quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia de Santo Amaro: fé e agito para comemorar



O som das buzinas deu início à penúltima noite da festa de Santo Amaro. Como manda a tradição, ontem (14) a serra e as ruas de Taquaritinga do Norte foram palcos para a procissão dos motoristas. Numa manifestação de fé, exatos 266 carros e 166 motos acompanharam a procissão e, chegando de frente à igreja matriz, receberam as bênçãos do bispo da Diocese de Caruaru, Dom Bernardinho Marchió. Em seguida, aconteceram a missa e a novena de Santo Amaro.
E depois das festividades religiosas, foi a vez da programação profana assumir o comando. Foram atrações para todos os gostos. Teve tenda eletrônica O Cazarão no Pólo Tecnodália. Arrasta pé no Arraial do Bradigão com o Trio Forró Quentão e a banda Pau no Xote. E no Pólo das Dálias, o samba, a swingueira, o frevo... enfim, uma misturada de ritmos contagiantes animaram o público no show da banda olindense D’Breck. E a noite foi encerrada com a paraibana Collo de Menina, que trouxe o forró romântico misto ao vaneirão.
E hoje (15), após 9 noites de festa, Taquaritinga chega ao esperado dia de Santo Amaro. Durante a manhã, 2 missas foram celebradas, contando com as presenças de Dom Dino e mais 15 padres. Às 16h30, a fé vai invadir as principais ruas da cidade com a tradicional procissão de Santo Amaro. Ato religioso que anualmente atrai milhares de pessoas de várias partes do país, que vêm a Taquaritinga para pedir graças ao padroeiro local e pagar promessas por bênçãos já recebidas. A chegada da procissão inicia a missa campal celebrada pelo bispo. E para sacudir ao som de músicas religiosas, por volta das 19h30 estará começando o show da Banda Católica Kairós.
Mais tarde também se iniciam os shows de Marlene do Forró e banda Rei do Cangaço, no pólo pé-de-serra; a tenda eletrônica o Cazarão, no Tecnodália. E no palco principal, as atrações mais esperadas de todo o evento: Geraldinho Lins, Asas da América e banda Afrodite.