terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Taquaritinga: da sua história aos seus atrativos turísticos




Taquaritinga do Norte, que primitivamente fora uma taba de índios, começou a povoar-se em meados do século XVIII, nas terras pertencentes à Dona Maria Ferraz de Brito que dividira a sua propriedade em lotes, o que dera lugar ao desenvolvimento de povoações. Nesse mesmo tempo, em 1790, realizou-se no lugarejo uma missão de prédicas religiosas dirigidas pelo padre na congregação de S. Felipe Nery. Na mesma ocasião resolveram edificar uma igreja com invocação de Santo Amaro, obra que recebeu o apoio e a colaboração de todos os habitantes da localidade e vem até hoje mantendo a tradição.
Em 10 de maio de 1887, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade, e além do centro, é formada pelos distritos de Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar, e pelos povoados de Vila do Socorro, Jerimum, Algodão e Placas. Localizada no Agreste Setentrional, a Dália da Serra, como é conhecida, é uma pacata cidade pernambucana onde os moradores e turistas podem desfrutar de belas paisagens naturais, de um agradabilíssimo clima de montanha e de práticas esportivas como o Vôo Livre, Motocross, Enduro das Serras, Cavalgada, convivendo em perfeita harmonia com o meio ambiente.
A cidade tem uma temperatura média de 25ºC, chegando a 9ºC no inverno. Destaca-se como atividade econômica, a agricultura (café, frutas, verduras), agropecuária, confecções e o turismo. O café orgânico, que tem como um dos diferenciais seu gosto achocolatado, é o carro chefe na agricultura local. Há mais de 50 anos ele é exportado para outras regiões e até para o exterior, como Japão e Estados Unidos. Há uma associação no município formada por cerca de 20 sócios onde os mesmos recebem do Instituto Biodinâmico um selo que garante a qualidade para degustação e para a saúde do comprador. Nas épocas mais frias a cidade produz cerca de 20 sacas de café orgânico por hectare. Ao todo são 600 hectares do produto, que tem sua produção mantida até no verão.
Outro destaque são as confecções que elevam a economia da cidade. São muitos fabricos de fundo de quintal, que geram empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento da Dália da Serra. Podemos citar também as fábricas de mosqueteiros, no distrito de Pão de Açúcar, além das indústrias de bolsas e bolas, localizadas na sede do município. Já no turismo, a cidade tem um leque de atrativos para oferecer. São várias opções durante o ano para receber quem visita a Dália da Serra, que é rica em belezas naturais e oferece ao turista oportunidade de contemplação de belas paisagens e de prática de esportes radicais, como vôo livre e rapel, entre outros.

Veja algumas dos pontos turístico que Taquaritinga tem a oferecer:
* A Serra da Taquara
* Rampa do Pepê
* Mirante do Cruzeiro
* Mirante do Cumbe
* Igreja Nossa Senhora da Conceição e casarios em Gravatá do Ibiapina
* Igreja Matriz de Santo Amaro
* Praças Antônio Pereira de Lucena e Pe. Otto Sailler
* Açude de Santo Amaro
* Trilhas Ecológicas pelas matas fechadas

E seus principais eventos:
* Festa de Santo Amaro
* Festa de São José em Pão de Açúcar
* Cavalgada Ecológica
* Festa da Emancipação Política
* Festas Juninas
* Motocross
* Festa das Dálias
* Vôo Livre
* Festa de Nossa Senhora da Conceição em Gravatá do Ibiapina
* Festividades Natalinas
* Reveillon

Por tudo isso que Taquaritinga do Norte é considerada um oásis no interior do estado, onde quem á visita se apaixona e se encanta com suas belezas e clima.
Foto: Alexandre Soares