segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escolhido Hino da Bandeira de Taquaritinga do Norte

“O amor de um povo por sua terra perpetua-se. Momento em que eternizamos os sentimentos em homenagens que perdurarão para a posteridade”. Foi com essa frase e sentimento que a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Cultura promoveram o concurso que escolheu o hino em homenagem à Bandeira do Município de Taquaritinga do Norte. Concorrendo com outros quatro hinos, foi a composição e música intitulada “Hino à Bandeira de Taquaritinga do Norte” quem venceu esse concurso que, como já cita a frase inicial desta nota, “perdurarão para a posteridade”.

Com composição de autoria de José Jurandir Coelho e música de Jardel Pereira de Souza, confira agora a “canção” que estará na boca da atual e próximas gerações norte taquaritinguenses:


Hino à Bandeira de Taquaritinga do Norte



I
Ruge os ventos, desce a brisa
Lá no alto em cores vivas
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Que ostenta a beleza desta terra
Retratando nossos valores
Para a memória e gerações futuras
Das grandes lutas em prol de ideais
De civismo, bravura e paz

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!

II
Os cafezais em meios às cores
Traduz riquezas dos vencedores
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Faz bater forte os nossos corações
Sob o vento, sol ou temporal
Continuará, sempre será um sinal
De nossa gente altiva e hospitaleira
De uma terra encravada em meio às serras

Deus protege esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Deus protege esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!

Taquaritinga, te amamos de coração!

Perfurado poço no Sítio Bandeiras


Perfuração de poço torna mais próximo realização de sonho do Sítio Bandeiras. Até agora cinco comunidades rurais já tiveram seus poços restaurados

A cada dia chega mais perto o momento em que as comunidades rurais de Taquaritinga do Norte terão realizado o seu sonho de serem abastecidas com água de forma gratuita. Em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Secretaria de Agricultura está perfurando e restaurando poços, além de reparar dessalinizadores. A primeira localidade beneficiada foi o Sítio Bandeiras, que na segunda quinzena do mês de agosto teve perfurado um poço tubular. Já as comunidades Pedra Preta, Capoeira da Roça, Situação, Algodão e Vila do Socorro foram beneficiadas com a restauração de seus poços.
.
No Sítio Bandeiras era notória a alegria estampada nos rostos de alguns dos quase 200 habitantes do lugar ao verem a água jorrando do chão empoeirado durante a perfuração do poço tubular de 50 metros de profundidade. “Aqui a gente está que é só alegria. A vida vai ficar muito mais fácil já que vamos ter água perto de casa”, comemorou a agricultora Elinalva Ferreira, 31 anos. “Agora vamos ter água pra criar nossos bichos”, observou o criador Severino Carlos da Silva, 47.
.
Esta água agora passará por análise psicoquímica, a qual definirá se ela é apta ao consumo humano ou apenas ao animal. Depois disso, será instalado um chafariz com capacidade de cinco mil litros com torneiras e bebedouros. De acordo com o supervisor do IPA, Amarílio Cabral, em torno de dois meses a população já poderá usufruir da água. “Mesmo que não sirva para o consumo humano, instalaremos o chafariz para as pessoas utilizarem a água nos afazeres domésticos e na criação dos seus animais”, revelou o supervisor.
.
O sítio Mulungu também foi beneficiado com a perfuração de um poço, porém este não jorrou água. “Todos ficamos triste com o resultado, mas já estamos estudando outras alternativas para resolvermos o problema da escassez da água nessa comunidade”, revelou o secretário Michelson Arnóbio.Quanto às localidades que tiveram seus poços restaurados, também foram instaladas bombas submersas, renovadas as instalações hidráulicas e elétricas e trocados os reservatórios de água. No caso de Pedra Preta e Vila do Socorro, a restauração incluiu a instalação de lavatórios. Além desses trabalhos já realizados, a ação conjunta da Secretaria de Agricultura com o IPA ainda assegurará ao município a perfuração de onze poços, a restauração de treze artesianos e quatro dessalinizadores.

Matadouro reestruturado, população tranqüila


Funcionários receberam capacitação e fardamento novo. Carne só é liberada após um intenso processo de inspeção


O Matadouro Municipal de Taquaritinga do Norte vive uma nova fase e está sendo alvo dos mais diversos elogios. Após passar por uma série de mudanças e reparações, o ambiente agora está mais limpo e melhor equipado. Há cerca de três meses, foi criado o seu estatuto, o que está garantindo mais organização ao lugar. Funcionários hoje trabalham fardados e capacitados. A carne só é liberada após passar por um intenso processo de inspeção e está chegando mais cedo aos açougues.
.
Com a criação do estatuto, dentre outras regras, só são abatidos os animais que chegam ao matadouro no dia anterior. Isso é para que eles tenham o jejum necessário, o que melhora a qualidade da carne. Sob a responsabilidade do veterinário Josenilson Saraiva, a inspeção é feita desde a chegada do animal até a saída da carne, que só é liberada para ser conduzida em veículo apropriado. Saraiva é responsável por matadouros em quatro cidades, e garante que a Dália da Serra se destaca. “Hoje Taquaritinga possui um dos melhores matadouros da região”, afirmou.
.
Essa qualidade reconhecida também está na capacitação dos funcionários, que receberam treinamento e fardamento apropriados. Com a organização da ordem de matança, a carne está chegando ao seu local de venda mais cedo. Antes a conclusão dos trabalhos no matadouro só acontecia por volta das 16 horas da sexta-feira, e hoje essa hora foi antecipada para o final da manhã. “Tudo melhorou, o matadouro está mais limpo, mais organizado, a carne está chegando mais cedo ao açougue de Pão de Açúcar e eu não estou mais perdendo meus fregueses”, revelou José Cristóvão Filho, marchante há 15 anos.

Fique ligado !

A Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte ajuda todos a entenderem as diferenças entre os sintomas da gripe comum e da Influenza A ( gripe suína ).

Se for detectado algum sintoma da Influenza A, procure o hospital mais próximo de sua casa. Não vamos deixar o vírus se alastrar.

Aviso do Programa Bolsa Família

O prazo para o recadastramento do Programa Bolsa Família foi ampliado para até o dia 31 de outubro. Por isso, você que ainda não atualizou o seu cadastro, compareça à sede da Secretaria de Ação Social, durante o horário das 7 às 15 horas, portando os seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento das crianças e o cartão do Bolsa Família.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Taquaritinga recebe cinco pluviômetros

Mais uma novidade chega à Taquaritinga do Norte para garantir benefícios à população. É a instalação de cinco pluviômetros, aparelhos que darão exatidão sobre o índice de chuva caída no município. Os postos estão localizados no prédio da Prefeitura Municipal e nas comunidades Baraúna Furada, Monteiro, Boa Vista e Cardoso. A instalação foi feita na segunda quinzena deste mês, e paralelo, técnicos do Laboratório de Metereologia de Pernambuco (Lamepe) deram uma capacitação para as pessoas responsáveis por cada posto.
.
A instalação dos pluviômetros era uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Agricultura, uma vez que o município não dispunha de informações exatas sobre o índice de chuva. Fator que dificultava o acesso de Taquaritinga a algumas verbas do Governo Federal. E foi percebendo essa necessidade que a Agricultura firmou parceria com o Lamepe.
.
Os postos pluviômetros foram instalados em locais estratégicos: nas divisas do município e no centro. E as informações do índice de chuva estão sendo enviadas diariamente ao Laboratório de Metereologia. “Colocamos os pluviômetros nas divisas e bem no centro do município”, revelou o secretário Michelson Arnóbio. “Agora temos como deixar o Estado informado sobre nossa situação, para que com isso ele procure resolver o problema da falta de água”, comemorou Maria Ferreira da Conceição, responsável pelo pluviômetro do sítio Cardoso.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Prefeitura elabora projeto para edificação de casas

Com entrega de projeto habitacional na Caixa, prefeitura torce por aprovação para que sejam substituídas as casas de taipa por alvenaria

Com o objetivo de oferecer uma moradia digna aos taquaritinguenses, o prefeito Evilásio Araújo entregou hoje (25) à Caixa Econômica Federal um projeto para edificação de 113 casas de alvenaria através do Programa Operações Coletivas do Governo Federal.
.
Tal projeto foi elaborado após um intenso trabalho realizado pela Secretaria de Apoio, Articulação Governamental, Administração Distrital e Programas Especiais, que identificou em todo o município esse número de famílias morando em casas de taipa ou taperas. “Não é admissível ver nos dias de hoje pessoas vivendo nessas condições precárias”, afirmou o prefeito.
.
O projeto agora passa por avaliação da Caixa, e se aprovado permitirá ao Governo Municipal a contratação de R$ 870.014,25 para beneficiar essas famílias. Dessa forma, a prefeitura pretende mudar as vidas dessas pessoas, as quais poderão ter uma moradia digna a custo zero.

