quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Arte, teatro, música, dança e fórum de Cultura na Festa das Dálias



A quarta-feira (13) foi animada em Taquaritinga do Norte graças a 10ª Festa das Dálias. Com todas as oficinas já em andamento, a cidade abriu suas portas também para sediar o II Fórum Regional de Cultura do Agreste Setentrional. No pólo das artes cênicas aconteceram apresentações circenses para as crianças e danças temáticas para o público jovem e adulto. E o palco Cultura Popular mesclou a noite com ritmos que foram do romantismo da Orquestra 11 de Setembro ao tradicional Cavalo-Marinho de João Pissica, de Feira Nova.
.
No final da tarde, o Grêmio Musical Dom Luiz de Britto ficou lotado pela criançada que foi prestigiar o espetáculo circense “A Revolta dos Brinquedos”. Às 19 horas, o taquaritinguense Grupo de Danças Raízes apresentou “Vidas Secas”, uma mistura de danças e ritmos que mostrou a dura e cultural vida do homem do campo. “Fiquei emocionado com o trabalho do Raízes. Foi muito bom e profissional. É gratificante ver que a minha cidade tem artistas com esse porte”, exclamou o estudante George Gomes.
.
Após o espetáculo de dança, o público se dirigiu até o palco Cultura Popular para assistir o show com a Orquestra 11 de Setembro, da cidade de Orobó. Em seguida teve a apresentação do Cavalo-Marinho de João Pissica, de Feira Nova – uma adaptação do bumba-meu-boi com música, encenação e dança. Aos intervalos de cada atração, foi o grupo taquaritinguense Leninha Bacamarte quem fez a festa com os seus belos estrondos de riuna. E fechando a noite, Nelson do Acordeom comandou o arrasta pé e fez todo mundo dançar agarradinho ao som do seu forró.
.
E hoje tem mais... abertura do II Curta Taquary – Festival Nacional de Curta Metragem com uma super programação de exibição e mostras competitivas de curtas metragens, shows, feiras culturais e desfiles de moda. Nas artes cênicas do Salão Paroquial, às 19 horas, tem o espetáculo “Quixotinadas – Cruzaventuras Setanholas”. E no palco Cultura Popular, shows com Ana Alves Banda, Trio Bardigão, Bidinga do Acordeom, Fuba dos Teclados e André Cambucá.
.
.
II Fórum Regional da Cultura do Agreste Setentrional
.
16 cidades do Agreste Setentrional participaram durante todo o dia de ontem do II Fórum Regional da Cultura, realizado na quadra do Centro de Apoio Integrado à Criança (CAIC) de Taquaritinga do Norte. O intuito do fórum foi reunir representantes de várias linguagens culturais para debaterem políticas públicas voltadas à cultura. Além do levantamento das prioridades de cada região para elaboração do plano de trabalho a ser realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) no próximo ano.
.
O Governo do Estado está promovendo um intenso trabalho de valorização e interiorização da cultura pernambucana. A presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, enfatizou a importância das festas públicas serem realizadas com artistas locais e regionais. “Não devemos aplicar dinheiro público em bandas de fora e que desvalorizam as mulheres a as famílias. Temos que brigar para que a cultura de Pernambuco seja valorizada”, afirmou. Em seu discurso, o prefeito Evilásio reforçou a idéia: “Ninguém se desloca de outro Estado para ver o que já encontra na sua terra. As pessoas vêm aqui para conhecer a nossa cultura”.
.
No encontro, os participantes tiveram esclarecidas suas dúvidas sobre os programas do Governo que apóiam a cultura e expuseram as necessidades de cada município participante. Na oportunidade, Luciana Azevedo anunciou que Pernambuco tem 23 milhões de reais para serem investidos em cultura e incentivou os municípios e os grupos de artistas a elaborarem seus projetos para disputarem dessa verba. Em reforço, durante o dia de hoje (13) a grade de programação da Festa das Dálias ofereceu uma palestra sobre o Programa Mais Cultura e uma capacitação para elaboração de microprojetos.
.
“Esse Fórum foi excelente porque abriu espaço para sabermos onde buscar recursos para nossos grupos”, afirmou Rejane Fernandes, coordenadora do Grupo Raízes. O diretor de Cultura de Taquaritinga também comemorou o encontrou e revelou: Já estamos formando um conselho municipal de Cultura junto aos artistas locais para fortalecermos os nossos projetos”.