segunda-feira, 20 de abril de 2009

SAÚDE

Hospital de cara nova e qualidade garantida

Com os corações cheios de amor ao próximo e usando a determinação como combustível, a Secretaria de Saúde e a equipe da Fundata vêm desenvolvendo um trabalho exemplar e de grandes mudanças no Hospital Geral Severino Pereira. Em outras palavras, estão fazendo na prática o que Geraldo Vandré quis dizer com sua clássica composição: “Quem sabe faz a hora; não espera acontecer!”
A preocupação com o bem estar do paciente, a humanização do ambiente e a excelência do atendimento foram as prioridades nesse primeiro trimestre de trabalhos. Com recursos próprios e doações de cidadãos de bom coração, o HGSP está de cara nova e pronto para dar toda assistência a quem necessita.
“Hoje já percebemos que a movimentação no hospital dobrou. Isso não quer dizer que temos mais doentes na cidade, mas sim que as pessoas estão voltando a ter confiança no nosso hospital. O que não acontecia antes, já que muitos taquaritinguenses, ao adoecerem, só procuravam os hospitais das cidades vizinhas”, revelou Frutuoso, secretário de Saúde.
Confira algumas das melhorias realizadas no HGSP e os resultados do que é trabalhar com amor à saúde das pessoas:

• Quase 100 AIH (Autorização de Internações Hospitalar);
• Visita do presidente do Hospital da FAPE para a regularização do estatuto da FUNDATA;
• O HGSP tem permanente um quadro de profissionais do mais alto nível, médicos de diversas especialidades, entre eles: fisioterapeuta, fonoaudióloga, anestesista, pediatra, mastologista, ortopedista, urologista, psicólogo, além de plantonistas e cirurgiões (ver box). Em breve, também farão parte da equipe: cardiologista, psiquiatra e ginecologista;
• Contratação de dois enfermeiros chefes permanentes;
• Visita da vigilância sanitária, a pedido da própria FUNDATA, estando assim cumprindo com as exigências: fazendo a limpeza dos automóveis semanalmente, capinagem do jardim e área externa do prédio, consertos de salas, arquivos, limpeza permanente do bloco cirúrgico, almoxarifado e outras dependências, além de realizações de exames laboratoriais;
• Doação de kits mamãe e bebê (fraldas descartáveis e roupinhas, adquiridas através de doações de terceiros) para as pacientes que tenham seus partos normais. E junto aos kits, as mamães recebem os registros no cartório e o teste do pezinho, tudo legalizado;
• Implantação de fardamento para os funcionários, usando uma cor neutra que agrada a todos;
• Implantação de um cardápio variado para os pacientes internados. Além da alimentação básica, frutas e verduras fazem parte do menu;
• Aumento no número de realização de partos e no atendimento laboratorial;
• Veículos do HGSP em plena funcionalidade, transportando desde os pacientes do centro de fisioterapia até as ocorrências de urgências aos hospitais especializados.

“Fazer pelo ser humano sempre e diminuir sua dor é de nossa responsabilidade. E cada vez mais, a nossa equipe se une e faz um laço forte que não se destrói nunca”, afirmou Eurídice Anísia, presidente da Fundata.

Por um sorriso mais bonito e saudável

A população taquaritinguense tem todos os motivos para sorrir melhor com essa notícia. A Secsau, em uma de suas principais ações, contratou cinco odontólogos para os PSF’S de Pão de Açúcar, Gravatá do Ibiapina, Ana Luiza e Caic. Todos estão em pleno funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Visando dinamizar o atendimento e dar condições a esses profissionais, os equipamentos odontológicos passaram por uma manutenção rigorosa. Além da aquisição de mais instrumentais para procedimentos clínicos.
“Hoje os PSF’S estão preparados para servir diariamente e da melhor maneira possível a população de Taquaritinga do Norte”, afirmou Douglas César, coordenador da Saúde Bucal. A meta dessa equipe é alcançar o número de mil atendimentos por mês. Dessa maneira, proporcionando aos taquaritinguenses a oportunidade de terem um sorriso mais bonito e, principalmente, saudável.

A Saúde em busca da excelência

Determinação é o combustível que move a Secretaria de Saúde (SECSAU). Partindo do zero, nesses três meses de trabalho, muitas ações significativas já ocorreram. E os resultando estão sendo sentidos pela população, que hoje se sente mais segura com a saúde municipal.
Com a contratação de 5 médicos e 5 odontólogos, foram beneficiados os Programas de Saúde da Família (PSF’s) de Pão de Açúcar, Vila do Socorro, Gravatá, Posto de Saúde Ana Luiza e CAIC, ambos na sede do município. Nesses lugares, as pessoas recebem atendimento diário (com exceção aos sábados e domingos) das 7 às 13 horas. E ainda preocupada com a saúde bucal, a secretaria recuperou, fez manutenção completa e adquiriu equipamentos odontológicos.
A reativação do transporte de segunda a sexta-feira para as cidades de Caruaru e Recife voltou a beneficiar os doentes que necessitam de fazer tratamentos que o hospital da cidade não oferece. Outra ação relacionada a transportes, foi a recuperação de 4 veículos que se encontravam quebrados na secretaria. Hoje a Saúde municipal tem em pleno funcionamento 2 ambulâncias, 2 Fiat’s e 1corsa para melhor servir à população.
Preocupada em investir na qualificação dos futuros profissionais da Saúde, a secretaria está ajudando no custo para o transporte dos estagiários do curso técnico de enfermagem, promovido pelo Senac. Todo fim de semana, um grupo de estudantes vai estagiar em hospital da cidade do Recife. E ainda se tratando de qualificação de pessoal, a equipe da Vigilância Sanitária e os Agentes de Endemias receberam treinamentos para reforçar os programas de combate à dengue, esquistossomose e leishmaniose. Além de ter capacitado profissionais para trabalhar no laboratório do hospital.