terça-feira, 11 de agosto de 2009

Festa das Dálias abre sua programação em grande estilo

Para dar início a uma festa que espalha cultura, nada melhor do que a aula espetáculo do escritor e Secretário de Cultura do Estado, Ariano Suassuna. Foi assim que aconteceu a abertura oficial da 10ª Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte. Mais de 500 pessoas lotaram o Salão Paroquial para assistir o consagrado escritor Suassuna e dar boas risadas com suas divertidas histórias. E depois foi a vez do Palco Cultura Popular encantar o público com oito atrações que apresentaram desde a simplicidade dos versos de cordel declamados pela poetiza Lia, da cidade de São Vicente Ferrer, até a elegância da orquestra Dom Luiz de Britto, de Taquaritinga do Norte.
.
Na sua aula “A Cadência, o Castelo e a Cantoria”, Ariano contou parte de sua trajetória de vida, falou da política mundial e fez questão de defender a cultura nordestina e a Língua Portuguesa. “A invasão do Inglês está demais. Não devemos trocar o nosso Português, que é tão bonito e gostoso de ouvir”, disse. Ariano criticou a supervalorização do rock e de ritmos como o funk. E reforçando sua preocupação pela valorização da cultura regional, revelou: “Tenho uma língua afiada da peste que está a serviço do meu país e do meu povo”. Como secretário de Cultura, o escritor afirmou estar realizando um trabalho de interiorização, fazendo visitas ao máximo possível de cidades interioranas. Dividida em duas partes, a aula de Suassuna também ofereceu ao público apresentações de artistas regionais com repentes, poesias cantadas e canções épicas.
.
Em seguida, a festa foi feita no Palco Cultura Popular, que abriu com a Orquestra Dom Luiz de Britto. Banda tradicional taquaritinguense que encantou o público com a qualidade da sua música. Depois, aconteceram os shows dos repentistas Biu Pequeno e Antônio Severino, o Côco de Zé Teté, Banda de Pífano Caramuru, Lia do Cordel e a apresentação da quadrilha estilizada Coroné Chico. Um dos destaques da noite foi a Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos, da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, que ao som de dez sanfonas fez as pessoas arrastarem o pé com músicas de grandes artistas como Luiz Gonzaga.