segunda-feira, 17 de maio de 2010

Prevenção de Câncer Bucal na Dália da Serra


Dentro da vasta programação de Emancipação Política da Dália da Serra, a Secretaria de Saúde realizou junto com estudantes de Odontologia da ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior) a Campanha de Saúde Bucal do projeto Asa Branca, detectando todos os tipos de lesões bucais porta a porta e em estandes espalhados pela cidade.
.
O Projeto Asa Branca de Combate e Prevenção ao Câncer de Boca foi criado em 2001, pela ASCES e foi solicitado a Dália da Serra, através do coordenador de saúde bucal, com o intuito de diagnosticar possíveis casos de câncer bucal na população taquaritinguense.
.
Foram feitos 2796 atendimentos, onde 13,05% apresentaram algum tipo de lesões, os quais já receberam encaminhamento e serão acompanhados por profissionais e estudantes da área de odontologia aqui no próprio município. Os que apresentaram problemas de fácil solução serão tratados aqui mesmo, os demais serão encaminhados a órgão competentes para o tratamento adequado, vale ressaltar que todo atendimento e realização de algum exame serão gratuitamente.
.
Para a estudante do 5º período de odontologia, Elida Rocha, esse projeto é muito importante para a população e para o aprendizado dos estudantes envolvidos. “Sinto-me feliz por fazer parte desse projeto. Uma vez que melhora nosso aprendizado e ainda ajuda a população que se previne contra o câncer bucal”, destacou.