quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde de Taquaritinga se engaja na campanha de doação de medula óssea

O REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) realizará próximos dias 04 e 05 uma campanha para incentivar todos a serem doadores de medula óssea. Por este motivo firmou parceria com várias Secretarias de Saúde do Estado, inclusive a de Taquaritinga do Norte, no intuito de elevar ainda mais esta causa tão importante.
A campanha acontecerá no quinto piso do espaço difusora em Caruaru e tem como objetivo divulgar a população a importância da doação de medula óssea e cadastrar pessoas para fazerem parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea que poderão vir a ser chamados para doar caso seja encontrado um paciente compatível.
A probabilidade de se achar um doador compatível dentro do Brasil é de um em 100 mil. Essa dificuldade se torna ainda maior se levar em consideração que só 3% dos doadores cadastrados são do norte/nordeste e centro-oeste, e a carga genética da região tem influência sobre o resultado do teste de compatibilidade para o transplante.
O REDOME é um banco de dados nacional, onde ficam cadastrados todos os doadores de medula óssea do País. O objetivo do registro é reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, com o intuito de facilitar a verificação de compatibilidade entre doadores e receptores. (Por Assessoria de Comunicação / SECSAU)