer à população.
Tal lei embora exista há 21 anos, só agora ela está sendo posta em prática, por iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), como forma de combater o consumo e tráfico de crack e outras drogas, entre a juventude.
O próximo passo agora será um cadastro feito com todos os comerciantes do local e dentro de alguns dias serão marcadas outras reuniões junto com o Mistério Público para definirem o futuro das “barracas do trevo”.
“Vamos nos organizar para o progresso acontecer, buscando a melhor solução em conjunto e dentro da legalidade. Essa é a nossa é a nossa meta”, completou o Prefeito José Evilásio.
Taquaritinga do Norte foi o quarto município do interior de Pernambuco a colocar em pratica esta Lei, o que só vem constatar a preocupação do poder público em oferecer uma melhor qualidade de vida a todos os munícipes.