quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Taquaritinga será reflorestada com Pau Brasil


Mudas de Pau Brasil foram recolhidas da reserva ecológica de Tapacurá, em São Lourenço da Mata


Em breve, o município de Taquaritinga do Norte passará por um importante processo de reflorestamento com plantas nativas. Trabalhar em parceria é uma das marcas do Governo Municipal, e para o sucesso deste projeto a união foi firmada entre a Secretaria de Agricultura, a Diretoria de Meio Ambiente, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Fazenda Várzea da Onça. No mês de julho, chegaram cerca de 4 mil mudas de Pau Brasil à Dália da Serra. Plantas que entrarão num projeto que visa arborizar escolas, loteamentos, praças e a entrada da cidade.
.
A Fazenda Várzea da Onça doou madeira para ser utilizada na cobertura de sala de aula na UFRPE e o Governo Municipal forneceu o transporte. Em troca, a universidade cedeu quase 4 mil mudas de Pau Brasil, que foram recolhidas da reserva ecológica de Tapacurá, em São Lourenço da Mata. Uma parte dessas mudas será plantada no Sítio Cumbe, e o restante entrará no projeto de reflorestamento, que está em fase de elaboração.
.
Segundo o secretário de Agricultura, Michelson Arnóbio, o plano é arborizar o trecho da PE-130, que vai do Sítio Silva de Baixo até a entrada da cidade. Além de escolas, praças e loteamentos. “Diante de tanta devastação, temos que ter uma visão forte das questões ambientais. E fazer um reflorestamento deste tipo, não só auxilia a questão ambiental, como tem grande importância cultural, econômica e social”, observou Jaymary Arruda, diretora de Meio Ambiente.