segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festa das Dálias encerra programação com verdadeiro encontro da cultura pernambucana

A pacata Dália da Serra, no último fim de semana, foi tomada pela cultura pernambucana e grandiosos shows musicais. O palco Pernambuco Nação Cultural, o principal da festa, teve sua programação aberta na noite da sexta-feira (14). E até a tarde do domingo (16), por ele passaram grandes nomes da música regional e nacional como Lenine, Almir Rouche, Elba Ramalho, Josildo Sá, Edu & Maraial, entre outros.
A estréia do palco principal foi marcada pelo baião, forró e o samba de latada. E os “donos da noite” foram a banda MPBaião, o cantor Josildo Sá e a atração mais esperada da noite, a paraibana Elba Ramalho.
.
A banda taquaritinguense MPBaião deu um show fazendo uma releitura em xote e baião de consagradas músicas populares brasileiras. Em seguida foi a vez do filho de Tacaratu, Josildo Sá, apresentar o seu show Samba de Latada, que mescla instrumentos de orquestra ao tradicional ritmo do forró. A grande estrela da noite foi Elba Ramalho que trouxe sucessos dos seus trinta anos de carreira e músicas do seu novo disco intitulado “Balaio de Amor”. E no palco Cultura popular apresentaram-se Maurinho – Cultura Nordestina e a banda Casacão de Couro.
No sábado, o palco Cultura Popular animou o grande público com o moderno forró pé-de-serra da Banda Forró Taquara e o brega do cantor Geneci de Triunfo (Conexão PE). Já no palco principal, o público conferiu os shows de Charles Theony, da atração nacional Lenine. E para fechar a noite, a Praça Padre Otto Sailler foi tomada pelo sertanejo romântico da dupla Edu & Maraial, que segurou o público em massa até perto do raiar do dia.
.
No domingo, último dia da 10ª Festa das Dálias, o palhaço Xililique, da cidade de Limoeiro, fez a alegria da criançada com seu divertido show. Em seguida as ruas do centro foram tomadas por um cortejo popular que se concentrou na Rua Dom Moura e seguiu pelas principais vias até a frente do palco principal, onde aconteceu a apoteose de apresentações.
Depois foi a vez do cantor Almir Rouche fazer todo mundo tirar o pé do chão com seu show que misturou diversos ritmos pernambucanos. E encerrando a programação oficial da Festa das Dálias, a irreverente Orquestra da Bomba do Hemetério fez todo mundo cair no frevo, relembrando o carnaval e deixando uma saudade e um gostinho de quero mais para o próximo ano. O público ficou tão envolvido que após os shows do palco principal foi improvisado um arrastão puxado pela Orquestra de Frevo Raízes da cidade de Feira Nova.
Quanto ao Festival Pernambuco Nação Cultural, a próxima parada agora é na cidade de Gravatá com a 11ª Festa da Estação.