Taquaritinga realiza Ação nas comunidades

A Secretaria Municipal de Ação Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) irão realizar a primeira ação do CRAS nas comunidades. O primeiro encontro acontecerá na próxima sexta-feira (28), das 8 às 17 horas, no distrito de Pão de Açúcar na localidade do Trevo. (Por trás do Posto Ferreira)
.
Na ocasião, os presentes irão contar com palestras, cabeleireiro, barbeiro, balcão de negócios do banco do Nordeste, escuta Psicológica, orientação jurídica, aferição de pressão, medição de diabetes, atendimento clinico geral, apresentações culturais entre tantas outras ações que ajudarão socialmente todos.
.
PROGRAMAÇÃO
.
8h30 – Abertura
9 h – Início dos Trabalhos e o Campeonato de Esportes para crianças e adolescentes.
10 h – Palestra: Conscientização da violência contra a pessoa idosa e exibição de curtas metragens sobre idosos.
10h30 – Ginástica com idosos
11 h – Palestra com o Conselho Tutelar
12 h – Intervalo para o almoço e exibições de cinema ambiental
13 h – Apresentações do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)
14 h – Palestra da secretaria de Educação
14h30 – Apresentação de grupos de dança
15 h – Apresentações de peças teatrais
15h30 – Exibição de cinema ambiental
16h – Palestra sobre o Impacto Ambiental
16h30 – Apresentação de capoeira
17 h – Encerramento e agradecimentos

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Capacitação do Controle Interno

Em continuidade a estruturação do Sistema de Controle Interno no Municipio de Taquaritinga do Norte representantes da prefeitura da Dália da Serra participaram de um curso para capacitação do Sistema de Controle Interno/Obras Públicas promovido pelo TCE- PE ( Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco) nos dias 17 e 18 de agosto no Recife.
.
O evento aconteceu na Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães. Na ocasião participaram o Controlador Interno do Municipal José Jurandir Coelho e a Assistente da Secretária de Obras Ester Lourdes Mendonça

Momentos da I Conferência da Educação

Realizada I conferência da Educação

A Secretaria Municipal de educação realizou na ultima sexta feira (21) a I Conferência Municipal de Educação. Com o tema “Formação e Valorização dos Profissionais da Educação”, com o objetivo de mostrar aos professores a importância da qualificação profissional. O evento contou cerca de 320 inscrições divididas entre educadores da rede municipal, estadual e particular, bem como representantes de várias entidades e segmentos de Taquaritinga e Região.
.
A churrascaria Badabarreira foi o local escolhido para o evento que deu inicio às 8 horas com o café da manhã em seguida a Banda Musical Padre Ibiapina fez sua apresentação relembrando musicas que marcaram épocas.
.
Continuando os trabalhos a mesa foi composta com a secretária de educação Ilka Paloma o Gestor Municipal Evilásio Araújo e sua esposa Eva Casé, o palestrante e professor Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco e secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e o Controlador Interno do Município Jurandir Coelho.
.
Para a secretaria Ilka Paloma este é um momento impar na educação, pois nunca se fez um evento deste porte na educação o qual reuniu todos os segmentos da sociedade. “Nossa meta é unificar toda a educação de Taquaritinga. Onde não exista aluno particular ou municipal, mas sim, um aluno capaz de entrar no mercado de trabalho”, completou.
.
Após a abertura do evento houve uma palestra com o professor Heleno Manoel, o qual mostrou a importância deste momento histórico na Dália da Serra que irá discutir o Plano Nacional da Educação que acontecerá em março e abril de 2010 em Brasília. “Iremos repassar todos os dados e informações que aqui forem expostas, levando a realidade de nossas escolas para o grande encontro em Brasília”. Ele também expôs a valorização profissional. “Todos nós temos direitos a serem respeitados e adquiridos onde podemos citar condições de trabalho em um ambiente saudável, salário digno com inclusão do PCC (Plano de Cargos e Carreiras), direito a representantes sindicais dentre tantos outros”.
.
Após a palestra os participantes puderam tirar suas duvidas em um debate sobre o tema abordado, ficando assim todas as duvidas esclarecidas de uma forma simples e objetiva. Em seguida houve uma parada para o almoço. Voltando aos trabalhos, o grupo de alunos do Projeto Social Unidos em Ibiapina (Psui), do distrito de Gravatá do Ibiapina, fez uma belíssima apresentação com flautas doces, dessa forma, espalhando um clima mais descontraído para a continuidade do evento.
.
Prosseguindo, o palestrante falou da Lei 11.738 que regulamenta o piso salarial dos profissionais da educação. Detalhou cada artigo de forma simples para que todos entendessem e pudessem ficar antenados com seus direitos. Em seguida foi aberto um debate tirando duvidas quanto aos salários e repasses vindos para a educação.
.
Encerrando aconteceu a eleição de oito delegados e oito suplentes que irão representar Taquaritinga na Conferencia Estadual da Educação, com data a definir, com representantes de todos os segmentos da sociedade, escolhidos abertamente no encontro. Finalizando todos se cumprimentaram fraternalmente e receberam seus certificados de participação.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

GOVERNO COM TRANSPARÊNCIA

Para conhecimento da população taquaritinguense, informamos os valores creditados em nossa conta corrente na agência do Banco do Brasil S/A de Taquaritinga do Norte – PE. Crédito esse referente à cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em data de 20 de agosto de 2009.

Cota FPM – 20/08/09 .................................R$ 59.584,69


Discriminação:


Cota FPM ................................................R$ 38.134,23


Saúde ......................................................R$ 8.937,69


FUNDEB..................................................R$ 11.916,93


Retenção PASEP ...................................R$ 595.84


Mais benefícios para os taquaritinguenses

Mais uma ambulância chegou na ultima terça feira (18)para o Hospital Geral Severino Pereira. Esta é a segunda adquirida pelo governo municipal de Taquaritinga do Norte com recursos próprios.
E ainda vem mais por ai, até o inicio do mês de setembro duas Kombis completarão a nova frota do poder legislativo. Ao todo foram adquiridos 12 carros e 4 motos gerando uma economia de 15 mil reais mensais.

Taquaritinga realizará I Conferência Municipal de Educação


Durante todo o dia de amanhã (21) Taquaritinga do Norte será palco para um grandioso evento que marcará a Educação da Dália da Serra. É a I Conferência Municipal de Educação. Ato que reunirá cerca de 400 participantes para traçar metas e trabalhos a fim de aprimorar a educação básica. A Conferência abordará o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação”, tendo como eixo temático “Formação e Valorização dos Profissionais da Educação”. Ela acontecerá na Churrascaria Badabarreira das 8 às 17 horas e terá como palestrante o professor Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco e secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento envolverá a participação de professores, pais, alunos e representantes de todos os seguimentos da sociedade. “Não vamos restringir a Conferência apenas para educadores. Fizemos questão de abranger todos porque sabemos que toda sociedade contribui para a educação acontecer”, revelou a secretária Ilka Paloma.
Quem se interessar a participar, pode se inscrever até às 18 horas de hoje na Secretaria de Educação, localizada à Rua Agamenon Magalhães, nº 14, ou amanhã às 8 horas no local do evento.

