segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Festa de Santo Amaro chega ao fim deixando muitas saudades




Depois de dez dias, a festa de Santo Amaro se despede em grande estilo. Muito organizada e recheada de grandes atrações dos mais variados gostos o evento deixou o publico satisfeito. Um diferencial na festa deste ano foi a grande quantidade de pessoas que veio ao evento, principalmente nos dias 14 e 15. Mesmo sendo em dias úteis o publico superou as expectativas da organização.

.
Os dois dias de grande movimentação na cidade fez com que todos os hotéis e pousadas ficassem lotados. Turistas de várias partes do Brasil e até de outros países vieram à Taquaritinga com os mais diversos objetivos: reencontrar parentes e velhos amigos, venerar o padroeiro da cidade, fazer preces, pagar promessas, conhecer gente nova... enfim. Os objetivos foram muitos, mas uma coisa todos tinham em comum, fazer da Dália da Serra um roteiro certo para as férias de janeiro.
.
A véspera da festa como já é tradição, aconteceu à procissão motorizada saindo da comunidade das Placas, que este ano foi recorde, com mais 300 veículos e centenas de motocicletas. Na chegada da Matriz todos os veículos foram abençoados pelo bispo diocesano Dom Bernardino Marchió. Em seguida foi celebrada a santa missa e a última novena do padroeiro Santo Amaro de 2010.
.
No dia da festa (15), mais de 25 mil pessoas demonstraram sua fé, acompanhando a procissão pelas principais ruas da cidade. Eram fiés de pés descalços, vestidos de branco, com mortalhas, carregando pedras na cabeça entre tantas outras provas de fé.
“Todos os anos venho à festa de Santo Amaro. Já consegui varias graças. O que me deixa mais convicta que a fé remove montanhas”, completou Áurea Queiroz, taquaritinguense e devota de Santo Amaro.
.
Finalizando a parte religiosa, uma missa campal foi celebrada pelo bispo diocesano e em seguida a Praça Otto Sailler foi palco para um grande louvor a Deus, com o show da Banda Kairós.
Mais tarde, o agito começou no pólo das Dálias com os shows de Garota Dengosa, os sertanejos Edu e Maraial e a banda Calango Aceso. Já no arraial no Bardigão as bandas forró no Kilo, Pau no Xote e Forró Quentão comandaram a animação até o nascer do sol.
.
E para garantir a segurança das pessoas que vieram prestigiar o evento, estiveram presentes a policia militar, civil, o Gati, a Rocam, bem como foram contratados seguranças particulares, o que resultou em uma festa tranqüila. Também durante as dez noites da festa, a equipe do SAMU esteve de prontidão, dando uma maior tranqüilidade aos presentes. Outro destaque veio da secretaria de Saúde que montou um stand, o qual ficou a disposição para prestar primeiros socorros, distribuição de preservativos, aferindo pressão entre tantas outras ações.