sábado, 31 de janeiro de 2009

Prefeito Evilásio participa de evento na BR- 104


O prefeito de Taquaritinga do Norte, José Evilásio de Araújo, participou na manhã da última sexta-feira (30) da assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-104, que aconteceu na cidade de Caruaru. Fazendo parte do Programa de Duplicação do Governo do Estado (Proder), que irá beneficiar as cidades de Caruaru, Toritama, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe, bem como cerca de 430 mil pessoas da região. "A obra será de grande valia para o povo de toda região que gira em torno do pólo da confecção, tendo em vista a viabilidade de acesso entre as cidades beneficiadas", afirmou o governador.
Após a assinatura, o prefeito Evilásio seguiu junto à comitiva de Eduardo Campos e alguns políticos da região em direção à fazenda do prefeito de Altinho, Sávio Omena, onde foi servido um almoço. Na ocasião, Eduardo falou à assessoria de imprensa da prefeitura de Taquaritinga do Norte a importância da parceria entre governo estadual e a prefeitura, e de suas ações em prol do desenvolvimento da Dália da Serra. A exemplo do programa de abastecimento de água, recuperação de escolas, melhorias para o homem do campo, como o aumento da extensão rural. Tudo para construir um tempo melhor para a população.
Após o almoço, a comitiva seguiu viagem à cidade de Altinho para dar prosseguimento a agenda de compromissos do governador.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Jerimum festeja seu padroeiro São Sebastião


O repique do sino avisa, é festa na comunidade do Jerimum. Do dia 22 ao 25 de janeiro, a comunidade esteve em festa com uma animada programação religiosa e profana. As comemorações tiveram início na quinta (22) à noite com a celebração da missa e da novena, celebradas pelo Padre Sandro. Rituais que se repetiram até o sábado, e foram prosseguidos por bingos e leilões com o intuito de arrecadar fundos para a pintura da igreja.
No dia 24, as festividades começaram logo cedo com o Arraial do Bardigão, que fez as pessoas arrastarem o pé com o autêntico forró pé-de-serra. À noite, o público lotou as ruas do Jerimum para ver o show de Jô Lima e Forrozão Fajopê.
E no domingo, 25, logo ao amanhecer os sinos avisaram a chegada do dia de São Sebastião e a vila acordou em clima de alegria. Pela manhã foi celebrada a primeira missa do dia. Ao cair da tarde, toda comunidade se fez presente em frente à igreja para seguir em procissão com o andor do santo pelas principais vias da vila. E o encerramento da festa religiosa aconteceu com a Santa missa, celebrada pelos padres Elias e Sandro. Já a profana ficou por conta da banda Fuleirões do Forró, que cantou sucessos e garantiu o agito aos presentes.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Funcionários da gestão passada se reúnem com a assessoria jurídica da prefeitura para reivindicar salários

A assessoria jurídica da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte recebeu na última segunda ( 19 ) um grupo ex funcionários e efetivos reivindicando o salário de dezembro, onde os mesmos não receberam da administração passada.
A reunião foi tensa e os funcionários propuseram ao prefeito eleito um acordo, no qual os pagamentos fossem parcelados, sendo uma parte a cada mês.
De acordo com a secretária de finanças, este acordo proposto será analisado e só poderá ser acordado se a lei permitir. A secretária está analizando o caso junto com a auditoria e em breve o prefeito se pronunciará sobre o assunto.