Confira a programação:

8h – Credenciamento
8 às 9h – Café da manhã
9h – Apresentação cultural (Banda de Música Pe. Ibiapina)
9h20 – Composição da mesa e execução do Hino Nacional
9h30 – Abertura dos trabalhos
9h40 – Palestra com o Prof. Heleno Manoel Gomes de Araújo
11h – Debate
12h30 – Almoço
14h – Apresentação cultura
14h15 – Continuação das palestras
15h30 – Debates
16h30 – Eleição dos delegados
17h – Encerramento com apresentação cultural e entrega dos certificados

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Taquaritinguenses dão show na Festa das Dálias

Ao preparar a programação para a 10ª Festa das Dálias, a maior preocupação do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal foi dar espaço para os artistas locais. Espaço eles tiveram e cada um dos seis grupos taquaritinguenses que se apresentaram nessa tão gostosa festa deram, literalmente, um show. O que contrariou o velho ditado popular e mostrou que santo de casa faz, sim, milagre!
.
No pólo das artes cênicas (dia 12):
.
Grupo de Dança Raízes com o espetáculo "Vidas Secas"
.

No palco Cultura Popular:

.

Orquestra Dom Luiz de Britto (dia 10)

.
Grupo Leninha Bacamarte (dia 12)
.

Trio Bardhigão (dia 13) .
Forró Taquara (dia 15)

.

No palco Pernambuco Nação Cultural:

.

MPBaião (dia 14)


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ana Arraes participa de festas em Taquaritinga e Vila do Socorro


A noite do sábado (18) foi de festa em Taquaritinga do Norte com a 10ª Festa das Dálias, e na comunidade Vila do Socorro, que comemorou a padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Outra festa foi a presença ilustre da deputada federal Ana Arraes, que chegou a Taquaritinga com sua comitiva por volta das 23 horas.
Acompanhada do prefeito Evilásio Araújo, do vice-prefeito Lero e algumas autoridades locais, a deputada prestigiou os shows dos cantores Geneci de Triunfo e Lenine na Festa das Dálias. Em seguida, o grupo foi para a comunidade Vila do Socorro, onde interagiu com a população e curtiu o show da Banda Brucelose.

Momentos da 10ª Festa das Dálias

Dia dos Pais é comemorado no CAIC


Prefeitura adquire mais veículos novos

Município economizará 15 mil reais por mês com a aquisição da nova frota de veículos
.
Na manhã de hoje (17), a Dália da Serra recebeu mais veículos 0 km adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte. Quatro motos novinhas (duas Honda Bros e duas Honda CG Fan) já estão a serviço do município.
Mas as novidades não param por aí. Amanhã a cidade estará recebendo mais uma ambulância. E até o início do mês de setembro, duas Kombis chegarão para completar a nova frota de veículos. Frota essa que será formada por doze carros e quatro motocicletas, gerando uma economia de 15 mil reais mensais.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

.Curta Taquary chega a sua II edição


Muita cultura e emoção foi o que os amantes do cinema encontrara no II Curta Taquary – Festival Nacional de Curta Metragem. Acontecendo Paralelo a Festa das Dálias o evento contou com o apoio do Governo Municipal e patrocínio da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco). A apoteose do evento foi Salão Paroquial que contou com mostras competitivas a nível nacional, oficinas de mamulengo e reciclagem, além de uma feira multicultural com artesanato, musica danças, culinária, e artes cênicas.
.
Foram três dias de muito cinema e cultura reunindo gente de todas as partes do país. O auge da mostra foi a entrega da premiação no sábado (15), onde competidores das diversas categorias esperavam ansiosos para o resultado final. Sendo premiadas as categorias Animação, Ficção, Documentário, Mostra Primeiros Passos (para estreantes) e a Mostra Taquaritinga, feita e dirigida por taquaritinguenses.
.
Na Categoria Animação, os vencedores foram: Cattum (Edição), A Princesa e o Violinista (Designer Artístico), O Anão que virou Gigante (Roteiro, Direção, Melhor Curta de Animação) e Mestre Vitalino e Nós de Barro (menção honrosa para os alunos da rede pública de ensino de Vitória).
.
Em Ficção, Darluz foi o grande vencedor e levou prêmios de Melhor Filme, Direção, Montagem e Melhor Atriz. O prêmio de Melhor Ator foi para Luiz Paulo Vasconcellos, por seu papel em Os Expressionistas. O curta Teteco levou menção honrosa na categoria.
O documentário A Montanha Mágica venceu em Edição, Fotografia e Roteiro. Minha Tia, meu Primo, levou dois prêmios: direção e melhor filme. Já o documentário Homens, de Lúcia Caus e Bertrand Lira levou menção honrosa.
.
A grande torcida esperava o resultado para a Mostra Taquaritinga onde foram inscritos 4 filmes.Vencendo a obra A Princesinha com direção de Bruno Lucas, roteiro de Hugo Fabiano e edição de Robson Casé. O filme conta a trama de um garçom que está muito feliz por ter realizado seu grande sonho de consumo batizado de a princesinha, onde só no final da história é que se descobre que a tal princesinha que o protagonista tanto fala é um carro. Para o roteirista Hugo Fabiano essa premiação foi uma surpresa. “Não esperava esta conquista, por ser a primeira vez que participo de uma competição como esta. Sendo um incentivado para participar de outras mostras que virem a aparecer”, completou.
.
Já na categoria Primeiros Passos, Tudo que não é espelho levou o prêmio de melhor filme de diretor estreante e Algodão Doce levou menção honrosa.
O júri popular elegeu Quintas Intenções, de Maurício Rizzo, como melhor filme.
Após a premiação, o público conferiu apresentações culturais com Mestre Lua e o Grupo de Percussão Som do Capibaribe, que contou com participação especial das coquista de Ponta de Pedra (Goiana, Mata Norte), que estavam no local para prestigiar o documentário O Coco de Zé de Teté, em homenagem ao coquista da região falecido há dois anos.
Complementando o encerramento desfiles de moda da capital da sulanca fizeram a animação em clima muita festa.

Festa das Dálias encerra programação com verdadeiro encontro da cultura pernambucana

A pacata Dália da Serra, no último fim de semana, foi tomada pela cultura pernambucana e grandiosos shows musicais. O palco Pernambuco Nação Cultural, o principal da festa, teve sua programação aberta na noite da sexta-feira (14). E até a tarde do domingo (16), por ele passaram grandes nomes da música regional e nacional como Lenine, Almir Rouche, Elba Ramalho, Josildo Sá, Edu & Maraial, entre outros.
A estréia do palco principal foi marcada pelo baião, forró e o samba de latada. E os “donos da noite” foram a banda MPBaião, o cantor Josildo Sá e a atração mais esperada da noite, a paraibana Elba Ramalho.
.
A banda taquaritinguense MPBaião deu um show fazendo uma releitura em xote e baião de consagradas músicas populares brasileiras. Em seguida foi a vez do filho de Tacaratu, Josildo Sá, apresentar o seu show Samba de Latada, que mescla instrumentos de orquestra ao tradicional ritmo do forró. A grande estrela da noite foi Elba Ramalho que trouxe sucessos dos seus trinta anos de carreira e músicas do seu novo disco intitulado “Balaio de Amor”. E no palco Cultura popular apresentaram-se Maurinho – Cultura Nordestina e a banda Casacão de Couro.
No sábado, o palco Cultura Popular animou o grande público com o moderno forró pé-de-serra da Banda Forró Taquara e o brega do cantor Geneci de Triunfo (Conexão PE). Já no palco principal, o público conferiu os shows de Charles Theony, da atração nacional Lenine. E para fechar a noite, a Praça Padre Otto Sailler foi tomada pelo sertanejo romântico da dupla Edu & Maraial, que segurou o público em massa até perto do raiar do dia.
.
No domingo, último dia da 10ª Festa das Dálias, o palhaço Xililique, da cidade de Limoeiro, fez a alegria da criançada com seu divertido show. Em seguida as ruas do centro foram tomadas por um cortejo popular que se concentrou na Rua Dom Moura e seguiu pelas principais vias até a frente do palco principal, onde aconteceu a apoteose de apresentações.
Depois foi a vez do cantor Almir Rouche fazer todo mundo tirar o pé do chão com seu show que misturou diversos ritmos pernambucanos. E encerrando a programação oficial da Festa das Dálias, a irreverente Orquestra da Bomba do Hemetério fez todo mundo cair no frevo, relembrando o carnaval e deixando uma saudade e um gostinho de quero mais para o próximo ano. O público ficou tão envolvido que após os shows do palco principal foi improvisado um arrastão puxado pela Orquestra de Frevo Raízes da cidade de Feira Nova.
Quanto ao Festival Pernambuco Nação Cultural, a próxima parada agora é na cidade de Gravatá com a 11ª Festa da Estação.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Elba Ramalho e Lenine fazem show no fim de semana na Festa das Dálias


Noite do forró abre programação do palco PE Nação Cultural nesta
sexta-feira (14) e traz Elba Ramalho como atração principal.

