terça-feira, 22 de setembro de 2015

Agricultores se reúnem na Associação dos Agropecuaristas de Baraúna Furada e Situação para discutir aquisição de duas propriedades pelo Programa de Crédito Fundiário


O Secretário de Agricultura Júlio César reuniu-se no dia 20 de setembro na sede da Associação dos Agropecuaristas de Baraúna Furada e Situação, com os interessados em adquirir as propriedades “Primavera” e “Aroeira” localizadas no sítio Errada, onde pretendem constituir a Unidades Produtiva Sindicalista Manoel Santos e a Unidade Produtiva Aroeira respectivamente, cada uma comportando 16 famílias. Na ocasião discutiram como vão investir os recursos do SIC – Sub projeto de Investimento Comunitário.
As propostas desses dois assentamentos já estão em análise junto a FETAPE – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, e ao ITERPE – Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco, e muito em breve serão concluídas as aquisições pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, programa esse que além de adquirir a terra disponibiliza recursos para melhorar a infraestrutura das propriedades.
Para a utilização deste recurso é necessário a realização de um diagnóstico participativo, onde identificam-se os pontos fortes e as oportunidades que a propriedade, o município e a região oferecem para o desenvolvimento sustentável de um projeto. Bem como  os pontos fracos e as ameaças que podem prejudicar e inviabilizar os projetos e o desenvolvimento dos assentamentos.

Após o diagnóstico e constatada a viabilidade, os agricultores são provocados  a desenharem numa folha de papel como sonham em ver suas futuras propriedades.  E a partir dessas informações, é elaborada uma lista com as infraestruturas e atividades comuns a todos, que servirá de base para se trabalhar os recursos direcionando as propostas de projetos para estruturar as propriedade e gerar renda para garantir uma melhoria na qualidade de vida das famílias