Festa de Santo Amaro deixa saudades e bons números para a economia


Depois de dez noites, a festa de Santo Amaro se despede em alto estilo. Mesmo organizado em tão pouco tempo, o evento deixou o público satisfeito pela sua diversidade de atrações. E a economia local aquecida, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que veio ao evento. Exemplo maior foi o público do último dia da festa, o 15 de janeiro. Mesmo sendo em uma quinta-feira, dia que antecede uma longa jornada de trabalho, a quantidade de pessoas superou as expectativas da organização do evento, chegando a mais de 20 mil na procissão e 30 mil nas atrações da noite.
Durante todo o dia 15, foi intensa a movimentação na cidade. Aliás, desde a véspera, todos os hotéis e pousadas ficaram lotados. Turistas de várias partes do Brasil e até de outros países vieram à Taquaritinga com os mais diversos objetivos: reencontrar parentes e velhos amigos, venerar o padroeiro da cidade, fazer preces, pagar promessas, conhecer gente nova... enfim. Os objetivos foram muitos, mas uma coisa todos tinham em comum, fazer da Dália da Serra um roteiro certo para as férias de janeiro.
A funcionária pública Geyse Miguel Souza, 23 anos, adquiriu com a mãe o hábito de participar da festa de Santo Amaro. Ela mora com a família no Recife, mas seu compromisso de estar em Taquaritinga no dia 15 de janeiro é sagrado. “Desde criança que todos os anos estou na festa de Santo Amaro. As únicas vezes que eu deixei de vir foi por causa do trabalho, e um ano que eu estava doente”, afirma a moça, que além de gostar da festa é devota do padroeiro de Taquaritinga. “Todos os anos eu vinha pedir ao santo para passar de ano na escola. E eu sempre conseguia”, confessa.
A mesma fé de Geyse em pedir graças ao santo, é a fé dos mais de 20 mil fiéis que acompanharam a procissão. Eram pessoas de pés descalços, vestidas de branco, com mortalhas, carregando pedras na cabeça... na hora de agradecer pelas bênçãos alcançadas, os fiéis não pouparam criatividade. O fim da procissão deu início à missa campal realizada pelo monsenhor Olivaldo, vigário geral de Caruaru. Em seguida, os fiéis fizeram seu louvor a Deus no show da banda Kairós, que se apresentou no trio elétrico Asas da América.
Mais tarde, o agito começou na tenda eletrônica O Cazarão. Ao tempo em que os amantes do pé-de-serra curtiram os shows de Marlene do Forró e da banda Rei do Cangaço no Arraial do Bardigão. E no Pólo das Dálias, a atração mais esperada da festa abriu a noite, o cantor Geraldinho Lins. Depois o axé invadiu a cidade no show de Asas da América. E para fechar o evento, a banda Afrodite apaixonou o público com o seu forró romântico.
E para garantir a segurança das pessoas que vieram prestigiar o evento, mais de 50 policiais e bombeiros estavam espalhados pela cidade. O que resultou em nenhum registro de ocorrência na delegacia móvel, instalada no foco da festa. Também durante as dez noites, a equipe da Secretaria de Saúde ficou num stand à disposição para prestar primeiros socorros, fazendo distribuição de camisinhas, aferindo pressão e conscientizando as pessoas na prevenção de doenças como dengue e tuberculose.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia de Santo Amaro: fé e agito para comemorar



O som das buzinas deu início à penúltima noite da festa de Santo Amaro. Como manda a tradição, ontem (14) a serra e as ruas de Taquaritinga do Norte foram palcos para a procissão dos motoristas. Numa manifestação de fé, exatos 266 carros e 166 motos acompanharam a procissão e, chegando de frente à igreja matriz, receberam as bênçãos do bispo da Diocese de Caruaru, Dom Bernardinho Marchió. Em seguida, aconteceram a missa e a novena de Santo Amaro.
E depois das festividades religiosas, foi a vez da programação profana assumir o comando. Foram atrações para todos os gostos. Teve tenda eletrônica O Cazarão no Pólo Tecnodália. Arrasta pé no Arraial do Bradigão com o Trio Forró Quentão e a banda Pau no Xote. E no Pólo das Dálias, o samba, a swingueira, o frevo... enfim, uma misturada de ritmos contagiantes animaram o público no show da banda olindense D’Breck. E a noite foi encerrada com a paraibana Collo de Menina, que trouxe o forró romântico misto ao vaneirão.
E hoje (15), após 9 noites de festa, Taquaritinga chega ao esperado dia de Santo Amaro. Durante a manhã, 2 missas foram celebradas, contando com as presenças de Dom Dino e mais 15 padres. Às 16h30, a fé vai invadir as principais ruas da cidade com a tradicional procissão de Santo Amaro. Ato religioso que anualmente atrai milhares de pessoas de várias partes do país, que vêm a Taquaritinga para pedir graças ao padroeiro local e pagar promessas por bênçãos já recebidas. A chegada da procissão inicia a missa campal celebrada pelo bispo. E para sacudir ao som de músicas religiosas, por volta das 19h30 estará começando o show da Banda Católica Kairós.
Mais tarde também se iniciam os shows de Marlene do Forró e banda Rei do Cangaço, no pólo pé-de-serra; a tenda eletrônica o Cazarão, no Tecnodália. E no palco principal, as atrações mais esperadas de todo o evento: Geraldinho Lins, Asas da América e banda Afrodite.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ritmos variados na noite de ontem e hoje muito frevo, batucada e forró