.
A sexta-feira (14) abre a programação de shows no Palco Pernambuco Nação Cultural, principal polo de animação da 10ª Festa das Dálias, em Taquaritinga do Norte. O palco principal fica na Praça Padre Otto Sailer e as apresentações começam às 22h. Até o domingo (16), último dia do evento, passam por lá grandes atrações da música nacional e regional, como Lenine, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Almir Rouche.
.
A estreia do espaço será em ritmo junino com Forró Taquara, Josildo Sá e Elba Ramalho. Natural de Taquaritinga do Norte, o Forró Taquara promete esquentar o início da noite na cidade. Josildo Sá é o segundo a se apresentar com seu samba de latada, que mescla instrumentos de orquestra ao tradicional ritmo nordestino. A estrela da noite é a cantora paraibana Elba Ramalho, que traz para este show sucessos de seus 30 anos de carreira e músicas de seu novo disco Balaio de Amor.
.
Já quem quiser começar a curtir os shows um pouco mais cedo pode conferir as atrações do Palco de Cultura Popular, localizado na Praça Antônio Pereira, a partir das 21h. Por lá, quem comanda a noite são as bandas Maurinho e Cultura Nordestina e Casacão de Couro, respectivamente, de João Alfredo e São Vicente Férrer.
.
No sábado (15), último dia do Palco de Cultura Popular, a Praça Antônio Pereira abriga shows de Geneci de Triunfo (Conexão PE) e MPBaião, com início previsto para as 21h. Depois do músico sertanejo que abre a programação, a MPBaião traz repertório de músicas consagradas de MPB numa releitura em xote e baião. Já no palco principal, o público confere, a partir das 22h, apresentações do cantor Charles Theony, o romantismo de Edu e Maraial e a apresentação vibrante de Lenine, que encerra a noite.
.
No último dia da festa, o domingo (16), os ritmos carnavalescos tomam conta do Palco Pernambuco Nação Cultural, ao som de Almir Rouche e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, a partir das 15h30. Antes, o Palhaço Xililique, de Limoeiro, faz a alegria da garotada na Praça Padre Otto Sailer, por volta das 14h.
.
.
OFICINAS – O sábado (15) marca o término das oficinas culturais de Taquaritinga do Norte. Os participantes dos minicursos Dança Popular, Vestindo o Personagem, Interpretação e Direção Teatral, Artesanato em Fibra de Bananeira e Estampando a sua Criatividade, mostrarão o resultado do que aprenderam ao longo da semana, numa cerimônia marcada para as 14h30, no Centro de Apoio Integrado à Criança (Caic), localizado PE 130, km 8 no bairro do Jucá
.
SALA MULTIMÍDIA – Até às 18 horas de hoje, o público também poderá curtir a Sala Multimídia, um ambiente interativo, que une cultura e tecnologia. Instalado no Centro de Artes Júlio Cazé, o espaço abriga um mapa virtual de Pernambuco que, com uma tecnologia sensível ao toque, apresenta um pouco de cada uma das Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado e suas expressões culturais. O horário de funcionamento é das 10 às 12h e das 14h às 18h.
.
CINEMA – Os cinéfilos contam ainda com a programação do Festival Nacional de Vídeos de Curta-Metragem Curta Taquary, que conta com apoio da Fundarpe. Nesta sexta-feira (14), o público confere vídeos da Bahia, São Paulo, Pernambuco e Paraíba. Em destaque, o filme A Vermelha Luz do Bandido (SP) – que homenageia obra do cineasta Rogério Sganzerla – e os pernambucanos O Coco de Zé de Teté (narrando a história do mestre coquista de Limoeiro) e Prîara Jõ – Depois do Ovo, a Guerra, retratando o cotidiano da juventude indígena.
O sábado (15) ainda reserva para o público o último dia do Curta Taquary, com mostra especial de vídeos de realizadores do próprio município. De acordo com a organização do festival, há três meses o cineasta Beto Normal ministrou uma oficina para que moradores locais aprendessem o processo de realização de um filme e pudessem formar, explorar e incentivar os realizadores e o cinema local. O resultado pode ser conferido no sábado, às 18h, logo após a premiação dos curtas em competição.
.
CORTEJOS – As ruas do centro de Taquaritinga serão invadidas por um cortejo popular no último dia de festa, domingo (16). A concentração será na Avenida Sorocaba, às 15h. Os artistas desfilarão pelas vias da cidade até chegar à Praça Padre Otto Sailer, em frente ao palco principal. Participarão do cortejo os Bonecos Gigantes do município de Feira Nova; a Associação de Bacamarteiros, de João Alfredo; o Caboclinho Sete Flechas, de Goiana; Banda Fanfarra Novo Impacto; Sociedade Dom Bosco, de João Alfredo; Orquestra de Frevo Raízes da Terra, de Feira Nova; Bloco das Calus, de Feira Nova; Boi da Cara Branca, de Limoeiro; Boi Pavão, de Limoeiro; e Bonecos Gigantes de João Alfredo.
.
NAÇÃO CULTURAL – Organizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, a 10ª Festa das Dálias integra Festival Pernambuco Nação Cultural, série de festividades que percorre todas as 12 Regiões de Desenvolvimento, difundindo a cultura pernambucana.
.
Esta é a sexta cidade por onde passa o Festival Pernambuco Nação Cultural, que já marcou presença em Goiana (30 de março a 5 de abril), São José do Belmonte (de 25 a 31 de maio), Garanhuns (entre os dias 16 a 25 de julho), Triunfo (entre os dias 25 e 7 de agosto) e Pesqueira (de 3 a 8 de agosto). Depois de Taquaritinga, o Festival passa por Gravatá (Festa da Estação, entre os dias 17 e 22 de agosto); Petrolina, em setembro; Floresta, em outubro; Palmares (entre os dias 23 e 28 de novembro); e em Exu, no mês de dezembro.
.
.
Confira a programação completa do final de semana em Taquaritinga do Norte:
.
SEXTA-FEIRA (14/08)
.
PALCO DE CULTURA POPULAR
Praça Antônio Pereira, a partir das 21hMaurinho - Cultura NordestinaCasacão de Couro
.
PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
Praça Pe. Otto Sailer, a partir das 22hForró TaquaraJosildo SáElba Ramalho
.
CURTA TAQUARY
Salão Paroquial Pe. Otto Sailer
9h - Oficina de Mamulengo e Oficina Brincando de Reciclar
9h - Feira Multicultural (música, artesanato, danças, culinária, artes cênicas)
13h – Curta Documentário
- A Capoeiragem de um mestre e o seu bando anunciador – Gabriela Barreto (BA)
- A vermelha luz do bandido – Pedro Jorge (SP)
- Alma das ruas – Érica Lima, Alexandre Santos e Jurandyr França (RN)
- Cabezas desconocidas – Arthur B. Senra (MG)
- Cárcere – Edson Ferreira (ES)
- Choque – Vladimir Seixas (RJ)
- De volta a terra boa – Vincent Carelli e Mari Correa (PE)
- O Coco de Zé de Teté – Walter Eudes (PE)
- Prîara Jõ – Depois do ovo, a guerra – Komoi Panará (PE)
- Quando a parede cai – Marcelo Reis, Nilo Augusto e Patrícia Vieira (MG)
14h – Oficina Pesquisa e Construção de Roteiros
(Palestrante – André da Costa Pinto)
15h – Sessão Especial
- Malabares – Os filhos dos outros – Mara Salla (RJ)
- Ódio – Breno Ferreira (MA)
- Perspectiva – Igor Spacek e Ivan Spacek (SP)
- Reverso – Francisco Colombo (MA)
- Sala de montagem – Umberto Martins (SP)
- Sentado na beira do rio – Daniel Castelo Branco (PE)
- Tododia – Daniel Barros (PE)
- Uma foto – Mateus Lover
16h30 – Mostra Competitiva - Primeiros Passos
- Âmago – Antonio Balbino
- Delito – Luiza Trigo (RJ)
- Diante da Lei – Alyson Lacerda (CE)
- Feito Algodão Doce – Natali Assunção (PE)
- Lágrimas de Ogum – Renan Brandão (RJ)
- Quintas Intenções – Maurício Rizzo (RJ)
- Tudo que não é espelho – Daniel Alfaya (SP)
19h - Mostra Competitiva Nacional (documentário e ficção)
- 6.5 Megapixels – Michelline Helena, Gláucia Soares e Janaina de Paula (CE)
- Aos pedaços – Taciano Valério (PB)
- Cinco minutos – Ricky Mastro (SP)
- Darluz – Leandro Goddinho (SP)
- Homens – Lucia Caus e Bertrand Lira (ES)
- Imagens do Jongo – Guillermo Planel (RJ)
- Nós somos um poema – Sergio Sbragia e Beth Formaggini (RJ)
- São – Pedro Severien
- Síckiu vérimanxi – Igor Spacek (SP)
- Vivo – Bernardo Luiz e Camila Robéria (RN)
.
SÁBADO (15/08)
.
ENCERRAMENTO DAS OFICINAS CULTURAIS
A partir das 14h30, Centro de Apoio Integrado à Criança (Caic)
Apresentação dos alunos participantes das oficinas Dança Popular, Vestindo o Personagem, Interpretação e Direção Teatral, Artesanato em Fibra de Bananeira e Estampando a sua Criatividade.
.
PALCO DE CULTURA POPULAR
Praça Antônio Pereira, a partir das 21hGeneci de Triunfo
MP Baião
.
PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
Praça Pe. Otto Sailer, a partir das 22hCharles Theony
Edu e Maraial
Lenine
.
CURTA TAQUARY
(Salão Paroquial Pe. Otto Sailer)
9h - Feira Multicultural (música, artesanato, danças, culinária, artes cênicas)
14h – Exibição do curta metragem Gangarras do Bandeira
15h – Mostra Competitiva - Animação
- A Princesa e o Violinista – Guto Bozzetti (RS)
- As scismas do destino – Paulo Leonardo (PE)
- Cattum – Paulo Miranda (MG)
- Mestre Vitalino e nós no barro – Alunos da rede municipal de Vitória (ES)
- O anão que virou gigante – Marão (RJ)
16h – Mostra Competitiva - Taquaritinga
Competitiva de Curtas realizados por estudantes da cidade
17h – Apresentação do Grupo “Som do Capibaribe”
18h - Premiação
Mostra Competitiva Nacional
Mostra Primeiros Passos
Mostra Taquaritinga
19h – Desfile de Moda/Encerramento do II Curta Taquary

