sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Fé e Tradição: Vila do Jerimum vivência festa religiosa de São Sebastião

A partir desta quarta-feira (17), a comunidade católica do Jerimum, município de Taquaritinga do Norte, vivenciara a tradicional festa de São Sebastião. Na noite de abertura, membros da igreja prestarão uma homenagem póstuma à catequista Maria de Fátima, falecida em setembro do ano passado vítima da Síndrome de Guillain-Barré [relembre o caso].

No sábado (20), dia de São Sebastião, a caminhada dos fiéis saindo da BR 104, na altura da via de acesso ao vilarejo, em direção a Capela abrirá a programação de encerramento da festa. A tarde, ao final da Missa campal, a comunidade se despedirá de seu pároco, o padre Antônio Ivemar, transferido para a Paróquia de São Sebastião em Bezerros após quase oito anos de pastoreio na Dália da Serra.

Ao longo do tríduo, os fiéis poderão participar de diversas Celebrações Eucarísticas, Recitações do Terço, momentos de oração e louvor. As atividades socioculturais, como bingo, leilão e quermesse, acontecerão todos os dias da festa logo após a Santa Missa. Já as festividades seculares, como shows e apresentações musicais, estão previstas para acontecer no final de semana seguinte ao encerramento das celebrações cristãs.

A seguir, confira a programação religiosa da Festa de São Sebastião:

CONVITE


Amados irmãos e irmãs

Janeiro é mês sagrado para todos nós, tempo favorável de devoção, espiritualidade e celebração. É tempo de festejarmos louvores ao nosso Mártir São Sebastião. Por isso, nossa comunidade se enche de alegria e esperança para convidá-lo a participar das festividades em honra do nosso padroeiro que acontecerá entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2018.

Este ano refletiremos o tema: “A exemplo de São Sebastião, sejamos leigos comprometidos com a Justiça e a Paz”. Que a exemplo de São Sebastião, cada um possa acolher em sua vida a missão de ser instrumento de Paz e torne-se igual testemunha, fiel discípulo de Jesus, que, com coragem e firme fé leva adiante a proposta do Mestre.

Pe. Antonio Ivemar, 
Seminarista Josivan Nunes e 
Conselho Pastoral Comunitário

PROGRAMAÇÃO

Missa de abertura do tríduo em 2015 / Foto: Antonio Carlos
Dia 17 de Janeiro (Quarta-feira): Abertura da Festa

6h: Repique de sino e Alvorada festiva
18h30: Recitação do Terço na residência do casal Marinalva Gomes e Aroldo Costa, em seguida de procissão com a Bandeira.
19h30: Celebração Eucarística presidida pelo Revmo. Pe. Edson Alves.
Animação: Grupo Tem Jeito (Santa Cruz do Capibaribe)

Noiteiros: João Farias, Miguel Carola, Severino Minerva, Sebastiana Nogaia, Maria Nogaia, Lázaro Ramos, Raimundo Genu, Inácio Ricardo, Aderval Borges, Antônio Borges, Eliel Gomes, Zuza Carola, Júlio Pedrosa, Família Cordeiro de Arruda, Sebastião Andrade, Zezé Arnóbio, Eduardo Arnóbio, Zé Holanda, Miguel do Leite, Ricardo Arnóbio, Sandro, Roberto, Bertulino, Eronides, Alice Cândido, Raimundo e Adelma Casé, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaritinga do Norte e suas respectivas famílias.

Comunidades convidadas: Baraúna Furada, Situação, Pedra Preta, Serra dos Bois, Riacho Doce, Monteiro e Pororoca.

Movimentos: Apostolado da Oração do Jerimum, Serra dos Bois, Algodão, Placas e Taquaritinga do Norte.