A noite de ontem (13) foi tomada pelo romantismo. A expectativa do público mais “adulto” estava no show do cantor grego Patrick Dimon. Ele que canta em seis línguas e é conhecido em vários países. No Brasil, Patrick se consagrou cantando a música “Pigeon Without a Dove” que foi tema da novela global Pai Herói. Inclusive, essa canção ontem foi cantada em dueto com o cantor recifense Cello Gomes, artista que se apresentou na Festa de Santo Amaro, no último dia 07, e que veio ontem à Taquaritinga para prestigiar a apresentação do colega Dimon. Após o show do cantor grego, a Ópera Banda Show, que acompanhou Patrick em sua apresentação, encantou o público com um repertório super eclético. O grupo tocou músicas que iam de sucessos internacionais, à lambada e ao frevo. Enquanto isso, a galera “bombou” também na tenda eletrônica O Cazarão, que mais uma vez foi sucesso no Pólo Tecnodália.
E hoje, penúltima noite da festa, a partir das 18 horas, carros e motos, vão se concentrar na Comunidade Placas para subir a serra em procissão e receber a benção do bispo diocesano Dom Dino. É a procissão dos motoristas, um dos momentos mais esperados das festividades do padroeiro de Taquaritinga do Norte. Anualmente, uma média de 400 veículos participa desse evento. Muitas pessoas vão por tradição, outras pagando promessas, mas todas com o mesmo objetivo: agradecer a Deus e pedir proteção a Santo Amaro.
Após as festividades religiosas, o público, mais uma vez, vai poder curtir a tenda eletrônica no Pólo Tecnodália. Hoje tem também Arraial do Bardigão, que traz o Trio Forró Quentão e a banda Pau no Xote. E no Pólo das Dálias, o frevo, a batucada e o forró vão tomar conta da Praça Padre Otto Sailer com a bandas D’Break e Collo de Menina.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cantor internacional comanda a animação desta noite


Dizem que a segunda-feira é o “dia internacional da preguiça”... mas não no período da Festa de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte! Aqui, a correria começou cedo.
Pela tarde, centenas de crianças fizeram a festa nos parques de diversão. Isso porque das 15 às 17 horas, todos esses brinquedos funcionaram gratuitamente, tudo para garantir a felicidade da criançada nortetaquaritinguense e dos turistas que estão na cidade, aproveitando a animada festa do “Santo Fujão”.
À noite, o Pólo Nostalgia abrigou o público que foi prestigiar o show do Musical Só Emoções. Com “ares” de orquestra, o Musical despertou nas pessoas o romantismo e a saudade dos tempos antigos com sucessos dos anos 60 até a atualidade.
E hoje tem mais! Os corações serão tocados ao som do cantor grego Patrick Dimon. Ele, que já vendeu mais de 5 milhões de discos em todo o mundo, com suas canções que marcaram época em novelas da Rede Globo e do SBT.