DOMINGO (16/08)

CORTEJO DE CULTURA POPULAR
Concentração na Avenida Sorocaba a partir das 15h
Bonecos Gigantes de Feira NovaAssociação de Bacabamarteiros de João AlfredoCaboclinho sete Flechas de GoianaBanda Fanfarra Novo ImpactoSociedade Dom Bosco de João AlfrefoOrquestra de Frevo Raízes da Terra Bloco das Calus de Feira NovaBoi da Cara Branca de LimoeiroBoi Pavão de LimoeiroBonecos Gigantes de João Alfredo

PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
Praça Padre Otto Sailer, a partir das 14h
Palhaço Xililique
Almir Rouche
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
.
.
*Texto Assessoria de Imprensa da Fundarpe

Festa das Dálias oferece palestra de Literatura hoje à tarde

Nesta sexta-feira, a 10ª Festa das Dálias, de Taquaritinga do Norte, oferece uma palestra gratuita sobre Literatura. A partir das 16 horas, o Grêmio Musical Dom Luiz de Britto recebe o escritor Ronaldo Correia de Brito. Ele que é cearense, erradicado em Pernambuco, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura 2009 e teve seu livro “Galiléia” eleito o melhor do ano.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Arte, teatro, música, dança e fórum de Cultura na Festa das Dálias



A quarta-feira (13) foi animada em Taquaritinga do Norte graças a 10ª Festa das Dálias. Com todas as oficinas já em andamento, a cidade abriu suas portas também para sediar o II Fórum Regional de Cultura do Agreste Setentrional. No pólo das artes cênicas aconteceram apresentações circenses para as crianças e danças temáticas para o público jovem e adulto. E o palco Cultura Popular mesclou a noite com ritmos que foram do romantismo da Orquestra 11 de Setembro ao tradicional Cavalo-Marinho de João Pissica, de Feira Nova.
.
No final da tarde, o Grêmio Musical Dom Luiz de Britto ficou lotado pela criançada que foi prestigiar o espetáculo circense “A Revolta dos Brinquedos”. Às 19 horas, o taquaritinguense Grupo de Danças Raízes apresentou “Vidas Secas”, uma mistura de danças e ritmos que mostrou a dura e cultural vida do homem do campo. “Fiquei emocionado com o trabalho do Raízes. Foi muito bom e profissional. É gratificante ver que a minha cidade tem artistas com esse porte”, exclamou o estudante George Gomes.
.
Após o espetáculo de dança, o público se dirigiu até o palco Cultura Popular para assistir o show com a Orquestra 11 de Setembro, da cidade de Orobó. Em seguida teve a apresentação do Cavalo-Marinho de João Pissica, de Feira Nova – uma adaptação do bumba-meu-boi com música, encenação e dança. Aos intervalos de cada atração, foi o grupo taquaritinguense Leninha Bacamarte quem fez a festa com os seus belos estrondos de riuna. E fechando a noite, Nelson do Acordeom comandou o arrasta pé e fez todo mundo dançar agarradinho ao som do seu forró.
.
E hoje tem mais... abertura do II Curta Taquary – Festival Nacional de Curta Metragem com uma super programação de exibição e mostras competitivas de curtas metragens, shows, feiras culturais e desfiles de moda. Nas artes cênicas do Salão Paroquial, às 19 horas, tem o espetáculo “Quixotinadas – Cruzaventuras Setanholas”. E no palco Cultura Popular, shows com Ana Alves Banda, Trio Bardigão, Bidinga do Acordeom, Fuba dos Teclados e André Cambucá.
.
.
II Fórum Regional da Cultura do Agreste Setentrional
.
16 cidades do Agreste Setentrional participaram durante todo o dia de ontem do II Fórum Regional da Cultura, realizado na quadra do Centro de Apoio Integrado à Criança (CAIC) de Taquaritinga do Norte. O intuito do fórum foi reunir representantes de várias linguagens culturais para debaterem políticas públicas voltadas à cultura. Além do levantamento das prioridades de cada região para elaboração do plano de trabalho a ser realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) no próximo ano.
.
O Governo do Estado está promovendo um intenso trabalho de valorização e interiorização da cultura pernambucana. A presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, enfatizou a importância das festas públicas serem realizadas com artistas locais e regionais. “Não devemos aplicar dinheiro público em bandas de fora e que desvalorizam as mulheres a as famílias. Temos que brigar para que a cultura de Pernambuco seja valorizada”, afirmou. Em seu discurso, o prefeito Evilásio reforçou a idéia: “Ninguém se desloca de outro Estado para ver o que já encontra na sua terra. As pessoas vêm aqui para conhecer a nossa cultura”.
.
No encontro, os participantes tiveram esclarecidas suas dúvidas sobre os programas do Governo que apóiam a cultura e expuseram as necessidades de cada município participante. Na oportunidade, Luciana Azevedo anunciou que Pernambuco tem 23 milhões de reais para serem investidos em cultura e incentivou os municípios e os grupos de artistas a elaborarem seus projetos para disputarem dessa verba. Em reforço, durante o dia de hoje (13) a grade de programação da Festa das Dálias ofereceu uma palestra sobre o Programa Mais Cultura e uma capacitação para elaboração de microprojetos.
.
“Esse Fórum foi excelente porque abriu espaço para sabermos onde buscar recursos para nossos grupos”, afirmou Rejane Fernandes, coordenadora do Grupo Raízes. O diretor de Cultura de Taquaritinga também comemorou o encontrou e revelou: Já estamos formando um conselho municipal de Cultura junto aos artistas locais para fortalecermos os nossos projetos”.

