quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Campanha de medula óssea bastante positiva em Taquaritinga do Norte



Entre os dias 20 e 21 de setembro a Prefeitura de Taquaritinga do Norte realizou através da Secretaria de Saúde e da ATMO (Amigos do Transplante da Medula Óssea) uma campanha para doação de medula óssea.

A mesma aconteceu na Unidade de Saúde Ana Luiza e nos postos de saúde da família de Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar deixando um resultado bastante positivo, com trezentas pessoas cadastradas que agora passam a fazer parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e podem vir a ser chamados para doar caso seja encontrado um paciente compatível.

“Ficamos muito satisfeitos em conseguir um número expressivo de voluntários em tão pouco tempo de campanha, isto mostra que a população está mais consciente e solidaria com o próximo”, completou Karla Gomes, Secretaria de Saúde.



Fique por dentro!

O que é medula óssea?
É a fábrica do nosso sangue encontrada no interior dos ossos, popularmente conhecida como “tutano” que produz os componentes do sangue.

Quem pode ser doador?
Pessoas entre 18 e 54 anos que tenham boa saúde independente do peso e do tipo sanguíneo.

Quais as chances de se encontrar um doador compatível?
Estima-se que seja de aproximadamente 25 a 30% entre irmãos, podendo chegar a 1 em 1000 mil em pessoas que não sejam parentes. Esta dificuldade se dá pela miscigenação da população brasileira.

Como a medula óssea é removida?
- Punção no osso da bacia, através de agulhas especiais sob anestesia.
- Aférese: coleta por via periférica que se assemelha a uma doação de sangue. Sem necessidade de anestesia ou internação.
- Cordão umbilical.

Quais os riscos para os doadores?
Os riscos são praticamente inexistentes. Apenas 10% da medula óssea é retirada e dentro de 10 dias a mesma já se recompõe pelo organismo.