Festa de Santo Amaro “ferveu” no fim de semana




O fim de semana foi agitado em Taquaritinga do Norte. Da sexta-feira (09) ao domingo (11), cerca de 30 mil pessoas passaram pela Dália da Serra para curtirem a bicentenária Festa de Santo Amaro, que vai até o próximo dia 15.
O dia 09 estreou os três pólos de animação: o das Dálias (principal), o Tecnodália, com a tenda eletrônica O Cazarão, e o Arraial do Bardigão. Nesse último, passaram Fuleirões do Forró e o cantor Nielson Coelho, que é artista local. Já no palco principal, o forró invadiu a cidade com a banda taquaritinguense que já é sucesso na região, Jô lima e Forrozão Fajopê, e depois com os Estorados do Forró.
No sábado (10), a cidade já acordou em ritmo de festa com o Forró na Feira, animado por Bardigão e regional. À noite, aproximadamente 20 mil pessoas “subiram a serra” e lotaram as ruas de Taquaritinga. Todos os três pólos contaram com muita animação e um grande público. A galera que gosta de muita balada foi curtir a tenda eletrônica do Cazarão. No Arraial do Bardigão o forró tomou conta da moçada com os shows de Bidinga do Acordeon e Skema 5. E no pólo principal, o público dançou ao som do autêntico forró de Josildo Sá. E arrastou o pé com as bandas Pinga Fogo e Forrozão Fama Show.
O domingão teve uma programação bem eclética. Pela tarde, chegou à igreja matriz, a III Caminhada de Santo Amaro e a II Romaria Ciclista de Santo Amaro. Num trajeto de fé, companheirismo e aventura, 25 peregrinos saíram de Jaboatão dos Guararapes, no dia 06 de janeiro, fazendo um percurso de 160 km até a Dália da Serra. Já o grupo de 10 ciclistas saiu da capital pernambucana no último sábado. No início da noite, a Praça Padre Otto Sailer foi palco para a comédia “Quem Ensinou o Diabo a Amassar o Pão?”, um espetáculo do grupo recifense de teatro Vem Cá, Vem Vê. E após a missa, foi a vez da Orquestra Nostalgia comandar a festa, que mesmo sendo um domingo à noite, lotou a praça principal da cidade.
A Festa de Santo Amaro é uma tradição que a cada ano vem atraindo mais turistas e fiéis de todas as partes do país. E para que todos possam aproveitar esse evento com segurança e comodidade, estão fixados no centro da cidade uma delegacia móvel e um stand da Secretaria de Saúde, além do público contar com a assistência do Samu.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Governo com Transparência

Secretaria de Finanças
INFORMATIVO DE RECEITAS
Para conhecimento da população de Taquaritinga do Norte, informamos os valores líquidos creditados em nossa conta corrente da agência do Banco do Brasil S/A de Taquaritinga do Norte-PE, referente as repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, com a distribuição para os fundos – FUNDEB (Educação) e o FUS (Saúde), em data de 09 de janeiro do corrente ano.
FPM ....................................................... R$ 198.232,86
FUNDEB ............................................... R$ 93.112,84
FUNDO DE SAÚDE ............................. R$ 58.741,88


TOTAL DE CRÉDITO .......................... R$ 350.087,58



Taquaritinga do Norte, 12 de janeiro de 2009

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Hoje tem noite de arrasta pé e música eletrônica na Festa de Santo Amaro


Ontem foi a terceira noite da Festa de Santo Amaro, e quem comandou a animação foi o cantor recifense Cello Gomes. No Pólo Nostalgia, esse artista cantou sucessos nacionais e internacionais dos anos 70 e 80, e fez o público voltar ao passado com muito romantismo. No Pólo das Dálias, o Movimento Corporal do Cras de Surubim apresentou “O Baile do Menino Deus”. Um espetáculo de teatro e dança, envolvendo 25 bailarinos e 5 atores, que narrou de uma forma folclórica e bastante atrativa, o nascimento do Menino Jesus.
A partir de hoje as atrações começam a se apresentar nos demais pólos. A noite promete muita agitação na Tenda Eletrônica O Cazarão do Pólo Tecnodália, localizado de frente ao Centro Comercial Demétrio Paes de Andrade. No Arraial do Bardigão, que fica por trás do Centro Comercial, a moçada vai arrastar o pé ao som do cantor Nielson Coelho e da banda Fuleirões do Forró. Pelo Pólo das Dálias, o palco principal fixado na Praça Padre Otto Sailer, passarão Jô Lima e Forrozão Fajopê e a banda Estorados do Forró.
Foto: Henrique Antônio