Teatro, cinema e cultura popular são destaques desta quinta, na Festa das Dálias

Promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, a 10ª Festa das Dálias traz, nesta quinta-feira (13), uma programação mesclando teatro, cinema e cultura popular.
A partir das 19h, tem apresentação da peça Quixotinadas – Cruzaventuras Sertanholas, da Cia de Eventos Lionarte, no Grêmio Musical Dom Luiz de Britto, encerrando a programação de artes cênicas em Taquaritinga. A montagem traz Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, ambientado no sertão nordestino, que juntamente com seu fiel escudeiro Quaderna vão conviver com personagens históricos, como Lampião e Maria Bonita, gerando muita confusão. Os ingressos são distribuídos das 9h às 12h e das 14h às 16h, na varanda do Grande Hotel Jorge Eduardo.
.
O Palco de Cultura Popular, em frente ao Coreto da Praça Antônio Vieira, traz, a partir das 20h, shows que valorizam a cultura local e regional. A primeira atração a subir ao palco é Ana Alves Banda, do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Na sequência, o público confere show do Trio Bardigão, com poesia popular e repertório baseado em Trio Nordestino, Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga. Depois, é a vez da Banda Bidinga, do próprio município, seguido do som romântico de Fuba dos Teclados, diretamente de São Vicente Férrer. Quem fecha a noite na Praça Antônio Vieira é o músico André Cambucá, natural da cidade de Santa Maria de Cambucá.
.
CURTA TAQUARY – Em sua segunda edição, o Curta Taquary – Festival Nacional de vídeos de Curta Metragem – integra a programação da Festa das Dálias, a partir desta quinta-feira (13) e segue até o dia 15. O evento, realizado pela primeira vez em 2005, conta, este ano, com apoio da Fundarpe. A exibição dos filmes, tanto da mostra competitiva quanto da e paralela, será realizada no Salão Paroquial Padre Otto Sailer. O Festival também conta com oficinas de mamulengo e reciclagem pela manhã. A competição conta com júri oficial e júri popular. No júri oficial, cineastas como Daniel Bandeira (PE), Nicolas Albuquerque (SP), Andreza Portela (PE) e Helton Paulino (PB).
.
A partir das 15h30, começa a mostra competitiva de cinema de animação, o Curta Taquary Animado. A partir das 16h30, haverá a Sessão Especial (mostra paralela) e, à noite, a partir das 19h, o público confere a mostra competitiva nacional, com produções de todo o Brasil. Às 22h, entra em cena a mostra de filmes inseridos na mostra paralela Curta à Meia Noite. O Curta Taquary acontece até sábado (15) no Salão Paroquial Pe. Otto Sailer. A entrada é franca.
.
Confira a programação para esta quinta-feira (13) na Festa das Dálias:
.
ARTES CÊNICAS
Salão Paroquial Pe. Otto Sailer
19h – Quixotinadas – Cruzaventuras Sertanholas (Cia de Eventos Lionarte)
.
PALCO CULTURA POPULAR
Coreto da Praça Antônio PereiraA partir das 20h
Ana Alves BandaTrio BardigãoBanda BidingaFuba dos Teclados André Cambucá
.
CURTA TAQUARY
Salão Paroquial Pe. Otto Sailer
9h – Oficina de Mamulengo (Professor Marcão)
Oficina Brincando de Reciclar (Professora Heloisa)
9h - Feira Multicultural (música, artesanato, danças, culinária e artes cênicas)
.
15h - Abertura Oficial –
Show com Grupo Bacamarteiros do Ingá
.
15h30 - Mostra Curta Taquary Animado
- A vida dos limões – Alunos da oficina de cinema (PR)
- Dengue não é brincadeira! – Pedro Henrique (MG)
- Encontro em Marte – Alunos de 1ª e 2ª séries (ES)
- Insano Jazz – Hélio Coelho (ES)
- Linhas e Espirais – Diego Akel (CE)
- Um menino, uma flor – Caó Cruz Alves (BA)
- Ornitophonia – Daniel Paiva (PR)
.
16h30 - Mostra Sessão Especial
- 1x1– Alexandre Ingrevallo (SP)
- Alguns nomes do impossível – Gabriel Tupinambá (RJ)
- Aranceles – Melo Viana (PR)
- Beleza Perpétua – Christophe Spoto (SP)
- Bibliofagia – Renato Cunha (DF)
- Bicho – Vitor Brandt (SP)
- Instantes – Vinícius Arêas (RJ)
- Limpa essa, Moacir! – Fabrício Gallinucci (SP)
- Malabares – Maithê Lorena e Secy Januzzi (RJ)
.
19h - Mostra Competitiva Nacional (Categorias Ficção/Documentário)
- A montanha mágica – Petrus Cariry (CE)
- A Pensão dos caranguejos – Marcelo Presotto (SP)
- Breve passeio – Rafael Jardim (BA)
- Eu escrevo torto por linhas tortas – Igor Spacek e Ivan Spacek (SP)
- Minha tia, meu primo – Douglas Soares (RJ)
- Os batedores – Filipe Ferreira (RS)
- Os expressionistas – Frederico Cabral (RS)
- Outono – Christian Schneider (RS)
- Raul de Xangô – Érico Cazarré, Marieta Cazarré e Henrique Siqueira (DF)
- Um conto de solidão – Essi Rafael (MS)
- Teteco – Glauco Kuhnert (RJ)
.
22h – Curta à Meia Noite
- A cicatriz – Eduardo Yamatogi (SP)
- Eu não tô entendendo – Laura Becker (RJ)
- Isabela – Ricardo Rama (RJ)
- Este filme deve ser visto no cinema – Chico Lacerda (PE)
- Kamatori – Alexandre Fuchigami (SP)
*Texto: Imprensa Fundarpe

Noite de quarta feira - 10ª Festa das Dálias

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Segundo dia da Festa das Dálias



A pacata Dália da Serra está em clima de festa desde a última segunda (10), com a décima edição da Festa das Dálias. E ontem (11) a cultura e a música estiveram juntas para abrilhantar ainda mais os festejos. Logo pela manhã teve inicio as oficinas e as palestras divididas entre os prédios do CAIC – Centro de Apoio Integrado a Criança e o Auditório do Hotel Jorge Eduardo.
.
Já à noite o Grêmio Musical Dom Luiz de Brito foi palco do espetáculo Deveras, um Balé Popular, onde cerca de trezentas pessoas conferiram apresentações de Reisado, Coco, Frevo, Caboclinho e Maracatu vindo da cidade do Recife.
.
Para a professora Rejane Fernandes as apresentações foram lindas. “Fiquei encantada com os números apresentados, foi belíssimo”, exclamou.
.
Em seguida a Praça Padre Otto Sailler recebeu grandes nomes da musica regional que garantiram a animação de todos até altas horas.A primeira atração a subir ao Palco de Cultura Popular montado em frente ao coreto na Praça Padre Otto Sailler, foi o a Banda Amaralina e Sergio Amaral, em seguida a Banda Raízes do Nordeste contagiou todos quando tocou o frevo não deixando ninguém parado. Depois foi a vez do romantismo de Galdino Freire que embalou os casais de enamorados com canções que instigavam o amor. Logo após a Banda Clip de Papel trouxe a tona grandes sucessos da nossa musica brasileira. E fechando a noite Nathan dos Teclados garantiu animação até altas horas.
.
Hoje (12) a programação já começa com a abertura do II Fórum regional de Cultura promovido pela Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). Pela segunda vez o Fórum irá possibilitar o encontro entre artistas e produtores com representantes do poder público estadual, a fim de discutir políticas de cultura para a região. As atividades acontecerão durante todo o dia das 9h às 17h na escola Francisca Moura Pereira da Silva.
.
À tarde por volta das 16h o Grêmio Musical Dom Luiz de Brito receberá o grupo recifense Circus produções que apresentará a peça a Revolta dos Brinquedos, voltada para o publico infantil, que conta um sonho onde os brinquedos se vingam de uma criança que os maltrata. As 19h é a vez do público adulto conferir Vidas Secas, do Grupo de Dança Raízes. A peça é baseada na obra do escritor alagoano Graciliano Ramos e traz uma releitura da história de uma família de retirantes nordestinos.
.
No palco de Cultura Popular as atrações se apresentam a partir das 20h. O grande destaque fica para a Orquestra 11 de Setembro da cidade de Orobó, Leninha do Bacamarte prata da casa, o Cavalo Marinho de João Pissica , Nelson do Acordeon e Banda da cidade de João Alfredo ,e finalizando a Banda Marcial Municipal das Vertentes.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Festa das Dálias dá início a Oficinas Culturais em Taquaritinga do Norte

