sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Novembro Azul em Taquaritinga do Norte


O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.
Por este motivo, a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente da Dália da Serra, aderiu à campanha: “Novembro Azul”, e realizará ações em todos os PSF (Posto de Saúde da Família). A campanha compreende na realização de Exame de Antígeno Prostático (PSA) ofertado aos homens a partir de 50 anos e nos com 40 que apresentem risco (casos na família). Só destacando, que os homens que vão realizar o exame não podem ter tido relações sexuais, andando de bicicleta, moto ou cavalo nos últimos 5 dias. Na ocasião também serão realizados exames de glicemia.
Confiram os dias “D” da campanha em cada PSF e participe! Prevenir ainda é a melhor solução.

PSF Jerimum – 24/11
PSF Gravatá do Ibiapina – 25/11
PSF Ana Luiza – 27/11
PSF CAIC – 27/11
PSF Pão de Açúcar – 27/11
PSF Vila do Socorro – 27/11


“Nosso objetivo é combater a doença e principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos, pois sabemos que os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e só acabam descobrindo a doença em estagio avançado”, destacou o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga.