terça-feira, 7 de novembro de 2017

Taquaritinga do Norte: Campanha de Combate ao Câncer de Mama continua no município com a realização de mamografias grátis nos dias 17 e 18 de novembro

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, continua com a Campanha Outubro Rosa no município.

Secretaria de Saúde - Unidade Móvel de Mamografia Digital vai realizar exames de Mamografia em Taquaritinga do Norte

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde Municipal com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e da Coordenadoria da Saúde da Mulher,  realizou uma série de ações em  todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, nas escolas e nas ruas, envolvendo dezenas de profissionais e voluntários, com a realização de palestras, vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, ginástica laboral, orientações sobre a realização do autoexame, atendimentos com assistentes sociais, exames clínicos das mamas, coleta de citologia e distribuição de material gráfico com informações sobre o câncer de mama e DST’s .

Ações de Combate e Prevenção ao Câncer no Outubro Rosa em Taquaritinga do Norte

Durante o mês de novembro as ações de prevenção e combate ao câncer continuam no município com a realização de mamografias grátis em parceria com o Projeto “Amigo do Peito”

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu através de uma parceria com o Projeto ‘Amigo do Peito’, a realização de 160 mamografias gratuitas para o município.
A Unidade Móvel Amigo do Peito vai ficar durante dois dias em Taquaritinga do Norte, para a realização de exames de prevenção em mulheres que estão na faixa etária considerada de risco - de acordo com o Ministério da Saúde, esse grupo vai dos 50 aos 69 anos.
O equipamento, que fica instalado em um caminhão, atenderá no dia 17 de novembro na Praça Central de Taquaritinga, e no dia 18 ele fará os procedimentos no distrito de Pão de Açucar.

Nos dias 17 e 18 de novembro a Unidade Móvel do "Amigo do Peito" ofertará 160 mamografias gratuitas para mulheres que estão na faixa de risco - entre 50 até 69 anos
As pacientes deverão apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identidade. As fichas serão distribuídas à partir das 7h, e o atendimento será por ordem de chegada. Se o diagnóstico indicar que é necessário algum tipo de tratamento, a paciente será encaminhada para uma unidade competente.
A mamografia é um exame de avaliação das mamas, feito com um aparelho de raio-X. O exame pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente aparecem como nódulos ou calcificações. A realização regular da mamografia é o principal meio de diagnóstico do câncer de mama, podendo identificar a doença precocemente, o que pode aumentar as chances de cura.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanona, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

ASCOM / PMTN
CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA