domingo, 24 de abril de 2016

9º CURTA TAQUARY - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTA METRAGEM – MENSAGEM DOS REALIZADORES


O 9º Curta Taquary terminou. Esta edição seguiu a energia e filosofia das anteriores. As exibições em praça pública aproximaram não só as produções dos habitantes locais, mas proporcionaram o contato direto entre a população e os realizadores, resultando em uma troca fraterna e generosa. As oficinas, cinco esse ano, ofertaram conhecimento técnico e ferramentas para reflexão do processo criativo. Dos mais de 100 inscritos, grande parte era de moradores da própria cidade. O que reforça a ideia de transformação do espaço onde se realiza o projeto. Os Seminários com temas oportunos e atuais foram canais de amadurecimento e aprofundamento em questões que uniram pontos de vista diversos em mesas dinâmicas e enriquecedoras. As confraternizações após as exibições não só contavam com boa música e um ambiente lindo, era momento para seguir debatendo os filmes, estreitar laços, criar contatos, iniciar projetos, pensar junto, crescer junto. Ah! Dançar! Sorrir! Sentir a energia única do Curta Taquary.

Com três grandes mulheres como homenageadas, Hermila Guedes, Rosana Urbes e Katia Mesel, com uma das mostras competitivas totalmente voltada para o "Olhar Feminino", e com um número expressivo de filmes dirigidos por mulheres, quase a metade dos filmes selecionados, o Curta Taquary rende, de maneira concreta, justa, natural e não demagógica, as devidas honras ao papel da mulher não apenas no audiovisual, mas em uma sociedade que carece de igualdade e justiça.
Em tempos onde somos convocados a uma reflexão importante sobre nossa sociedade, suas instituições, princípios equitativos, direitos e garantias invioláveis como a Democracia e a Liberdade, o cinema tem seu papel como espaço para provocações, questionamentos, informação e luta reforçado.
O sentimento de gratidão a todos os envolvidos na produção, aos convidados, aos realizadores, a todo e qualquer que direta e indiretamente é e faz o Curta Taquary. O Curta Taquary é o brilho no olho de cada um, a sensação boa de querer voltar antes mesmo de acabar, o sorriso de menino, a esperança de ver o cinema transformando o mundo, é acreditar.
Por fim, após o fim ficam os laços além dos abraços, os sonhos, além dos "até logo", os novos projetos, os novos amigos, as novas experiências. Que com estes venham outros! Outros novos! Outros tantos! Outros abraços! Outros sonhos! Outros filmes! Que venham! Que venha o 10º Curta Taquary!

Fonte:https://www.facebook.com/CurtaTaquary/?fref=ts