terça-feira, 11 de agosto de 2009

Festa das Dálias dá início a Oficinas Culturais em Taquaritinga do Norte

Primeiro dia das oficinas movimentou a programação da Festa das Dálias

O segundo dia da programação da 10ª Festa das Dálias - que integra o Festival Pernambuco Nação Cultural – marca o início da Formação Cultural, com as oficinas oferecidas até sábado (15) no Caic – Centro de Apoio Integrado à Criança (PE 130, km 8, Jucá). As inscrições são feitas no local da realização das atividades, antes do início das aulas.
.
Desde as 9 horas estão sendo oferecidas as oficinas de Dança Popular, sob facilitação do Ponto de Cultura Piaba de Ouro e Vestindo o Personagem, que é uma oficina de figurino oferecida pelos facilitadores Carol Azevedo e Aslan Cabral. Teve início às 14 horas as oficinas Elaboração de Projetos, Interpretação e Direção Teatral (com facilitadores de Quiercles Santana e Raimundo Branco), Artesanato em Fibra de Bananeira (facilitado pelo Ponto de Cultura Macaparana Arte e Cultura) e a oficina de moda Estampando a sua Criatividade, facilitado por Cecília Pessoa e Tatiana Leite.
.
À noite, o Palco Cultura popular, em frente ao coreto na Praça Antônio Pereira, recebe, a partir das 20 horas, shows de Raízes do Nordeste, Banda Amaralina e Sérgio Amaral, Galdino Freire e Banda, Clipe de Papel e Nathan dos Teclados. Em teatro, a dica é conferir, às 19 horas, o espetáculo Deveras, um Balé Popular, do Balé Deveras, do Recife. Os ingressos devem ser retirados antes do início do espetáculo, na varanda do Grande Hotel Jorge Eduardo, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas. As apresentações acontecem no Grêmio Musical Dom Luiz de Britto.

SALA MULTIMÍDIA - Dentro da programação da Festa das Dálias , o público poderá conhecer a Sala Multimídia, um ambiente interativo, que une cultura e tecnologia. Instalado no Centro de Artes Júlio Casé, o espaço abriga um mapa virtual de Pernambuco que, com uma tecnologia sensível ao toque, apresenta um pouco de cada uma das Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado e suas expressões culturais. O horário de funcionamento é das 10 às 12h e das 14h às 18h.
.
Organizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, a 10ª Festa das Dálias segue até o dia 16 de agosto com shows, apresentações de grupos de cultura popular, cortejos pelas ruas da cidade, peças teatrais, desfiles de moda e palestras.
.
Esta é a sexta cidade por onde passa o Festival Pernambuco Nação Cultural, que já marcou presença em Goiana (30 de março a 5 de abril), São José do Belmonte (de 25 a 31 de maio), Garanhuns (entre os dias 16 a 25 de julho), Triunfo (entre os dias 25 e 7 de agosto) e Pesqueira (de 3 a 8 de agosto). Depois de Taquaritinga, o Festival passa por Gravatá (Festa da Estação, entre os dias 17 e 22 de agosto); Petrolina, em setembro; Floresta, em outubro, Palmares (entre os dias 23 e 28 de novembro); e em Exu, no mês de dezembro.
.
.
*Texto: Assessoria de Imprensa da Fudarpe/ Foto: Assessoria de Imprensa da Prefitura Municipal de Taquaritinga do Norte