segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Realizada I conferência da Educação

A Secretaria Municipal de educação realizou na ultima sexta feira (21) a I Conferência Municipal de Educação. Com o tema “Formação e Valorização dos Profissionais da Educação”, com o objetivo de mostrar aos professores a importância da qualificação profissional. O evento contou cerca de 320 inscrições divididas entre educadores da rede municipal, estadual e particular, bem como representantes de várias entidades e segmentos de Taquaritinga e Região.
.
A churrascaria Badabarreira foi o local escolhido para o evento que deu inicio às 8 horas com o café da manhã em seguida a Banda Musical Padre Ibiapina fez sua apresentação relembrando musicas que marcaram épocas.
.
Continuando os trabalhos a mesa foi composta com a secretária de educação Ilka Paloma o Gestor Municipal Evilásio Araújo e sua esposa Eva Casé, o palestrante e professor Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco e secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e o Controlador Interno do Município Jurandir Coelho.
.
Para a secretaria Ilka Paloma este é um momento impar na educação, pois nunca se fez um evento deste porte na educação o qual reuniu todos os segmentos da sociedade. “Nossa meta é unificar toda a educação de Taquaritinga. Onde não exista aluno particular ou municipal, mas sim, um aluno capaz de entrar no mercado de trabalho”, completou.
.
Após a abertura do evento houve uma palestra com o professor Heleno Manoel, o qual mostrou a importância deste momento histórico na Dália da Serra que irá discutir o Plano Nacional da Educação que acontecerá em março e abril de 2010 em Brasília. “Iremos repassar todos os dados e informações que aqui forem expostas, levando a realidade de nossas escolas para o grande encontro em Brasília”. Ele também expôs a valorização profissional. “Todos nós temos direitos a serem respeitados e adquiridos onde podemos citar condições de trabalho em um ambiente saudável, salário digno com inclusão do PCC (Plano de Cargos e Carreiras), direito a representantes sindicais dentre tantos outros”.
.
Após a palestra os participantes puderam tirar suas duvidas em um debate sobre o tema abordado, ficando assim todas as duvidas esclarecidas de uma forma simples e objetiva. Em seguida houve uma parada para o almoço. Voltando aos trabalhos, o grupo de alunos do Projeto Social Unidos em Ibiapina (Psui), do distrito de Gravatá do Ibiapina, fez uma belíssima apresentação com flautas doces, dessa forma, espalhando um clima mais descontraído para a continuidade do evento.
.
Prosseguindo, o palestrante falou da Lei 11.738 que regulamenta o piso salarial dos profissionais da educação. Detalhou cada artigo de forma simples para que todos entendessem e pudessem ficar antenados com seus direitos. Em seguida foi aberto um debate tirando duvidas quanto aos salários e repasses vindos para a educação.
.
Encerrando aconteceu a eleição de oito delegados e oito suplentes que irão representar Taquaritinga na Conferencia Estadual da Educação, com data a definir, com representantes de todos os segmentos da sociedade, escolhidos abertamente no encontro. Finalizando todos se cumprimentaram fraternalmente e receberam seus certificados de participação.