terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Gastronomia de dar água na boca

Além de oferecer belas paisagens e um clima agradável, Taquaritinga do Norte também é roteiro no turismo gastronômico. Com diversificados cardápios, a Dália da Serra é lugar certo para as centenas de pessoas que vêm semanalmente em busca de uma boa comida com um preço que está abaixo da média do mercado.
São dezenas de estabelecimentos entre bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes. A boa comida regional está presente em quase todos, mas há alguns que se destacam por causa de um prato específico. É o exemplo do modesto Bar da Edite. Localizado no sítio Silva de Baixo, o pequeno local é bastante freqüentado pelas pessoas que não resistem à tradicional galinha de capoeira. Para acompanhar, além do básico feijão com arroz e macarrão de tempero apetitoso, o cliente se depara com uma variedade de farofas, que vai desde a tradicional farofa carioca à de banana verde. “Aqui a gente faz o que o cliente pede”, revela a proprietária, Edite Maria Nascimento.
Há poucos metros, ainda no Silva de Baixo, pode ser encontrado o irresistível arrumadinho, que é o carro-chefe do bar de igual nome (Bar do Arrumadinho), mais conhecido por “Bar do Silvinho”. Subindo um pouco mais a serra e chegando ao bairro do Zamba, o Bar e Restaurante do Gonzagão oferece mais de dez tipos de carnes guisadas e assadas e todo aquele cardápio que nenhum nordestino resiste: pirão, buchada, mão de vaca, carne na brasa, entre outros.
No centro da cidade, três restaurantes servem os melhores filés à parmegiana da região. Prova disso é a tamanha movimentação de pessoas vindas das cidades circunvizinhas para almoçar o tal prato. “Os nossos clientes dizem que preferem trazer suas famílias para almoçar em Taquaritinga, porque não há outra cidade aqui por perto que ofereça a agradável combinação do bom clima, deliciosa comida e preço baixo”, destaca Inácio José de Melo, do Restaurante e Pizzaria Central.
Para o lanche da noite e aquela gostosa reunião entre amigos, nada melhor do que uma boa pizza. Para isso, a cidade oferece as pizzarias localizadas no Centro Comercial Demétrio Paes de Andrade e as que circundam a praça central. E é por tais motivos que Taquaritinga do Norte não é apenas roteiro certo para o turismo ecológico e de eventos, mas também para o turismo gastronômico. Afinal, nada melhor do que saborear uma comida de qualidade, gastando pouco dinheiro e curtindo um lugar tranqüilo, bonito e com um agradável clima serrano.