Primeiro dia das oficinas movimentou a programação da Festa das Dálias

O segundo dia da programação da 10ª Festa das Dálias - que integra o Festival Pernambuco Nação Cultural – marca o início da Formação Cultural, com as oficinas oferecidas até sábado (15) no Caic – Centro de Apoio Integrado à Criança (PE 130, km 8, Jucá). As inscrições são feitas no local da realização das atividades, antes do início das aulas.
.
Desde as 9 horas estão sendo oferecidas as oficinas de Dança Popular, sob facilitação do Ponto de Cultura Piaba de Ouro e Vestindo o Personagem, que é uma oficina de figurino oferecida pelos facilitadores Carol Azevedo e Aslan Cabral. Teve início às 14 horas as oficinas Elaboração de Projetos, Interpretação e Direção Teatral (com facilitadores de Quiercles Santana e Raimundo Branco), Artesanato em Fibra de Bananeira (facilitado pelo Ponto de Cultura Macaparana Arte e Cultura) e a oficina de moda Estampando a sua Criatividade, facilitado por Cecília Pessoa e Tatiana Leite.
.
À noite, o Palco Cultura popular, em frente ao coreto na Praça Antônio Pereira, recebe, a partir das 20 horas, shows de Raízes do Nordeste, Banda Amaralina e Sérgio Amaral, Galdino Freire e Banda, Clipe de Papel e Nathan dos Teclados. Em teatro, a dica é conferir, às 19 horas, o espetáculo Deveras, um Balé Popular, do Balé Deveras, do Recife. Os ingressos devem ser retirados antes do início do espetáculo, na varanda do Grande Hotel Jorge Eduardo, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas. As apresentações acontecem no Grêmio Musical Dom Luiz de Britto.

SALA MULTIMÍDIA - Dentro da programação da Festa das Dálias , o público poderá conhecer a Sala Multimídia, um ambiente interativo, que une cultura e tecnologia. Instalado no Centro de Artes Júlio Casé, o espaço abriga um mapa virtual de Pernambuco que, com uma tecnologia sensível ao toque, apresenta um pouco de cada uma das Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado e suas expressões culturais. O horário de funcionamento é das 10 às 12h e das 14h às 18h.
.
Organizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, a 10ª Festa das Dálias segue até o dia 16 de agosto com shows, apresentações de grupos de cultura popular, cortejos pelas ruas da cidade, peças teatrais, desfiles de moda e palestras.
.
Esta é a sexta cidade por onde passa o Festival Pernambuco Nação Cultural, que já marcou presença em Goiana (30 de março a 5 de abril), São José do Belmonte (de 25 a 31 de maio), Garanhuns (entre os dias 16 a 25 de julho), Triunfo (entre os dias 25 e 7 de agosto) e Pesqueira (de 3 a 8 de agosto). Depois de Taquaritinga, o Festival passa por Gravatá (Festa da Estação, entre os dias 17 e 22 de agosto); Petrolina, em setembro; Floresta, em outubro, Palmares (entre os dias 23 e 28 de novembro); e em Exu, no mês de dezembro.
.
.
*Texto: Assessoria de Imprensa da Fudarpe/ Foto: Assessoria de Imprensa da Prefitura Municipal de Taquaritinga do Norte

Abertura da 10ª Festa das Dálias

Festa das Dálias abre sua programação em grande estilo

Para dar início a uma festa que espalha cultura, nada melhor do que a aula espetáculo do escritor e Secretário de Cultura do Estado, Ariano Suassuna. Foi assim que aconteceu a abertura oficial da 10ª Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte. Mais de 500 pessoas lotaram o Salão Paroquial para assistir o consagrado escritor Suassuna e dar boas risadas com suas divertidas histórias. E depois foi a vez do Palco Cultura Popular encantar o público com oito atrações que apresentaram desde a simplicidade dos versos de cordel declamados pela poetiza Lia, da cidade de São Vicente Ferrer, até a elegância da orquestra Dom Luiz de Britto, de Taquaritinga do Norte.
.
Na sua aula “A Cadência, o Castelo e a Cantoria”, Ariano contou parte de sua trajetória de vida, falou da política mundial e fez questão de defender a cultura nordestina e a Língua Portuguesa. “A invasão do Inglês está demais. Não devemos trocar o nosso Português, que é tão bonito e gostoso de ouvir”, disse. Ariano criticou a supervalorização do rock e de ritmos como o funk. E reforçando sua preocupação pela valorização da cultura regional, revelou: “Tenho uma língua afiada da peste que está a serviço do meu país e do meu povo”. Como secretário de Cultura, o escritor afirmou estar realizando um trabalho de interiorização, fazendo visitas ao máximo possível de cidades interioranas. Dividida em duas partes, a aula de Suassuna também ofereceu ao público apresentações de artistas regionais com repentes, poesias cantadas e canções épicas.
.
Em seguida, a festa foi feita no Palco Cultura Popular, que abriu com a Orquestra Dom Luiz de Britto. Banda tradicional taquaritinguense que encantou o público com a qualidade da sua música. Depois, aconteceram os shows dos repentistas Biu Pequeno e Antônio Severino, o Côco de Zé Teté, Banda de Pífano Caramuru, Lia do Cordel e a apresentação da quadrilha estilizada Coroné Chico. Um dos destaques da noite foi a Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos, da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, que ao som de dez sanfonas fez as pessoas arrastarem o pé com músicas de grandes artistas como Luiz Gonzaga.

Começa hoje a 10ª Festa das Dálias


Começa hoje a noite a 10ª Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte, evento que integra o Festival Pernambuco Nação Cultural, antigo Circuito do Frio, realizado pela parceria Governo Estadual e Prefeitura Municipal.Até o próximo domingo, dia 16, a Dália da Serra vai respirar cultura e arte, e vai sacudir ao som de grandes artistas locais, regionais e nacionais.
.
A abertura oficial será hoje às 19 horas com a aula espetáculo “A Cadência, O Castelo e a Cantoria”, do escritor e secretário de Cultura do Estado, Ariano Suassuna. A aula espetáculo acontecerá no Salão Paroquial, vizinho a Igreja Matriz de Santo Amaro. Em seguida o Palco de Cultura receberá a Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos, as bandas musicais Curica e Dom Luiz de Britto, os repentistas Biu Pequeno e Antônio Severino, a Banda de Pífano de Caramuru, Lia do Cordel, o Côco de Zé de Teté e a quadrilha Coroné Chico.
.
Já amanhã, dia 11, a programação terá início logo cedo com as oficinas: Dança Popular, Interpretação e Direção Teatral, Artesanato com Fibra de Bananeira, Vestindo o Personagem, Estampando a sua Criatividade, Educação Patrimonial e Elaboração de Projetos. Logo à tarde o Grêmio Musical Dom Luiz de Britto abrirá suas portas para os espetáculos de artes cênicas que vão até a quinta-feira (13).
.
O Palco Principal funcionará a partir da sexta-feira, dia 14, com os shows de artistas locais, além de grandes nomes da música nacional como Elba Ramalho, Lenine, Josildo Sá, Edu & Maraial, Almir Roche, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e entre outros que não deixarão ninguém parado.
.
E Paralelo à Festa das Dálias, acontecerá o II Curta Taquary – Festival Nacional de Cinema nos dias 13, 14 e 15. Esse Festival exibirá produções cinematográficas de todo o país a níveis demonstrativos e competitivos. Além disso, será montada uma feira multicultural com palestras, desfiles de moda, rodas de capoeira, espetáculos teatrais e lançamentos de livros.
.
Participe, traga sua família e venha curtir em Taquaritinga do Norte esse clima aconchegante, desfrutar de uma deliciosa culinária e uma rica cultura nesta festa que vai aquecer o seu inverno!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

X Festa das Dálias

PROGRAMAÇÃO DA X FESTA DAS DÁLIAS

ABERTURA (10/08)
(19 horas) Aula Espetáculo com o escritor e secretário de Cultura do Estado, Ariano Suassuna, no Salão Paroquial às 19 horas.