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Peregrinos da caminhada de Santo Amaro já percorreram 75 km do percurso


Fazendo parte do calendário turístico da Dália da Serra, a caminhada de Santo Amaro chega a sua terceira edição. Inspirada na caminhada de Santiago da Compostela na Espanha um grupo de aventureiros religiosos caminham 160 km de Jaboatão dos Guararapes até Taquaritinga do Norte.
Os caminhantes irão percorrer treze municípios visitando seis cidades como:
Carpina, Lagoa do Carro, Bom Jardim, Surubim, Vertentes. Hoje dia (08) os peregrinos chegaram à Limoeiro, já percorrendo 75 km do percurso. Em todas as paradas os participantes se localizam em albergs para refeições e pernoites.
Quando a caminhada estiver a dois dias de seu término, um grupo de ciclistas se une aos caminhantes para a chegada à Matriz de Santo Amaro, no dia 11 de janeiro, por volta das 15h.

MPBaião agita a Dália da Serra



A Festa de Santo Amaro só está começando e promete ser sucesso de público, esperando que 80 mil pessoas passem por Taquaritinga do Norte até o próximo dia 15. Ontem a banda MPBaião animou o público no aconchegante Pólo Nostagia, com um repertório das consagradas músicas populares brasileiras em ritmo de xote, pé-de-serra e baião.
Hoje à noite, dia 08, logo após a novena de Santo Amaro, o Movimento Corporal do Crais de Surubim, apresentará o Baile do Menino Deus. Um espetáculo de teatro e dança que representa, de uma forma diferente, o nascimento de Jesus com a presença de vários personagens folclóricos.
Em seguida, o cantor recifense Cello Gomes vai espalhar todo o seu romantismo no Pólo Nostalgia com os sucessos das décadas de 70 e 80 e dos tempos atuais.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Já começou a tradicional Festa de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte


A primeira noite da Festa de Santo Amaro encantou a todas as gerações. O cantor caruaruense Barthô animou o público no Pólo Nostalgia (que fica no coreto da praça central), cantando sucessos atuais da MPB e das décadas de 80 e 90.
Hoje à noite, dia 07, mais uma vez o Pólo Nostalgia é quem comanda a festa, só que agora é com a banda local MPBaião. Formada por 7 integrantes, e no comando da dupla Saulo Nascimento e Juliana Alencar, o grupo canta um repertório consagrado da MPB em ritmo de forró pé-de-serra, xote e baião.




Foto: Alexandre Soares

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Festa de Santo Amaro espera 80 mil pessoas



Taquaritinga do Norte está em clima de alegria, isso porque de 06 a 15 de janeiro a cidade comemora a bicentenária festa do seu padroeiro Santo Amaro. Com atrações que atendem aos mais diversos gostos musicais e uma mega estrutura, a festa este ano espera um público de aproximadamente 80 mil pessoas.
A programação religiosa traz o novenário com a procissão dos motoristas no dia 14, e a tradicional procissão de Santo Amaro na tarde do dia 15. Ocasião em que a fé arrasta milhares de fiéis de várias partes do país. Seguida à procissão, acontece a missa campal, e após, haverá o show com a banda católica Kairós.
Já a programação profana traz atrações para todos os gostos musicais. São quatro pólos espalhados pelo centro da cidade. O Pólo das Dálias, localizado na praça central, apresentará os principais artistas. Dentre eles podemos citar Josildo Sá, Patrick Dimon, Geraldinho Lins, Collo de Menina e Asas da América. O Arraial do Bardigão (por trás do Centro Comercial Demétrios Paes de Andrade) será dedicado ao forró pé-de-serra. O Pólo Tecnodália, com a tenda posta de frente ao Centro Comercial, é para aquela galera jovem que curte a música eletrônica. E, por fim, tem o Nostalgia (no coreto da praça central) trazendo o melhor da MPB.
E como numa boa festa a cultura não pode ficar de fora, no dia 08, o Movimento Corporal do Crais de Surubim apresentará o espetáculo de dança “O Baile do Menino Deus”. E no domingo, dia 11, o recifense Grupo de Teatro Vem Cá, Vem Vê encenará “Quem Ensinou o Diabo a Amassar o Pão?”. Espetáculos gratuitos apresentados na praça central.

