terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Festa de Santo Amaro espera 80 mil pessoas



Taquaritinga do Norte está em clima de alegria, isso porque de 06 a 15 de janeiro a cidade comemora a bicentenária festa do seu padroeiro Santo Amaro. Com atrações que atendem aos mais diversos gostos musicais e uma mega estrutura, a festa este ano espera um público de aproximadamente 80 mil pessoas.
A programação religiosa traz o novenário com a procissão dos motoristas no dia 14, e a tradicional procissão de Santo Amaro na tarde do dia 15. Ocasião em que a fé arrasta milhares de fiéis de várias partes do país. Seguida à procissão, acontece a missa campal, e após, haverá o show com a banda católica Kairós.
Já a programação profana traz atrações para todos os gostos musicais. São quatro pólos espalhados pelo centro da cidade. O Pólo das Dálias, localizado na praça central, apresentará os principais artistas. Dentre eles podemos citar Josildo Sá, Patrick Dimon, Geraldinho Lins, Collo de Menina e Asas da América. O Arraial do Bardigão (por trás do Centro Comercial Demétrios Paes de Andrade) será dedicado ao forró pé-de-serra. O Pólo Tecnodália, com a tenda posta de frente ao Centro Comercial, é para aquela galera jovem que curte a música eletrônica. E, por fim, tem o Nostalgia (no coreto da praça central) trazendo o melhor da MPB.
E como numa boa festa a cultura não pode ficar de fora, no dia 08, o Movimento Corporal do Crais de Surubim apresentará o espetáculo de dança “O Baile do Menino Deus”. E no domingo, dia 11, o recifense Grupo de Teatro Vem Cá, Vem Vê encenará “Quem Ensinou o Diabo a Amassar o Pão?”. Espetáculos gratuitos apresentados na praça central.

III Caminhada de Santo Amaro e II Romaria Ciclista de Santo Amaro –
Na manhã de hoje, dia 06, 35 peregrinos saíram de frente à Igreja de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, rumo à Matriz de Santo Amaro, da cidade de Taquaritinga. Eles passarão por 13 cidades, percorrendo, a pé, 160 km. Aventura misturada a um ato de fé, que só se encerrará na tarde do dia 11.
O evento, que já foi fixado na programação da festa e tem chamado a atenção da mídia local, foi idealizado pelo taquaritinguense Nilton Curvelo, que diz ter se inspirado no caminho de Santiago Compostela. E por inspiração à Caminhada de Santo Amaro e também como forma de companheirismo, este ano cerca de 50 ciclistas farão o mesmo trajeto. É a II Romaria Ciclista de Santo Amaro, com saída no dia 10 e chegada junto à Caminhada.



Sinopses dos espetáculos culturais:

O Baile do Menino Deus
Movimento Corporal do Crais de Surubim
Dia 08 de janeiro/ Hora: 21h30
O baile do Menino Deus é um espetáculo de dança e teatro que conta a história do nascimento do Menino Jesus. Mateus e três crianças procuram a casa em que Cristo nasceu, para fazer um baile em homenagem a ele. Durante o espetáculo, aparecem personagens importantes como a ciganinha, os reis do Oriente e o terrível monstro Jaraguá.

Quem Ensinou o Diabo a Amassar o Pão?
Grupo de Teatro Popular Vem Cá, Vem Vê
Dia 11 de janeiro/ Hora: 21h30
O Diabo é invocado para justificar as atitudes negativas do homem. Ao entrar em cena, o Diabo contesta as informações e percorre o mundo falando com pessoas, tentando encontrar os responsáveis por sua personalidade, travando uma discussão sobre a relatividade entre o bem e o mal (Deus e o Diabo), e a importância do processo educacional na sociedade.
Foto: Alexandre Soares