GRÊMIO MUSICAL DOM LUIZ DE BRITTO (ESPETÁCULOS)

TERÇA (11/08)
17h - Vidas Secas
18h - Deveras, Um Balé Popular

QUARTA (12/08)
18h – A Revolta dos Briquedos

QUINTA (13/08)
18h – Quixotinadas – Cruzaventuras Sertanholas


PALCO CULTURA POPULAR

SEGUNDA (10/08)
A partir das 21 horas - Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos, Banda Musical Curica, Banda Dom Luiz de Brito,Biu Pequeno e Antônio Severino.

TERÇA (11/08)
A partir das 20 horas - Raízes do Nordeste, Banda Amaralina e Sergio Amaral,Galdino Freire, Clipe de Papel , Nathan dos Teclados.

QUARTA (12/08)
A partir das 20 horas - Orquetra 11 de setembro,Leninha Bacamarte , Cavalo Marinho de João Pissica , Nelson do Acordeon e Banda.

QUINTA (13/08)
A partir das 20 horas - Ana Alves Banda, Trio Bardigão , Bidinga e Banda , Fuba dos Teclados, André Cambucá.

SEXTA (14/08)
A partir das 21 horas - Maurinho / Cultura Nordestina, Casacão de Couro.
.
SÁBADO (15/08)
A partir das 21 horas - Geneci de Triunfo (Conexão PE), MP Baião.
.
DOMINGO (16/08)
A partir das 15 horas - Cortejo cultural pelas principais ruas da Dália da Serra, com a participação do Grupo de Caboclinhos de João Alfredo, Bonecos Gigantes de Feira Nova, Associação de Bacamarteiros de João Alfredo, Banda Fanfarra Novo Impacto, Sociedade Dom Bosco de João Alfredo, Orquestra de Frevo Raízes da Terra de Feira Nova , Bloco das Calus de Feira Nova , Boi de Cara Branca de Limoeiro e Bonecos Gigantes de João Alfredo.

PALCO PRINCIPAL

SEXTA (14/08)
Forró Taquara, Josildo Sá e Elba Ramalho
.
SÁBADO (15/08)
Charles Teony, Edu e Maraial e Lenine
.
DOMINGO (16/08)
Palhaço Xililique, Almir Rouche e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Festa das Dálias divulga oficinas culturais

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgou hoje a lista das oficinas culturais e palestras que serão oferecidas gratuitamente do dia 10 ao 15 de agosto, durante a X Festa das Dálias.
Os participantes terão de ter idade acima dos 12 anos. As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Cultura e Arte Júlio Casé, na sede do município.

Confira a relação:
Oficinas
Dança popular
Interpretação e direção teatral
Artesanato com fibra de bananeira
Vestindo o personagem
Estampando a sua criatividade
Educação patrimonial
Elaboração de projetos
Palestras
Programa Mais Cultura
Capacitação Microprojetos
Funcultura

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comunidade do Jerimum discute de forma participativa o orçamento 2010

Mais uma audiência Pública realizada pelo poder Legislativo. Desta vez na comunidade do Jerimum no último dia 05 de agosto, para elaborar o orçamento participativo 2010, de uma forma nunca vista na Dália da Serra.
.
Estiveram presentes, representantes de associações, o prefeito Evilásio secretários e pessoas das comunidades do Jerimum, Pé de Serra, Fazenda São Paulo, e Baraúna Furada,
Inicialmente o prefeito Evilásio apresentou claramente aos participantes os termos que fazem parte do dia-a-dia da Administração Pública, a exemplo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), e a LOA (Lei Orçamentária Anual). Frisou que a comunidade se una para que haja o desenvolvimento que todos almejam. ”Com esse encontro nós podemos unir forças para vencer as dificuldades, de uma forma participativa, onde o povo é quem reivindica suas melhorias”, destacou.
.
Em seguida o Procurador Interno da Prefeitura Jurandir Coelho falou da responsabilidade em administrar com responsabilidade. ”Hoje as coisas mudaram, as administrações são fiscalizadas e tem que dar transparência em suas ações. Tudo dentro da Lei a exemplo dessas audiências que estamos realizando conforme manda a Lei de Responsabilidade Fiscal LC 101 e da Lei do Estatuto das Cidades, nº 10. 257, de 11 de julho de 2001”, completou.
.
Finalizando os presentes puderam indagar suas reivindicações para serem postas no orçamento participativo de 2010, de uma forma nunca vista no município, onde a população participa de forma livre dando transparência nessa administração que sempre busca o avanço do povo.
.
Ainda serão realizadas outras audiências dessa natureza, hoje (06) no Distrito de Pão de Açúcar, e amanhã (07) no Distrito de Gravatá do Ibiapina, seguindo para outras localidades rurais com datas ainda a definir.

Taquaritinga realizará I Conferência Municipal de Educação

A Secretaria de Educação estará promovendo no dia 21 de agosto a I Conferência Municipal de Educação. Com o tema “Formação e Valorização dos Profissionais da Educação”, o objetivo é mostrar aos professores a importância da qualificação profissional.
O encontro acontecerá na churrascaria Badabarreira das 8 às 17 horas e terá como palestrante o professor Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco e secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

Campanha Contra a Violência à Mulher

A Secretaria de Ação Social e a Coordenadoria Municipal da Mulher convidam a todos para, de 13 a 15 de agosto, participarem da campanha “Violência Contra a Mulher é Coisa do Outro Mundo”.
Na quinta-feira, dia 13, sairá uma caravana fazendo orientações sobre o enfrentamento deste tipo de violência. À partir das 8 horas da manhã, o grupo passará por Gravatá do Ibiapina, Pão de Açúcar e Vila do Socorro.
Na tarde do dia 14, acontecerão palestras no Centro Comercial Demétrio Paes de Andrade. E na manhã do sábado, o grupo fará panfletagem pelo centro da cidade e pela feira típica.
Participe! Sua presença é de extrema importância para que, juntos, possamos construir uma nova cultura de paz e igualdade entre homens e mulheres.

Recadastramento do Bolsa Família vai até final do mês

A Secretaria de Ação Social comunica a toda população que está fazendo o recadastramento do Programa Bolsa Família até o dia 31 de agosto. Por isso, você que ainda não atualizou o seu cadastro, compareça à sede da Ação Social, durante o horário das 7 às 15 horas, portando os seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento das crianças e o cartão do Bolsa Família.

Hospital reformado traz mais conforto


Salas reformadas e dentro dos padrões sanitários de saúde

Grandes melhorias estão acontecendo no Hospital Geral Severino Pereira, que hoje oferece um bom atendimento aos que precisam e um lugar melhor para os que ali trabalham. Agora as gestantes podem ficar mais tranqüilas, pois foi recuperada a sala de parto. Com recursos da Fundata, o lugar conta com nova pintura, ar condicionado e todo funcionamento de acordo com os padrões sanitários de saúde. Em média, o hospital atende cerca de 50 mulheres grávidas. O que mostra o compromisso e a qualidade do atendimento da instituição.

.
Junto à sala de parto também foi restaurada a de expectação, onde as pacientes podem ficar bem acomodadas esperando a hora para darem a luz. “Muito bom o que foi feito por este local, pois as mulheres ficam bem confortáveis até a hora do parto. Sem contar que o atendimento está excelente e já não é mais preciso nos deslocarmos para outras cidades”, afirmou Sivoneide Lineuza, 19 anos. Outro destaque foi a recuperação das enfermarias da ala geral.
.

Desde o começo do ano, a Fundata já fez 13.010 atendimentos na emergência. Transferências somaram um total de 186, o que dá uma porcentagem de 1,4 % em relação aos atendimentos realizados. Isso prova que o hospital está cumprindo com seu dever, atendendo a quase 100% dos casos.
.

Hoje o hospital conta com profissionais qualificados em diversas especialidades médicas, como clínica geral, mastologia, ortopedia, anestesia, fisioterapia, psicologia, cardiologia, cirurgia, pediatria. Todos trabalhando com amor e dando o melhor de si para garantirem um atendimento com excelência a todos os que precisam do Hospital Geral Severino Pereira.