quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Prefeito Lero e servidores celebram os 34 anos do Hospital Geral Severino Pereira da Silva

O Hospital Geral Severino Pereira da Silva (HGSPS) completou 34 anos, e para celebrar a data, a diretoria da instituição ofereceu um café da manhã nesta terça feira (05).


O prefeito do município Ivanildo Mestre “Lero” (PR), acompanhado de secretários municipais e assessores, esteve presente na confraternização, e juntamente com a diretoria do hospital, médicos, pacientes e convidados celebraram a data. A secretária de Saúde do Município Poliana S. Andrade também prestigiou o encontro.

O Sr. Diogo Marans, 56 anos, que está no Hospital desde a sua inauguração, leu um texto da Palavra trazendo uma reflexão sobre solidariedade e a importância de cada um participar individualmente com a instituição, sendo um Amigo do Hospital. Diogo lembrou de vários casos, em que pacientes que foram transferidos para hospitais de grande porte, sobreviveram devido ao primeiro atendimento recebido no Hospital de Taquaritinga do Norte - segundo o testemunho da equipe médica que os receberam - para ele, o primeiro atendimento faz a diferença, o que considera o Hospital Geral Severino Pereira da Silva um patrimônio do povo de Taquaritinga.

Servidores do hospital desde a inauguração

O Hospital Geral Severino Pereira da Silva foi inaugurado em agosto de 1983. Idealizado e construído pelo Sr. Severino Pereira da Silva “Seu Pereira”, sendo  o Sr. José Carolino Divino  o primeiro presidente e a Srª Maria de Lurdes da Silva Pinto a primeira diretora administrativa. O fato foi um grande acontecimento no município, na ocasião estiveram presentes importantes autoridades como o governador do estado de Minas Gerais Tancredo Neves e o governador de Pernambuco na época Roberto Magalhães Melo e o então senador Marcos Maciel, além de deputados federais e estaduais, todos recepcionados por “Seu Pereira”, dos quais prezava de grande estima e consideração.

Após a morte de “Seu Pereira” - que mantinha o hospital - a instituição passou por graves problemas financeiros, sendo que no ano de 1996 o HGSPS foi doado para o município.

Quem administra o HGSPS é a FUNDATA – Fundação Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte, e a prefeitura a sua principal mantenedora com o apoio da Secretaria de Saúde do Município.

Flodoaldo Prates presidente da FUNDATA
Flodoaldo J. Araújo Prates, 53 anos, atua na área da saúde há 33 anos, com mais de vinte anos somente em Taquaritinga do Norte, é presidente da FUNDATA desde junho de 2016, ele diz que o hospital já passou por muitas dificuldades, sendo ele um dos mediadores de um acordo com o Ministério Público com a administração da época, na tentativa de que o hospital pudesse funcionar plenamente. Atualmente, a maior dificuldade de acordo com o presidente, é a falta de ajuda financeira do governo, tanto na esfera estadual quanto federal. Para Flodoaldo, a mudança mais importante que está acontecendo é o apoio da administração municipal, o que têm proporcionado  a reativação do bloco cirúrgico, além da implantação de exames de ultrassonografia, o atendimento médico-pediátrico, médicos plantonistas todos os dias, atendimentos especializados  e a humanização entre funcionários e a população.


Na atual administração da FUNDATA, com o apoio do prefeito Lero e da Secretaria de  Saúde do Município, o Hospital Geral Severino Pereira da Silva fica aberto 24 horas todos os dias da semana, oferecendo exames laboratoriais para pacientes internos e serviços de Raio X 24 horas.

Escala de atendimento dos médicos plantonistas 24 horas:

Domingo Dr. Tiago
Segunda Dra. Yasmim
Terça Dr. Henrique
Quarta Dr. Neto
Quinta Dr. Marcos Aurélio
Sexta Dr. Sérgio
Sábado Dra Kátia Prazim

Quadro de Cirurgiões:

Terça Dr. Marlúcio Ferreira
Quinta Dr. Ricardo Donato


Atendimento especializados:

Segunda
  • Dr. Jurandi / Endoscopia
Terça-feira
  • Drª Janaína / Pediatra
  • Draª Celivânia / Nutricionista
  • Dr. Roberon Inácio / Cardiologista
Quarta-feira
  • Drª Maria do Carmo / Mastologista
  • Drª Wedja Sales / Psiquiatra
Quinta-feira
  • Dr. Raílton / Ortopedista
  • Dr. Ricardo Donato / Cirurgião Geral
Sábado
  • Dr. Marlúcio / Ultrassonografia
Atualmente são mais de 5 mil procedimentos por mês, atendendo pacientes do município e das cidades circunvizinhas.

O funcionamento do hospital e o atendimento pleno para a população é prioridade para o prefeito Lero, que têm prestado total apoio e determinado que todo o esforço da administração seja direcionada no sentido de prestar um serviço de excelência para a população do município. “A nossa administração têm prestado todo o apoio e feito um esforço muito grande na saúde, e apesar da crise que estamos passando, aqui no hospital nós procuramos a cada dia buscar o melhor atendimento para a nossa população”. Disse o prefeito.









A diretoria atual da FUNDATA é composta por Flodoaldo Prates Presidente Dr. Roberon Inácio Diretor Médico e Roberto Moutinho Diretor Administrativo.

ASCOM / PMTN
CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA