terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ações de combate a dengue não param em Taquaritinga do Norte



Desde que iniciou este surto de dengue em nossa região, a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente intensificou suas ações no combate a proliferação do mosquito. Visitas intensas com as equipes da vigilância epidemiológica/endemias alertando e informando como manter as residências sem focos do mosquito, bem como aplicação de inseticida e produtos em reservatórios estão sendo algumas das medidas emergenciais realizadas.

Para potencializar o combate, a Secretaria irá iniciar amanhã (25) no Distrito de Pão de Açúcar a aplicação de inseticida espalhado por meio de carros fumacê. Os mesmos são veículos adaptados para o UBV pesado, usado para bloquear a transmissão da dengue. O Ultra Baixo Volume – UBV é uma forma complementar de combate para promover a rápida interrupção da transmissão de dengue. Ele tem este nome porque consiste na aplicação espacial de inseticidas a baixíssimo volume, de modo a se tornar uma espécie de neblina no ambiente (fumacê) deixando o produto suspenso no ar por até duas horas após a aplicação. O mosquito, ao passar no meio dessa neblina, é atingido pelas partículas do inseticida e eliminado.

Também está sendo disponibilizado a população, peixes da espécie Guppy, para serem colocados em cisternas e reservatórios. Os mesmos são grandes predados das larvas do mosquito, eliminando assim possíveis focos. 

Mas, o melhor remédio contra o mosquito é a prevenção. Por isso tampe as caixas d' águas; remova tudo que possa impedir a água de correr pela calhas; não deixe a água da chuva acumulada na laje; lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; mantenha bem tampados tonéis e barris d' água; encha de areia até a borda os pratinhos de plantas; troque a água e lave com escova e sabão, semanalmente, vasos de plantas aquáticas ou aquários; guarde garrafas sempre de cabeça para baixo; entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os, sem água, em local coberto e abrigados da chuva; coloque os lixos em sacolas plásticas e mantenha a lixeira bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios.