segunda-feira, 13 de abril de 2009

Taquaritinga respira Paixão

A encenação da Paixão e morte de Cristo é tradição na Dália da Serra. Todos os anos, às sextas-feiras santas, a população se reúne na praça Pe. Otto Sailler para reviver esse momento que marcou a história do Cristianismo. E na última sexta-feira (10) não poderia ser diferente. Lá estavam todos para ver, mais uma vez, a Sociedade Teatral de Taquaritinga do Norte realizar o espetáculo. Só que desta vez, as pessoas presenciaram um trabalho de maior qualidade, com textos inovados, mais curtos e objetivos, novo figurino e um show de efeitos especiais.
A peça, que tinha em média 3 horas de duração, foi realizada em uma hora e meia, e ficou concentrada em um só local. O que foi outro ponto positivo, já que as pessoas não precisaram ficar se deslocando para ver as cenas. Durante o espetáculo, não foi difícil encontrar pessoas derramando tímidas lágrimas, emocionadas em “reviver” a trajetória final de Cristo na terra.
A turismóloga Clarissa Danda, veio do Recife passar a páscoa com a família, e aproveitou para assistir o espetáculo. “Foi muito bom. Ótimos os efeitos especiais, e a ressurreição foi surpreendente”, afirmou. A cena da ressurreição, mais uma vez, aconteceu em cima do coreto. Mas o que ninguém esperava foi a rapidez com que o Cristo apareceu lá. “Queríamos fazer diferente. Então tivemos a idéia de colocar um outro ator para fazer o Cristo ressuscitado. Enquanto todo mundo esperava me ver correr pela lateral da praça para fazer a ressurreição no coreto, o dublê já apareceu lá coberto de efeitos especiais”, revelou José Waydson Pedrosa, quhá 8 anos faz o papel de Jesus.
A opinião do público foi uma só. A superação do espetáculo em todos os sentidos. “A equipe se superou, desenvolveu muito bem e mostrou o talento jovem da nossa cidade”, opinou a professora Joselma Lima. Isso tudo foi fruto do trabalho conjunto da STTN com o Departamento Municipal de Cultura. Por 45 dias, o elenco de quase 60 pessoas passou por ensaios de 6 horas diárias, dirigidos pelo assessor de Cultura, Marcos Pontes. “Como espectador eu via alguns erros que quem participa não percebe. Por isso eu procurei corrigir e provar que Taquaritinga tem Paixão”, disse Pontes.
Para o diretor de Cultura, Saulo Nascimento, o resultado da peça foi o esperado, devido o grande esforço empenhado por toda a equipe de atores e do Departamento. “Estávamos presentes em todos os momentos. Nos ensaios, confeccionando roupas, adereços, pedindo patrocínio, enfim. E nós ainda preparamos mais efeitos especiais, mas por causa do imprevisto da chuva, muitos queimaram”, enfatizou. Para José Waydson (Zezinho), o apoio do Governo Municipal foi fundamental. “Sem ele nós não teríamos conseguido. Pela primeira vez, em oito anos, gravamos novos textos, conseguimos novos figurinos. E um outro grande parceiro nosso foi a reciclagem, muitas coisas foram feitas de papelão”, revelou o ator.