segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PREFEITOS FAZEM “ATO PÚBLICO” EM BUSCA DE UM NOVO PACTO FEDERATIVO


Aconteceu na manhã desta segunda-feira (09) uma reunião extraordinária no plenário da  Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE) onde a Amupe reuniu prefeitos pernambucanos em busca de apoio para os municípios.

  A reunião foi aberta por José Patriota prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que destacou: “Queremos chamar a atenção da sociedade para os graves problemas dos municípios”. Há na pauta reivindicações para Estado e União, mas também cobranças para que o Congresso supere esse entrave político e vote as matérias pendentes que são de nosso interesse. A crise,  é conjuntural, mas está sendo aprofundada pela crise política e pelo  quinto ano consecutivo de seca,” 

Eduardo Tabosa, Prefeito de Cumaru, Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios afirmou não ser possível aos municípios garantir uma merenda de qualidade quando as Prefeituras recebem apenas 0,30 centavos por aluno/dia. O Presidente da União dos Vereadores, Josinaldo Barbosa, foi mais enfático: “Ou nos unimos ou os municípios vão parar”. 

A audiência contou com  plenário e dependências, lotadas por pessoas vindas de todos os recantos do estado. Deputados como o  Presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa, Deputados Estaduais Aloísio Lessa, Augusto César, Rogério Leão, Rodrigo Novaes, Edilson Silva, Antônio Moraes, Júlio Cavalcanti, Ângelo Ferreira, Sílvio Costa Filho, Botafogo Júnior, José Maurício, Odacy Amorim, Joaquim Lira e Henrique Queiroz e  Prefeitos de todas as regiões do Estado.

O Deputado Federal, Tadeu Alencar, anunciou um projeto que obriga a União a indicar aos municípios, com trinta dias de antecedência, as razões para possíveis cortes nos repasses de FPM, dando tempo para que os municípios solucionem os problemas evitando assim a diminuição dos recursos. 








Pelo Governo, falou o Deputado Aloísio Lessa. Pela Oposição, discursou o Deputado Sílvio Costa Filho. Ainda falaram Prefeitos representando as três regiões do Estado. O ato encerrou com a divulgação de uma “Carta Aberta” à sociedade apresentando os problemas dos municípios e contendo propostas para superação da crise. Às 11h30, a comitiva de Prefeitos se dirigiu em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas onde foi recebida pelo Governador Paulo Câmara.







O Governador Paulo Câmara recebeu os prefeitos no Palácio do Campo das Princesas e durante o ato, divulgou o resultado do Escritório de Projetos, mecanismo criado por ele que vai  priorizar o financiamento de projetos da área ambiental, na maioria destinados a implantação de aterros sanitários e de tratamento de resíduos sólidos para as prefeituras pernambucanas. O Governador anunciou ainda o pagamento até o próximo dia 25, de R$ 30 milhões atrasados do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM).









O Prefeito Evilásio Araújo participou ativamente desse ato público em busca de meios para superar a crise e continuar trabalhando e avançando com o povo.

Com informações/Amupe