Dia 18 de Janeiro (Quinta-feira)

6h: Repique de sino e Alvorada festiva
15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h30: Recitação do Terço
19h30: Celebração Eucarística presidida pelo Revmo. Pe. Erandi Expedito
Animação: Coral de São Pedro (Algodão)

Noiteiros: Gilmar Gomes, Zome Nogaia, Zé de Damião, Geni Gomes, Alberico Minerva, Rozeno Gomes, Tinda Gomes, Nelson, Ducha, Dorinho, Amauri Minerva, Paulo Amilton, João Paulo Pontes, Ita Pereira, Zéu Moreira, Nenê de Cidinha, Joaozinho Aboiador, Severino Agostinho, Zezé de Galinha, Zuzu Gomes, José Luna, Antonio do Leite, Robélio Ramos, Nanza Matias, Edvaldo Matias, Borjão Lino, Bilô Domingos, Alcides Verdureiro, Lourinaldo de Iraci, Zé de Teca, Alexandre Cordon, Marçal, Ivanildo, Marquinho, Luís Marinheiro e Luiz Camarão e suas respectivas famílias.

Comunidades convidadas: Gravata do Ibiapina, Capoeira da Rocha, Algodão São Paulo, Minguaiu e Mulungu.

Movimentos: Apostolado da Mãe Rainha do Jerimum, Pedra Preta, Algodão, Baraúna Furada, Riacho Doce e Taquaritinga do Norte. Catequese do Crisma e Identidade Cristã de Santa Cruz do Capibaribe.

Dia 19 de Janeiro (Sexta-feira)

6h: Repique de sino e Alvorada festiva
18h30: Recitação do Terço
19h30: Celebração Eucarística presidida pelo Revmo. Mons. José Roque
Animação: Ministério de Música Adonai (Jerimum)

Noiteiros: Haroldo Costa, João Caibeira, Naldo de Nanci, Lucinho, Sandro Barbosa, Sérgio Gomes, João Paulo Gomes, Sílvio Nonato, Amara Minerva, Lourdes Minerva, Neta Minerva, Moza Gomes, Hélio Medeiros, César de Diva, Arlindo Fogueteiro, Amaro Caxetão, Mí de Amaro, Amauri de Amaro, Til, Juscelino, Jonas Gomes, Geovane Ferreira, Miguel do Bar, Amaro Adelino, Adão, Modesto Araújo, Raimundo Minerva, Ronielle Alves, Din de Vavá, Luciano Lucena, Nico Albuquerque, Raimundinho de Zomé, César de Só, Sival, Leôncio Pereira, Biu de Doutor, Natercio, Mala Veia, Sebstião Cabanin, Luiz de Zefinha, Gena, Biu e França, Bauzinho, Thiago, Messias, José Cordeiro (Doutor), Edilson, Abílio, Edgar, Cid, Zezé Mendonça, Zuzinha Caibeira, Wellington, Iran, Enoque, Louro de Fabiana, Alcindo Aragão, Maria das Graças, Nita Ramos, Luiz Vagner, Berg e suas respectivas famílias.

Convidados: Prefeitura de Taquaritinga do Norte, Câmara de Vereadores, Associação dos Agricultores e dos Produtores Rurais do Jerimum e Associação Nossa Senhora Aparecida de Pé de Serra.

Tradicionalmente, o Apostolado da Oração local antecede o clero / Foto: AC
Dia 20 de Janeiro (Dia da Festa)
05h: Primeira Caminhada de São Sebastião (concentração às margens da BR 104, próximo a via de acesso ao Jerimum).
06h: Repique de Sino, Alvorada festiva e Canto do Ofício de Nossa Senhora, ao término Café da Manhã partilhado.
10h: Celebração Eucarística Solene presidida pelo Revmo. Pe. Jefferson Adelino.
11h: Batizados
12h: Repique de sino e Girândola.
16h30: Procissão com a imagem de Glorioso Martin São Sebastião pelas principais ruas da Comunidade.
17h15: Celebração Eucarística Campal presidida pelo Revmo. Pe. Antonio Ivemar.
Animação: Coral Sagrado Coração de Jesus (Santa Cruz do Capibaribe).
18h30: Queima de Fogos de Artifícios e retreta com a Banda Musical Dom Luiz de Brito.

Responsáveis: Comunidade do Jerimum
Madrinhas do Andor: Senhoras e Senhoritas da Comunidade
Comissão Organizadora da Festa: Conselho Pastoral Comunitário
 
Por Antônio Andrade