quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ação nas comunidades traz benefícios e cultura


A Secretaria de Ação Social no mês de agosto inovou seus trabalhos junto com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizando ações nas comunidades. O primeiro encontro aconteceu no dia 28 de agosto no distrito de Pão de Açúcar na localidade do Trevo, por traz do Posto Ferreira.
.
O evento teve seu inicio por volta das 8 horas da manhã com a presença de crianças que participam do projeto Shalon de musica, os quais fizeram uma belíssima apresentação com Flautas doces que encantou todos.
.
Foram montados vários estandes distribuídos entre Escoteiros, Secretaria de Saúde, Conselho do Idoso, Coordenadoria da Mulher, Conselheiros Tutelares, Programa Bolsa Família, Emissão de documentos, Prev. Cidade, Oficinas do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Cabeleireiros, e Secretaria de Agricultura.
.
Todos com um único objetivo ajudarem e informarem à comunidade que esteve presente participando de todos os trabalhos oferecidos. Um dos estandes mais procurados era o da Secretaria de Saúde com técnicos de enfermagem aferindo pressão, verificando a glicemia, fazendo a distribuição de preservativo e panfletos de doenças infecto contagiosas, tirando duvidas quanto ao exame citológico. Quando diagnosticado algum caso que o ocorresse glicemia alta ou a pressão era feito uma conscientização para que o paciente procurasse atendimento médico especializado para o mesmo receber o tratamento adequadamente.
.
Outra grande procura foi o estande da Secretaria de Agricultura que montou um balcão de negócios junto com o banco do Nordeste onde foram renegociados dividas dos agricultores que estão com pendências com a instituição, reduzindo juros , alongando os prazos , como também atualizando o cadastro de todos que poderão fazer novos empréstimos.Na ocasião também foi possível populares aderirem ao programa Agro Amigo , idealizado em parceria com o (MDA) – Ministério do Desenvolvimento Agrário, que visa à concessão de financiamento para a área rural, com metodologias próprias de atendimento, cujas premissas são crédito orientado e acompanhado com valor Maximo de R$ 2.000,00 ( Dois mil reais) para pequenos agricultores.
.
Muitos elogios foram dados ao evento um deles veio da jovem Adriana Alves 21, que veio se informar sobre o beneficio do Bolsa família que deu entrada e ainda não sabia resultado. “Essa iniciativa foi excelente, pois tenho filhos pequenos e trabalho, ficando muito complicado me deslocar até a cidade em busca de informações”, afirmou. A mesma em sua consulta recebeu a boa noticia que seu benéfico foi aprovado e já saiu do estande com o número do seu auxilio, com previsão de pagamento até o dia 15 de setembro.
.
Para Ronei de Souza, Técnico do Serviço Social do INSS, essa iniciativa da Secretaria de Ação Social junto co o CRAS é de suma importância para a população. “Com esse encontro poderemos divulgar os trabalhos da Previdência como salário maternidade, pensão por morte, aposentadorias em geral. Uma vez que as comunidades são desinformadas, então nessa iniciativa muito valida trazemos as coisas da cidade para as comunidades mais distantes”, completou.
.
Durante todo o dia os presentes puderam realmente ser assistidos por alguma ação, fazendo do evento um sucesso que se propagará por outras localidades da Dália da Serra, sempre com o mesmo objetivo que é levar ações que possam melhorar a vida daqueles que não conseguem se deslocar até os centros seja por falta de dinheiro ou mesmo tempo. Unindo ações e cultura em um só lugar fazendo um dia de uma comunidade muito mais feliz.