III Caminhada de Santo Amaro e II Romaria Ciclista de Santo Amaro –
Na manhã de hoje, dia 06, 35 peregrinos saíram de frente à Igreja de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, rumo à Matriz de Santo Amaro, da cidade de Taquaritinga. Eles passarão por 13 cidades, percorrendo, a pé, 160 km. Aventura misturada a um ato de fé, que só se encerrará na tarde do dia 11.
O evento, que já foi fixado na programação da festa e tem chamado a atenção da mídia local, foi idealizado pelo taquaritinguense Nilton Curvelo, que diz ter se inspirado no caminho de Santiago Compostela. E por inspiração à Caminhada de Santo Amaro e também como forma de companheirismo, este ano cerca de 50 ciclistas farão o mesmo trajeto. É a II Romaria Ciclista de Santo Amaro, com saída no dia 10 e chegada junto à Caminhada.



Sinopses dos espetáculos culturais:

O Baile do Menino Deus
Movimento Corporal do Crais de Surubim
Dia 08 de janeiro/ Hora: 21h30
O baile do Menino Deus é um espetáculo de dança e teatro que conta a história do nascimento do Menino Jesus. Mateus e três crianças procuram a casa em que Cristo nasceu, para fazer um baile em homenagem a ele. Durante o espetáculo, aparecem personagens importantes como a ciganinha, os reis do Oriente e o terrível monstro Jaraguá.

Quem Ensinou o Diabo a Amassar o Pão?
Grupo de Teatro Popular Vem Cá, Vem Vê
Dia 11 de janeiro/ Hora: 21h30
O Diabo é invocado para justificar as atitudes negativas do homem. Ao entrar em cena, o Diabo contesta as informações e percorre o mundo falando com pessoas, tentando encontrar os responsáveis por sua personalidade, travando uma discussão sobre a relatividade entre o bem e o mal (Deus e o Diabo), e a importância do processo educacional na sociedade.
Foto: Alexandre Soares

A lenda do Santo Fujão



Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.
Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é o centro de Taquaritinga do Norte.
O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na ermida do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez no Queimadas.
O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido para a nova ermida mais uma vez, e esta passou a ser vigiada por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.
Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.

Quem foi ele? Nascido na Itália, no ano de 493, Mauro Aba de Cupe – Amaro é seu nome aportuguesado – carregou na sua história uma vida cheia de oração e milagres. Filho do Senador Romano Eqüício e de Júlia, dos discípulos de São Bento, ele foi o que mais de destacou.
Durante os seus 72 anos de vida, Santo Amaro curou muitos enfermos, um mudo paralítico, um cego de nascença e profetizou a morte de São Bento. Mas um dos fatos que mais marcou sua história foi quando correu sobre as águas para salvar um jovem que estava sendo levado pela correnteza.
Santo Amaro construiu 120 mosteiros por toda a França. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 565, e hoje, tendo seu dia no calendário da Igreja comemorado na mesma data de sua morte, é padroeiro de várias cidade do Brasil.
Foto: Alexandre Soares

