segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Taquaritinga do Norte inicia campanha de vacinação contra a raiva animal

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente (SECSAU) e o Departamento de Vigilância em Saúde estão realizando desde o dia 1º, a Campanha Anual de Vacinação contra a raiva animal. A mesma seguirá até o dia (19) com a promoção do dia “D” da campanha com pontos espalhados em todo município das 8h às 17h.
Embora a raiva esteja controlada nos cães e gatos, isso não isenta a vacinação anual dos animais que além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nos animais e conseqüentemente à população humana.
Anualmente, são realizados mais de 200 atendimentos na rede hospitalar pública por mordedura de cães e gatos. Para o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga, os donos de animais devem ter consciência e levá-los para vacinar. . “A raiva é uma doença muito grave e transmissível do animal para o homem, por isso a grande importância da população em vacinar seus animais de estimação anualmente”, completou. 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

• A partir dos dois (02) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva anualmente;
• Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;
• Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;
• Nunca provoque um animal;
• Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;
• Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias;

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação em sua Unidade de Saúde ou no Departamento de Vigilância em Saúde (Centro de Zoonose). (Assessoria de Comunicação / SECSAU)