segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dia da Bandeira municipal será vivenciado em Taquaritinga do Norte


Amanhã (28 de fevereiro) o município de Taquaritinga do Norte estará vivenciando o dia da bandeira municipal, resgatando o patriotismo dos munícipes. Tal iniciativa vem desde o ano de 2007, através da Lei Municipal nº 1.532 que instituiu o dia da bandeira municipal.

Por esta razão, a Secretaria Municipal de Educação orientou todas as escolas a vivenciarem esta data tão importante para o município com a execução do hino oficial, criado em 2009 através de concurso publico, com letra de José Jurandir Coelho e música de Jardel Pereira de Souza e hasteamento da bandeira em todas as escolas, bem como, diversas atividades relacionadas aos símbolos oficiais municipais.

“Precisamos resgatar o patriotismo em nosso município, principalmente nas escolas, pois são nelas que estão os jovens cidadãos nortetaquaritinguenses que precisam conhecer nossos símbolos e a importância da valorização dos mesmos”, frisou o Prefeito José Evilásio.

Conheça um pouco da bandeira de Taquaritinga do Norte

Criada em 28 de fevereiro de 1992 através da Lei Municipal nº 1.211, a bandeira de Taquaritinga do Norte é formada por um retângulo bicolor, azul e branco. A metade dela é branca e a outra é composta por sete listras horizontais, sendo quatro azuis e três bancas de igual largura. As listras brancas simbolizam os ideais pacifistas com integridade e firmeza do povo, as azuis, a lealdade e formosura da pernambucanidade taquaritinguense.

No campo branco está um escudo, onde sua parte superior é azul, representando o céu com um sol flamejante representando a nobreza e majestade. A parte inferior é verde com a serra da taquara, onde está um índio representante dos carapotós, primeiros habitantes da Dália da Serra e uma oca.

O escudo é encimado de uma áurea estrelar de cinco pontas como estrela guia e é ladeada por dois ramos de café, tendo seu entrelaçamento uma dália amarela, mais em baixo um listel áureo que se desenrola sendo ao centro o topônimo, Taquaritinga do Norte e as datas fies ao município, 1801 – 1887, criação da freguesia e elevação a categoria de cidade, 27 de agosto e 10 de maio respectivamente, em aspas por traz com duas bandeirolas alvicelestes. (azul e branco)

Hino oficial da Bandeira de Taquaritinga do Norte

I

Rugem os ventos, desce a brisa
Lá no alto em cores vivas
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Que ostenta a beleza desta terra
Retratando nossos valores
Para a memória de gerações futuras
Das grandes lutas em prol de ideais
De civismo, bravura e paz

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!

II

Os cafezais em meios às cores
Traduzem riquezas dos vencedores
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Faz bater forte os nossos corações
Sob o vento, sol ou temporal
Continuará, sempre será um sinal
De nossa gente altiva e hospitaleira
De uma terra encravada em meio às serras

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Taquaritinga, te amamos de coração!