Gastronomia de dar água na boca

Além de oferecer belas paisagens e um clima agradável, Taquaritinga do Norte também é roteiro no turismo gastronômico. Com diversificados cardápios, a Dália da Serra é lugar certo para as centenas de pessoas que vêm semanalmente em busca de uma boa comida com um preço que está abaixo da média do mercado.
São dezenas de estabelecimentos entre bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes. A boa comida regional está presente em quase todos, mas há alguns que se destacam por causa de um prato específico. É o exemplo do modesto Bar da Edite. Localizado no sítio Silva de Baixo, o pequeno local é bastante freqüentado pelas pessoas que não resistem à tradicional galinha de capoeira. Para acompanhar, além do básico feijão com arroz e macarrão de tempero apetitoso, o cliente se depara com uma variedade de farofas, que vai desde a tradicional farofa carioca à de banana verde. “Aqui a gente faz o que o cliente pede”, revela a proprietária, Edite Maria Nascimento.
Há poucos metros, ainda no Silva de Baixo, pode ser encontrado o irresistível arrumadinho, que é o carro-chefe do bar de igual nome (Bar do Arrumadinho), mais conhecido por “Bar do Silvinho”. Subindo um pouco mais a serra e chegando ao bairro do Zamba, o Bar e Restaurante do Gonzagão oferece mais de dez tipos de carnes guisadas e assadas e todo aquele cardápio que nenhum nordestino resiste: pirão, buchada, mão de vaca, carne na brasa, entre outros.
No centro da cidade, três restaurantes servem os melhores filés à parmegiana da região. Prova disso é a tamanha movimentação de pessoas vindas das cidades circunvizinhas para almoçar o tal prato. “Os nossos clientes dizem que preferem trazer suas famílias para almoçar em Taquaritinga, porque não há outra cidade aqui por perto que ofereça a agradável combinação do bom clima, deliciosa comida e preço baixo”, destaca Inácio José de Melo, do Restaurante e Pizzaria Central.
Para o lanche da noite e aquela gostosa reunião entre amigos, nada melhor do que uma boa pizza. Para isso, a cidade oferece as pizzarias localizadas no Centro Comercial Demétrio Paes de Andrade e as que circundam a praça central. E é por tais motivos que Taquaritinga do Norte não é apenas roteiro certo para o turismo ecológico e de eventos, mas também para o turismo gastronômico. Afinal, nada melhor do que saborear uma comida de qualidade, gastando pouco dinheiro e curtindo um lugar tranqüilo, bonito e com um agradável clima serrano.

Taquaritinga: da sua história aos seus atrativos turísticos




Taquaritinga do Norte, que primitivamente fora uma taba de índios, começou a povoar-se em meados do século XVIII, nas terras pertencentes à Dona Maria Ferraz de Brito que dividira a sua propriedade em lotes, o que dera lugar ao desenvolvimento de povoações. Nesse mesmo tempo, em 1790, realizou-se no lugarejo uma missão de prédicas religiosas dirigidas pelo padre na congregação de S. Felipe Nery. Na mesma ocasião resolveram edificar uma igreja com invocação de Santo Amaro, obra que recebeu o apoio e a colaboração de todos os habitantes da localidade e vem até hoje mantendo a tradição.
Em 10 de maio de 1887, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade, e além do centro, é formada pelos distritos de Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar, e pelos povoados de Vila do Socorro, Jerimum, Algodão e Placas. Localizada no Agreste Setentrional, a Dália da Serra, como é conhecida, é uma pacata cidade pernambucana onde os moradores e turistas podem desfrutar de belas paisagens naturais, de um agradabilíssimo clima de montanha e de práticas esportivas como o Vôo Livre, Motocross, Enduro das Serras, Cavalgada, convivendo em perfeita harmonia com o meio ambiente.
A cidade tem uma temperatura média de 25ºC, chegando a 9ºC no inverno. Destaca-se como atividade econômica, a agricultura (café, frutas, verduras), agropecuária, confecções e o turismo. O café orgânico, que tem como um dos diferenciais seu gosto achocolatado, é o carro chefe na agricultura local. Há mais de 50 anos ele é exportado para outras regiões e até para o exterior, como Japão e Estados Unidos. Há uma associação no município formada por cerca de 20 sócios onde os mesmos recebem do Instituto Biodinâmico um selo que garante a qualidade para degustação e para a saúde do comprador. Nas épocas mais frias a cidade produz cerca de 20 sacas de café orgânico por hectare. Ao todo são 600 hectares do produto, que tem sua produção mantida até no verão.
Outro destaque são as confecções que elevam a economia da cidade. São muitos fabricos de fundo de quintal, que geram empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento da Dália da Serra. Podemos citar também as fábricas de mosqueteiros, no distrito de Pão de Açúcar, além das indústrias de bolsas e bolas, localizadas na sede do município. Já no turismo, a cidade tem um leque de atrativos para oferecer. São várias opções durante o ano para receber quem visita a Dália da Serra, que é rica em belezas naturais e oferece ao turista oportunidade de contemplação de belas paisagens e de prática de esportes radicais, como vôo livre e rapel, entre outros.

Veja algumas dos pontos turístico que Taquaritinga tem a oferecer:
* A Serra da Taquara
* Rampa do Pepê
* Mirante do Cruzeiro
* Mirante do Cumbe
* Igreja Nossa Senhora da Conceição e casarios em Gravatá do Ibiapina
* Igreja Matriz de Santo Amaro
* Praças Antônio Pereira de Lucena e Pe. Otto Sailler
* Açude de Santo Amaro
* Trilhas Ecológicas pelas matas fechadas

E seus principais eventos:
* Festa de Santo Amaro
* Festa de São José em Pão de Açúcar
* Cavalgada Ecológica
* Festa da Emancipação Política
* Festas Juninas
* Motocross
* Festa das Dálias
* Vôo Livre
* Festa de Nossa Senhora da Conceição em Gravatá do Ibiapina
* Festividades Natalinas
* Reveillon

Por tudo isso que Taquaritinga do Norte é considerada um oásis no interior do estado, onde quem á visita se apaixona e se encanta com suas belezas e clima.
Foto: Alexandre Soares

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Programação Oficial da Festa de Santo Amaro




Programação da Festa de Santo Amaro – de 06 a 15 de janeiro

06 (terça) - BARTHÔ E BANDA (Pólo Nostalgia)

07 (quarta) - MPBAIÃO (Pólo Nostalgia)

08 (quinta) - CELLO GOMES (Pólo Nostalgia)

09 (sexta) - NIELSON COELHO / FULEIRÕES DO FORRÓ (Pólo Arraial do Bardigão)
O CAZARÃO (Pólo Tecnodália)
JÔ LIMA E BANDA / ESTORADOS DO FORRÓ (Pólos das Dálias)

10 (sábado) - FORROZÃO SKEMA 5 / BIDINGA E FORRÓ FURANDO (Pólo Arraial do Bardigão)
O CAZARÃO (Pólo Tecnodália)
BANDA PINGA FOGO / JOSILDO SÁ / FORROZÃO FAMA SHOW (Pólos das Dálias)

11 (domingo) – NOSTALGIA (Pólos das Dálias)

12 (segunda) - MUSICAL SÓ EMOÇÕES (Pólo Nostalgia)

13 (terça) - O CAZARÃO (Pólo Tecnodália)
PATRICK DIMON /ÓPERA BANDA SHOW (Pólos das Dálias)

14 (quarta) - TRIO FORRÓ QUENTÃO / BANDA PAU NO XOTE (Pólo Arraial do Bardigão)
O CAZARÃO (Pólo Tecnodália)
D'BREAK / COLLO DE MENINA (Pólos das Dálias)

15 (quinta) - MARLENE DO FORRÓ / BANDA REI DO CANGAÇO. (Pólo Arraial do Bardigão)
O CAZARÃO (Pólo Tecnodália)
BANDA KAIRÓS / GERALDINHO LINS/ ASAS DA AMÉRICA / AFRODITE (Pólos das Dálias)
Foto: Alexandre Soares

Apresentação

Este blog foi criado para ser um canal direto entre a cidade de Taquaritinga do Norte e o mundo! Com ele você ficará informado sobre os mais diversos e relevantes assuntos relacionados à Dália da Serra (como é conhecida a bela Taquaritinga do Norte).
Por isso, acessem nosso blog e fiquem à vontade para comentar. Também aceitamos sugestões de matérias, que podem ser postadas aqui ou através do e-mail imprensataqdonorte@hotmail.com.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte-PE
Henrique Figueirôa e Sílvia Jerlândia